segunda-feira, agosto 24, 2009

Avançando na Prática do TP6 - GESTAR II - por Joice Porto


Conteúdo: gírias


Objetivos:

Entender a noção de gíria

Estabelecer a diferença entre dialeto e gíria

Produzir um texto narrativo que contenha gírias

Analisar, revisar e editar a escrita dos textos produzidos


1º passo

Iniciar a aula perguntando: o que os alunos entendem por gírias, se usam, como e quando as utilizam? Qual a diferença entre gíria e dialeto? O professor poderá anotar no quadro as colocações dos alunos a respeito da conversa.


2º passo

Passar no quadro o conceito e a distinção de gíria e dialeto (AAA1, p. )e comparar com o que foi anotado no quadro.


3º passo

Ler o texto com as entrevistas da folhinha sobre o uso de gírias no cotidiano (TP6, p. 138).


4º passo

Reunir os alunos em pequenos grupos, e pedir que cada grupo crie três perguntas sobre o uso de gírias.


5º passo

Depois que cada grupo terminar, as perguntas deverão ser trocadas com outro grupo, que deverá respondê-las por escrito.


6º passo

Ao finalizar as respostas, as perguntas respondidas serão devolvidas ao grupo que as criou para que os componentes possam ler as respostas, analisar e pedir explicações sobre elas.


7º passo

Depois do bate-papo da revisão, as perguntas respondidas voltam ao grupo que as respondeu, e este deverá reescrever suas respostas.


8º passo

Na etapa de edição, os alunos transcrevem para uma cartolina as perguntas e respostas correspondentes, como foi feito na entrevista da folhinha.


9º passo

Todos apresentam para o resto da sala.


10º passo

Para dar continuidade ao estudo das gírias, o professor poderá listar, no quadro, gírias conhecidas e utilizadas no cotidiano pelos alunos, apresentando seu (s) significado (s) e em que situação de comunicação o uso de cada gíria estaria adequada. Neste momento, podem ser montados pequenos jogos dramáticos (diálogos) para exemplificar as situações de uso.


11º passo

Para concluir, pedir para que os alunos criem uma narrativa utilizando gírias, ou que reescrevam uma narrativa (fábula, conto, lenda etc) consagrada, utilizando elementos atuais (modernos) e gírias.

Relatório do décimo quarto encontro – GESTAR II – Língua Portuguesa por Jair Pereira



Aconteceu, no último dia 21, o décimo quarto encontro do Programa de Formação Continuada GESTAR II, na disciplina de Língua Portuguesa. Participaram 08 cursistas, mais o professor ouvinte Jocelito, que acompanha desde o início o GESTAR II em Palhoça.

Inicialmente, retomamos a discussão acerca do Projeto a ser desenvolvido pelos cursistas nessa segunda etapa de formação. Mais uma vez, surgiram muitas ideias e indicações sobre possíveis literaturas para fundamentar teoricamente o projeto. Apresentamos também o modelo de projeto adotado pelo GESTAR II na última capacitação em Balneário Camboriú.

Posteriormente, iniciamos o debate sobre as questões de argumentação descritas no TP6. Para facilitar o estudo, dividimos as atividades. Cada cursista apresentou a seção Avançando na Prática que escolheu para trabalhar junto aos seus alunos. Além da apresentação da atividade, deveriam justificar o porquê daquela opção. É uma estratégia importante porque teremos a oportunidade de conhecermos todo o TP6, especialmente as atividades. Observamos que muitos cursistas discordam de muitas propostas do Programa e isso é importante porque incentiva a discussão e a produção de novas metodologias.

A seguir, propomos a leitura de uma das seções "Ampliando as Referências". Iniciamos a discussão, mas não houve tempo para concluirmos. Ficou para o próximo encontro o fechamento dessa atividade. Também selecionamos com o grupo algumas atividades do AAA6 para que sejam aplicadas em sala de aula na próxima semana.

Podemos afirmar que os resultados com esse Programa de formação em Palhoça já produz resultados positivos. Pois já percebemos em nosso professor uma preocupação em refletir o seu planejamento, sua prática e sua concepção. Acreditamos que, ainda no ano de 2009, os resultados poderão ser vistos na produção dos alunos. Por isso, é importante que todos continuem se empenhando no desenvolvimento dessa metodologia de ensino: GESTAR II.