sexta-feira, junho 07, 2013

Matemática e Ciências - 2° encontro de formação continuada - professores de 4° e 5° anos - grupo 2

Trabalhar ciências da natureza e matemática de forma lúdica é uma maneira que facilita a compreensão da criança ainda em formação intelectual. Nos primeiros anos do ensino fundamental a criança constrói repertórios de imagens, fatos e noções, fazendo uma aproximação gradual aos conhecimentos científicos. Pensando assim, propomos uma oficina para trabalhar o gênero textual RECEITA. A oficina aconteceu no dia 04/06/2013 para os professores de 4° e 5° anos do ensino fundamental das escolas municipais de Palhoça. Essa escolha além de contribuir com a disciplina de língua portuguesa no desenvolvimento dos diferentes gêneros textuais possibilita ativar a curiosidade dos pequenos, conseguindo assim, inserir assuntos das disciplinas ciências e matemática como: cinco sentidos, importância da alimentação, composição de cada alimento, misturas; conceito, comparação, equivalência e operações com números fracionários.

Segundo os empiristas clássicos, a ciência começa com a observação, devendo o observador registrar de um modo fidedigno tudo aquilo que pode ver, ouvir etc. para, a partir daqui, estabelecer uma série de enunciados dos quais derivam as leis e as teorias científicas que vão constituir o conhecimento científico (Problema, Teoria e Observação em Ciências: Para uma Reorientação Epistemológica da Educação em Ciências, 2002).

O gênero textual “receita” contribuiu muito para o trabalho focado nas ciências naturais. Através de atividades de observação e experimentação os cursistas puderam adquirir conceitos de uma forma lúdica e descontraída. A observação dos ingredientes da receita obteve resultados riquíssimos, possibilitando abordar vários assuntos dentro das ciências e matemática. A mistura dos ingredientes, além de divertido, permitiu uma discussão química proveitosa. A fermentação foi outro tema abordado no encontro. Sem contar nas crendices populares que apareceram no final do dia.

Quanto à matemática, nos anos iniciais, defendemos que a apresentação e a exploração das frações devem estar focadas no conceito e nas ideias das operações. O excesso de regras deve ser cortado, por parte das crianças, nesses primeiros contatos com as frações. Com isso, objetivamos ampliar a compreensão de fração do professor do 4° e 5° anos do ensino fundamental por meio gênero textual receita utilizando a metodologia resolução de problemas. Duas tarefas: medir ingredientes e recortar massas de bolos, permitiram discursar sobre o conceito, a comparação, a equivalência e as operações de fração.

O último momento do encontro foi reservado para os professores escreverem sobre o dia que passamos juntos, apresentando críticas, sugestões e temas para serem desenvolvidos em futuros encontros. Aproveitamos para agradecer os inúmeros elogios que foram nos dados, os relatos de aprendizagem como, por exemplo: consegui extrair ideias para compartilhar com os meus alunos / consegui tirar muitas dúvidas em relação à fração / hoje me dei conta de que a fração corresponde a uma quantidade (em mililitros) / agora entendi o que significa de fato uma fração; e às sugestões de temas para próximos encontros: resolução de problemas, divisão, porcentagem, químicas do corpo, seres vivos, ambiente, sexualidade, sistema reprodutor masculino e feminino.

Aos professores participantes, nossos agradecimentos. Sem vocês este encontro não seria um sucesso. E como disse um dos professores: “Que venham os próximos cursos”!

Karina e Daniela
Fotos:

Características dos ingredientes e parte nutricional:



Medições dos ingredientes:




Misturas dos ingredientes:




Recorte das massas:



Discussão em grupo e resultado da mistura: