quinta-feira, setembro 15, 2011

Matemática – Sequência didática para o 1° ano do ensino fundamental por Andréia Terezinha Schmitt Assunção e Ângela Maria Araujo Ottoni

Escola: Grupo Escolar Guilherme Wiethorn Filho.

Tema: Trabalhando com o ábaco no processo ensino e aprendizagem

Introdução:


O trabalho com o ábaco no processo ensino e aprendizagem tem como finalidade fazer com que os alunos construam o ábaco, com materiais reciclados, e internalizem os conceitos do sistema de numeração decimal, bem como as operações de adição e subtração, envolvendo situações problemas.

Todas as atividades com o ábaco são organizadas para levar o aluno a refletir sobre o valor posicional e as regras de representação de quantidade do sistema de numeração decimal, e as operações de adição e subtração. Ressaltando que, por ser uma turma de primeiro ano será focado na unidade e dezena.
O ábaco é um instrumento mecânico usado para contar. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar as crianças as operações de adição e subtrair.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental dos nove anos.

Conteúdo: Sistema de numeração decimal; Adição; Subtração; Problemas

Objetivo Geral: Oportunizar aos alunos a construção do ábaco permitindo assim, o conhecimento de sua função e utilidade do ábaco no processo ensino e aprendizagem.

Objetivos Específicos:
- Construir e manusear um ábaco com os alunos;
- Conhecer a função e finalidade do ábaco no sistema de numeração decimal;
- Identificar através do ábaco o valor posicional dos números ditado pela professora;
- Aplicar atividades com o ábaco: ditado de números, adição, subtração e problemas.

Tempo Estimado: seis aulas de quarenta e cinco minutos.

Material Necessário: ábaco pronto, isopor, lacre de latinha, palito de churrasco, tinta guache, caneta de retroprojetor, pincel...

Metodologia Aplicada:

1ª aula:
- Mostrar um ábaco para os alunos, falando sobre sua função e finalidade.
- Ensinar o sistema de numeração decimal (unidade e dezena), dando exemplos no grande grupo.

2ª aula:
- Cada aluno irá confeccionar um ábaco, com a ajuda do professor.

3ª aula:
- Ensinar os alunos a trabalhar com o ábaco(cada um com o seu), o sistema de numeração decimal: unidade e dezena.
- Ditado de números no ábaco.

4ª aula:
- Trabalhar a adição no ábaco, onde a professora irá ditar a operação e os alunos iram representar o resultado no ábaco.

5ª aula:
- Trabalhar a subtração no ábaco, onde a professora irá ditar a operação e os alunos iram representar o resultado no ábaco.

6ª aula:
- Trabalhar situações problemas no ábaco, envolvendo a adição e subtração, representando os resultados no ábaco.
- Retomar o ditado de números.


Avaliação: Avaliação deve mensurar a apropriação intelectual que os alunos realizarão ao longo do desenvolvimento da sequência didática, reconhecendo assim, os interesses dos educandos, sendo uma avaliação diagnóstica.



Fotos