segunda-feira, dezembro 07, 2009

RELATÓRIO – TP1/Avançando na Prática por Joice Paz

A fim de dinamizar a leitura de contos para a aplicação do projeto “Diário para Conto”, achei interessante aplicar essa atividade em sala. Ao mesmo tempo em que trabalharíamos a leitura dramática, todos teriam acesso a diferentes contos.
Então, iniciei a atividade dividindo a sala em grupos e entreguei um conto diferente para cada grupo. Para isso, selecionei os seguintes contos: A morcega, de Walcyr Carrasco; O ciúme, trecho do conto “A troca e a tarefa”, de Lygia Bojunga Nunes; O Primeiro Beijo, de Clarice Lispector e Chapeuzinho Azul.
Enquanto cada grupo ensaiava sua dramatização, três alunos foram separados para compor a banca de avaliação.
Foram avaliados os seguintes critérios: tom, ritmo, postura e divisão correta dos personagens. A seguir, cada grupo apresentou sua leitura para os demais, enquanto isso, a banca avaliava-os, atribuindo uma nota para cada critério. A média das notas compôs a nota final de cada grupo. Por último, a banca também foi avaliada por outros três alunos (um representante de cada grupo). Embora alguns alunos se mostraram tímidos durante a apresentação, a atividade se desenvolveu de forma descontraída e divertida.