Conteúdo: gírias
Objetivos:
Entender a noção de gíria
Estabelecer a diferença entre dialeto e gíria
Produzir um texto narrativo que contenha gírias
Analisar, revisar e editar a escrita dos textos produzidos
1º passo
Iniciar a aula perguntando: o que os alunos entendem por gírias, se usam, como e quando as utilizam? Qual a diferença entre gíria e dialeto? O professor poderá anotar no quadro as colocações dos alunos a respeito da conversa.
2º passo
Passar no quadro o conceito e a distinção de gíria e dialeto (AAA1, p. )e comparar com o que foi anotado no quadro.
3º passo
Ler o texto com as entrevistas da folhinha sobre o uso de gírias no cotidiano (TP6, p. 138).
4º passo
Reunir os alunos em pequenos grupos, e pedir que cada grupo crie três perguntas sobre o uso de gírias.
5º passo
Depois que cada grupo terminar, as perguntas deverão ser trocadas com outro grupo, que deverá respondê-las por escrito.
6º passo
Ao finalizar as respostas, as perguntas respondidas serão devolvidas ao grupo que as criou para que os componentes possam ler as respostas, analisar e pedir explicações sobre elas.
7º passo
Depois do bate-papo da revisão, as perguntas respondidas voltam ao grupo que as respondeu, e este deverá reescrever suas respostas.
8º passo
Na etapa de edição, os alunos transcrevem para uma cartolina as perguntas e respostas correspondentes, como foi feito na entrevista da folhinha.
9º passo
Todos apresentam para o resto da sala.
10º passo
Para dar continuidade ao estudo das gírias, o professor poderá listar, no quadro, gírias conhecidas e utilizadas no cotidiano pelos alunos, apresentando seu (s) significado (s) e em que situação de comunicação o uso de cada gíria estaria adequada. Neste momento, podem ser montados pequenos jogos dramáticos (diálogos) para exemplificar as situações de uso.
11º passo
Para concluir, pedir para que os alunos criem uma narrativa utilizando gírias, ou que reescrevam uma narrativa (fábula, conto, lenda etc) consagrada, utilizando elementos atuais (modernos) e gírias.