quarta-feira, julho 01, 2009

Cancelamento das Capacitações

Informamos a todos os professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Palhoça que em virtude da greve do transporte coletivo, decidimos cancelar as capacitações agendadas para esta semana. Posteriormente estaremos encaminhando às escolas um novo calendário de capacitação.
Gostaríamos, também, de registar que estamos à disposição dos professores, especialmente os que atuam nas séries iniciais, para qualquer esclarecimento acerca da sistemática de capacitação. Qualquer dúvida quanto à construção da Sequência didática a equipe multidisciplinar está disposta a coloborar.
Queremos dizer que estamos bastante confiantes na qualidade dos trabalhos que estão sendo construídos pelos professores da rede municipal.
Equipe Multidisciplinar

GESTAR II – Matemática – Unidade 8 do TP2 por Sandra Murita Pagani (cursista)

Sandra Murita Pagani, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 8 do TP2. A seguir, está o que a professora concretizou:

a) Síntese da unidade

Nessa unidade trabalhamos os conceitos matemáticos como: Porcentagem, Juros simples, Juros compostos, Plano Cartesiano, Funções Lineares e Gráficos.
Não encontrei dificuldades, o que encontrei realmente foi à falta de tempo para fazer todas as atividades. Foi bastante interessante a leitura da seção, mesmo porque sempre achei interessante trabalhar situações problemas para que o aluno raciocine na resolução desses.
O aluno precisa aprender a investigar, formular, raciocinar, situações para poder caminhar no seu próprio fazer matemático. Através de situações problemas o professor leva o aluno a pensar e encontrar outros caminhos para que ele encontre os valores esperados.

b) Resultados observados em sala de aula

A aula se tornou interessante, pois trabalha uma situação que estamos vivendo nesse momento (preparação para festa junina na escola).
As dificuldades encontradas foi fazê-los entender como encontramos as equações correspondentes às situações propostas, como por exemplo: Entender que a variável “y” representa o número de pessoas e “x” o número de vezes que essa pessoa foi a pescaria. Para o aluno o “x” e o “y” na matemática ainda são valores abstratos.
Fazê-los entender que a variável é um número desconhecido e que vamos achá-los através da equação, ainda é um problema que o professor encontra, principalmente nas turmas da E.J.A. onde os alunos de mais idades sentem dificuldades em entender. Mas depois de muitas aulas e resolução de equações, eles começam a se “familiarizar” com o “x” e o “y” da matemática.
Preencher as tabelas foi fácil, difícil mesmo, foi colocar os números no gráfico. Depois de muito “apagarem” acredito que alcancei o objetivo dessa atividade. Ufa, mas foi difícil.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Tema: Função Linear – Gráfico.

Objetivo: Através de uma situação problema, o aluno deverá preencher tabelas e construir no plano cartesiano o gráfico correspondente aos valores da tabela.

Conceitos Trabalhados: Função Linear – Gráficos.

Faixa Etária: 16 anos

Tempo: 125 minutos (3 aulas)

Material: Lápis, Papel milimitrado.
Situação Problema: Atividade 17 – nº 1,2,3,4,5,6, da TP2, unidade 8.

GESTAR II – Matemática – Unidade 2 do TP1 por Cícero Clovis da Silva (cursista)

Cícero Clovis da Silva, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 2 do TP1. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade
Ao iniciar a leitura da unidade começa a ficar muito mais claro como a matemática está envolvida em nosso cotidiano e sua relação com a ciência. Nesta unidade foram trabalhados os conceitos matemáticos de medidas, volumes e números decimais, e na ciência, a importância do ferro na alimentação.

Na unidade dois ela também trata da “alimentação para saúde”. Então fica a idéia do cardápio para o trabalho em sala de aula.

b) Resultados observados em sala de aula
No primeiro momento os alunos questionaram sobre o que tinha haver matemática com ciências, assim pude responder que a matemática não está só na ciência, mas em outras disciplinas também.
Eles acharam “legal” o professor de matemática falando de outro tema, como anemia, saindo da sua rotina de cálculos somente.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula
O que é anemia e como combater?
Objetivos: Conhecer um pouco mais sobre anemia e como combater a mesma.
Executar operações de adições e multiplicações com números decimais.
Descobrir no seu cardápio diário, quais alimentos contém maior quantidade de ferro por cada cem gramas.
Conteúdos: Números decimais; Unidade de medidas.
Estratégias: Pesquisas na internet, trabalhos em grupos, individual e apresentações dos trabalhos realizados.
Publico: 6ª série
Tempo: 120 min

Gostaria nesse primeiro momento de ressaltar que o material é muito interessante para aplicabilidade dos conceitos matemáticos em nossa realidade de educador e educando.
Porém, ao começar os estudos e planejar as atividades, as dificuldades começaram aparecer. Entre elas a disponibilidade de tempo para planejamento, que não é oferecido suficientemente para o educador pelas instituições e a falta de dados, em nossa região, do tema proposto para a pesquisa, tendo assim de adaptar para nossa realidade.
A importância desta atividade é mostrar ao nosso aluno como a matemática está contida no nosso dia-a-dia, o que muitos não notam.
Um exemplo disto, nós vimos na pesquisa sobre anemia, realizada pelos alunos, onde verificaram o que era e como se combatia. A partir disto, pesquisaram em embalagens de produtos alimentícios, quais alimentos continham ferro e as quantidades, montaram então cardápios que continham a quantidade diária necessária de ferro que o ser humano precisa na sua alimentação, conforme tabelas de consumo mínimo por dia, para não se adquirir anemia.
As apresentações da pesquisa foram muito boas, porém quando trabalhava a matemática eles não conseguiram definir os conceitos matemáticos de medidas dentro do contexto pesquisado. Após explicados esses conceitos, ficou um pouco mais fácil as operações com os decimais, assim eles começaram a perceber outros conteúdos envolvidos no contexto.
Eu pude perceber que os alunos apresentam mais facilidade em resolver as questões matemáticas quando descontextualizadas, pois se trata apenas de simples reprodução, mas quando o tema é trabalhado num contexto mais próximo à realidade eles têm maior dificuldade em visualizar o conceito matemático e consequentemente desenvolver a atividade.

ANEXOS

GESTAR II – Matemática – Unidade 6 do TP2 por Aloísio José Battisti (cursista)

Aloísio José Battisti, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 6 do TP2. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

A unidade centra a problemática da atividade física na aula de matemática, e mostra uma dificuldade de relacionar o corpo com essa disciplina, pois enquanto nas escolas se ensina uma matemática reducionista e com modelos únicos, universais ao longo da história, será impossível fazer diferente. Por isso, essa proposta de relacionar o desempenho do atleta com o cidadão comum, e também estabelecer as comparações entre padrões ou marcas para classificar, faz relacionar a noção do que está aprovado com relativamente positivo, e do que não atingiu a meta com relativamente negativo, ao mesmo tempo em que introduz as noções de números relativos.

b) Resultados observados em sala de aula

Um ponto mais interessante da aula: conceituando somente números relativos, houve entendimento da atividade com as variáveis negativas e positivas em relação à marca padrão.
Duas maiores dificuldades encontradas: uma do entendimento de itens (e, f) do exercício sem relação com os dados do enunciado, e também a dúvida da relação de variação do sinal com a ordem dos números.

A situação-problema: números relativos em relação às marcas dos atletas relacionam a modalidade de esporte de lançamento de dardo feminina. Isso é interessante, pois valoriza o entendimento dos valores numéricos positivos e negativos em relação ao desempenho das atletas, e também do cidadão comum.
Com relação à participação dos alunos que tiraram as dúvidas, pois tentaram resolver os itens e, f do exercício, nesse momento o diálogo é valorizado.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Apresentação: A transposição didática será da atividade do AAA2: unidade 6, aula 03, numa turma de 6a série do EJA.
Projeto: A presença da matemática no mundo dos esportes.
Objetivo: Introduzir noções de cálculos com números inteiros.
Duração: 1ª aula: situação-problema:
2ª aula: atividade proposta em sala de aula
3ª aula: atividade de avaliação para os alunos
Estratégias: aula dialogada, uso de quadro e giz e xerox de texto.
Conteúdo: (Aula 3: Números relativos - apostila AAA2, pp. 52 -55)

1ª Aula:
Apresentação da situação-problema: nas modalidades de Atletismo, dos esportes, os atletas precisam alcançar padrões de classificação para participar de campeonatos nacionais e internacionais.
Atividade: As atletas abaixo relacionadas praticam lançamento de dardo; veja o resultado delas na classificação para as Olimpíadas da Juventude (ex.atividade 2 – p.53)
Resolução dos itens a e b.

2ª Aula: Resolução dos itens: c, d, e, f, g, h, e i.

3ª Aula: Atividade 3 – p. 55.

FOTOS


TRABALHOS

ANEXO
Relato feito pela formadora, Karina, referente à visita da aula apresentada acima - http://www.megaupload.com/?d=YREZEVOD
(Após clicar no link acima, para acessar o documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")