Nos dias 02/10/2013 e 30/10/2013 professores da
Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Palhoça estiveram reunidos em
prol do curso de formação continuada oferecido pela Secretaria Municipal de
Educação e Cultura. Cada grupo formado participou da capacitação em Matemática
cujo tema foi: Educação Infantil e a Resolução de Problemas. Com o
objetivo de reconhecer a resolução de problemas como uma das práticas de sala
de aula possíveis na educação infantil o curso se deu em quatro momentos:
1. Discussão
acerca da proposta pedagógica municipal da educação infantil.
O foco foi dado ao eixo da Matemática e a discussão destacou as concepções dos professores referente aos temas: jogos e brincadeiras, história da matemática, matemática do cotidiano, resolução de problemas e comunicação matemática.
2. Exposição
sobre a resolução de problemas na educação infantil.
Os temas destacados na discussão da proposta curricular foram novamente colocados, mas agora de acordo com nosso referencial teórico: a metodologia resolução de problemas. Para tanto utilizamos livros cuja principal autora é a Doutora em Educação Kátia Stocco Smole.
3. Professores
no papel de resolvedores de problemas.
Neste momento problemas foram colocados ao grupo para que resolvessem. O objetivo era conversarmos sobre os diferentes tipos de linguagem que podem ser trabalhados nas turmas de alunos da educação infantil.
4. Avaliação
do encontro.
Todos tiveram a oportunidade de falar sobre os encontros sugerindo temas para serem desenvolvidos nos próximos anos.