quarta-feira, março 23, 2011

Pró-Letramento na Rede Municipal de Palhoça por Jair J Pereira

A secretaria Municipal de Educação de Palhoça em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina está oferecendo aos professores do ensino fundamental, anos iniciais, mais uma edição do Programa de Formação Continuada, Pró-Letramento. Cerca de 30 professores da rede municipal de ensino estão participando dessa formação que procura oferecer suporte à ação pedagógica e elevar a qualidade do trabalho com a alfabetização e a linguagem. Os encontros ocorrem todas as terças-feiras, das 18:00 às 22:00, nas dependências da Faculdade Municipal de Palhoça - FMP. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de 120 horas.
A formação de alfabetização e linguagem é composta de oito fascículos em que são abordados os seguintes temas: capacidades linguísticas da alfabetização e avaliação; alfabetização e letramento: questões sobre avaliação; a organização do tempo pedagógico e o planejamento de ensino; organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura; o lúdico na sala de aula: projetos e jogos; o livro didático em sala de aula: algumas reflexões; modos de falar/modos de escrever.
O curso Pró-Letramento em Palhoça teve início no dia 08 de fevereiro com a presença da Secretária Municipal de Educação de Palhoça, Jocelete Isaltina da Silveira dos Santos que destacou a importância de programas de formação continuada, como o Pró-Letramento. Salientou, também, que a atual gestão não vem medindo esforços para garantir formação continuada aos professores da rede municipal, em especial, nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática. Do mesmo modo, registrou que as avaliações externas do MEC que compõe o IDEB (Provinha-Brasil, Prova-Brasil) abordam, prioritariamente, questões de Matemática e de Língua Portuguesa. Por isso, a necessidade de intensificar a formação do professor dos anos iniciais nessas áreas.
Após as considerações da Secretária, a formadora do Programa Pró-Letramento de Matemática Karina Zolia Jacomelli Alves chamou a atenção para a necessidade de um comprometimento maior do cursista, uma vez que as especificidades do Curso exigem leitura, pesquisa e realização constante de tarefas em serviço. Em seguida, o professor Jair Pereira, formador de Alfabetização e Linguagem, iniciou a apresentação detalhada do Programa, com destaque para os seguintes itens: definição; responsáveis; especificações; etapas; carga horária; certificação; avaliação.
Por fim, solicitamos a todos os cursistas que aproveitem as posssibilidades oferecidas pelo Programa Pró-Letramento.
Seguem fotos desse primeiro encontro:


OBMEP - Visita ao Programa de Iniciação Científica Junior por Karina Z Jacomelli A

Todos os anos os responsáveis pela Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP) disponibilizam um curso de Iniciação Científica para seus medalhistas. O curso conta com 10 encontros, com a participação de um fórum e os alunos contemplados além de ganharem a oportunidade de estudar com orientação ganham bolsa, alimentação, transporte e livros.
A professora Flávia Giordani, coordenadora dos encontros presenciais, acrescenta: “A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma iniciativa que visa estimular e contribuir para o ensino da matemática no Brasil. É também um projeto de inclusão social, à medida que permite aos alunos com interesse em matemática aperfeiçoarem suas habilidades mediante um projeto de Iniciação Cientifica Júnior. Esse projeto fornece aos alunos medalhistas bolsa de estudos e treinamento de matemática acompanhado por uma equipe de professores vinculados a universidades. Além dos alunos, as escolas que obtiverem as melhores colocações recebem prêmios.”
Os 15 alunos vencedores de 2009, a Professora Flávia e um professor monitor graduando da UFSC no curso de Matemática se encontraram pela 9ª vez na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no dia 19/03. No encontro presencial os alunos estudam em grupo de acordo com o nível de cada um podendo solicitar a ajuda da professora Flávia ou do monitor presente. Ainda, cada aluno acompanha um fórum onde recebe tarefas direcionadas para resolverem e receberem notas.
Assim como os alunos Lincon Júnior de Forquilhinhas, Lhaion Alexandre do centro de Florianópolis e Djonata Dalmacena de Souza de Laguna (primeira foto abaixo), aqueles que receberam menção honrosa podem participar dos encontros com todos os benefícios ditos acima se houver vagas sobrando. Numa conversa, esses alunos disseram que foi ótimo participar dos encontros. Que eles ajudam a ver a matemática de um jeito diferente. Que os encontros além de ajudar bastante na matemática ajudaram na escola, porque na escola o professor mostra a fórmula e ensina a usar e aqui a gente tem que entender o que é essa fórmula. Isso no começo era muito difícil, mas depois foi melhorando e ficou fácil. Os alunos ainda disseram que a troca de experiência entre eles é uma das coisas mais importantes que acontece nesses sábados.
Parabenizo a todos os envolvidos, é muito bom saber que uma olimpíada direcionada as escolas públicas como a OBMEP dá oportunidade de um estudo científico e incentivo financeiro aos alunos.
“Professores e responsáveis pelo ensino: conheçam, incentivem e participem deste projeto” (professora Flávia)

Fotos:






Site da OBMEP: www.obmep.org.br

Pró Letramento - Matemática - 6º encontro por Karina Z Jacomelli A

O 6° encontro do programa Pró-letramento aconteceu no dia 22/03/11. Neste dia foi dado continuidade ao fascículo 2 com discussões referente aos algoritmos das operações de adição e subtração.
Para tanto, foi feita a exposição de diferentes algoritmos (anexo) como meio de registrar informações vistas e trabalhadas no material concreto. Em outras palavras, podemos dizer que a preocupação neste momento seria o de registrar pela escrita numérica e de diferentes formas todas as passagens discutidas no quadro valor de lugar para a adição e subtração. Vale ressaltar que a conversa da noite foi direcionada para o professor, ou seja, não tivemos a preocupação de que estas diferentes maneiras de registrar uma mesma operação tenham que ser apresentada ao aluno, até mesmo porque o algoritmo tradicional ainda é o mais adequado. Mas, se encontro um aluno que tem dificuldades de compreender o algoritmo tradicional, essas outras formas discutidas podem ajudá-lo.Um professor cursista acrescentou sua experiência a esse trabalho relatando como fazia para que seus alunos entendessem o “vai 1” na adição e o “empresta 1” na subtração. O desenho abaixo tenta exemplificar o QVL “vivo” para a adição (a subtração ocorre de maneira semelhante), como foi denominado:

Desenho (1) – Dois alunos de pé seguram o número 35 (3 dezenas o da esquerda e 5 unidades o da direita) representados por palitos e, dois outros alunos, sentados, seguram o número 19 (mesma disposição do número 35).
Desenho (2) – os alunos sentados juntam todos os palitos.
Desenho (3) – o aluno da unidade percebe ter um valor maior que uma dezena e envia essa uma dezena ao colega da dezena acima dele, ou seja, ele realiza o “vai 1”.

Antes dos grupos completarem os relatos a serem entregues, socializamos as tarefas individuais de sala de aula do fascículo 2. Uma professora com a história “O pulo do coelho em busca de ovos” e outra com a história “O pulo do sapo” desenvolveram os conceitos de multiplicação e divisão utilizando a reta numérica junto com seus alunos. Ambas se mostraram muito satisfeitas e incentivaram os outros cursistas que ainda não aplicaram esta tarefa em sala. Posteriormente três sugestões foram apresentadas: dar saltos de 4 em 4 para trabalhar os múltiplos de 4 onde estes saltos estão marcados para visualizarem a mesma distância; o coelho quer distribuir ovos às crianças e precisar dar tantos pulos com determinada distância; e, como um jogo, os alunos participam da trilha do coelho vencendo quem terminá-la primeiro.
O encontro foi muito proveitoso e, segundo os professores, sugestões novas foram apresentadas. Falas como “Como é importante estarmos aqui, eu não conhecia isso” ressaltaram ainda mais a necessidade da formação continuada.
Parabéns mais uma vez professores, vocês são ótimos!

Fotos



ANEXO
1) Slides do encontro: http://www.megaupload.com/?d=C3P39O4M
2) Slides com os diferentes algoritmos para adição e subtração: http://www.megaupload.com/?d=HF7BCTEV
(Após clicar nos links acima, para acessar os documentos, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")