segunda-feira, outubro 19, 2009

16° encontro de Matemática - GESTAR II

Resultado do 16º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 16/10/2009.


Nesta sexta-feira foi trabalhada a unidade 19 do TP5: Explorando conceitos matemáticos em uma discussão sobre a reutilização e o uso de novas tecnologias. Esta unidade trata, também, do “reutilizar” presente na equação dos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e oferece muitas informações que podem ser aproveitadas, inclusive para trabalhar com nossos alunos em sala de aula.
A situação problema que foi solicitada aos professores presentes para iniciarmos uma discussão sobre o assunto, pedia o cálculo do volume de uma caixa de leite. Após este cálculo, os professores utilizaram esta caixa e suas criatividades para montar outra caixa que pudesse guardar congeladas. Interessante notar que, mesmo sem pedir, foi levado em consideração desperdiçar o mínimo de material possível. Acredito que isto seja consequência dos outros encontros onde os itens Reduzir e Reciclar da equação 3R já havia sido trabalhado.
Outra situação problema deixada para pensar também trabalhava o conceito de volume. Mas desta vez, o professor receberia um retângulo 20x10 e recebia como tarefa encontrar uma das dimensões (altura) para que esse volume fosse máximo. Infelizmente não tivemos tempo para explorá-la, com isso ficou uma dúvida para ser pensada em casa: se a área é a mesma, o volume deveria ser o mesmo apesar de a altura variar (o que não acontece).
Ainda, demos continuidade na elaboração do projeto. Os objetivos, geral e específico, foram definidos e tarefas para casa foram organizadas.
Em anexo, está postado uns slides como homenagem ao dia do professor - http://www.megaupload.com/?d=X27G8ANW