segunda-feira, maio 11, 2009

Formaçao Continuada em História

Resumo das ações a serem trabalhadas durante o ano/2009 na disciplina de história.

http://www.megaupload.com/?d=WFZRXL8S

Após clicar neste link, para acessar este documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")

Que formação nossos educandos necessitam?

O texto abaixo, em link, faz indagações acerca da atual necessidade dos nossos alunos... A Educação deve ser direcionada para a formacao pessoal, de indivíduos autônomos ou, simplesmente, voltada ao mercado de trabalho, ou ao vestibular?

http://www.megaupload.com/?d=H03QZU58

Após clicar neste link, para acessar este documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")

3º encontro de Matemática - GESTAR II

Resultado do 3º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 08/05/2009.



Começamos o encontro com alguns recados referente às tarefas de casa. Tivemos a presença de seis participantes num total de sete.[1] Este encontro foi sobre a unidade 02 do TP1 e, como combinado, teríamos a tarefa de estuda-la para a realização do “Socializando o seu conhecimento e experiências em sala de aula”, a ser entregue para a formadora na próxima oficina.
Como este estudo não faz parte das oficinas obrigatórias, foi solicitado aos cursistas que combinassem a procedência do encontro. Com isso, decidiram que seria melhor cada um fazer a leitura individual da seção 1, para começar, e discutir em grande grupo as tarefas realizadas posteriormente, ou à medida que fossem surgindo dúvidas. Sendo assim, vejamos alguns momentos interessantes das discussões.
Quando chegamos à atividade 2, que pede para montar um cardápio com algumas condições a considerar, ocorreram as seguintes falas: o cardápio é muito pobre de opções, tem alimentos que não são bons, vou comer pouco, nosso aluno não tem consciência do que é alimentação saudável para se interessar por este exercício, entre outros. Em função disso, alguns questionamentos foram levantados: será que devemos comer somente o que gostamos? E nosso aluno, tem muitas opções para montar seu cardápio? Não seria interessante que, antes de levar o exercício aos nossos alunos, levássemos uma discussão sobre o que é alimentação saudável?
Foi um momento muito rico entre nós professores, principalmente porque aqueles que têm boas experiências compartilharam com os colegas. Todos participaram com um considerável interesse.
Nessa mesma atividade, não pude deixar de notar que a maioria dos professores tentaram montar um cardápio com quantidades de alimentos arredondadas. Por exemplo: na tabela temos a informação da quantidade de ferro para cada 100g do alimento indicado. Ao aumentar ou diminuir essa quantidade os professores optaram por 200g, 50g, 10g e evitaram 13g, 29g, etc.
Seguindo as discussões, chegamos a atividade 3. Esta, por ser uma tarefa de cálculo, não teve questionamentos. Mas tivemos duas observações: uma se refere à tabela. Todos observaram que a faixa etária de 16 a 18 anos não está sendo considerada. Nesse caso, apesar de julgarmos que foi falha de digitação, tratamos deste fato como um momento de observação, ou seja, se estivermos resolvendo o exercício notaremos essa falta, mas se estivermos somente preenchendo uma tabela isso não acontece. A segunda observação foi de uma única professora. Esta diz que a tarefa é preconceituosa, pois falamos na atividade anterior de todas as idades e sexo e neste momento nos limitamos para o sexo masculino. Como sugestão surgiu à idéia de falarmos de nós mesmos, alunos, depois de certo período de tempo, mesmo que este ainda não tenha chegado.
A atividade 4 nos deu a oportunidade de falarmos de cálculo numérico. Uma dúvida de interpretação nos permitiu falar de alguns conceitos de divisão.
Na seqüência falamos sobre a seção 3. Esta foi lida em grande grupo com uma interessante discussão de como as atividades contidas nela poderia chegar à sala de aula. Muitas sugestões foram dadas.
Terminamos o encontro falando da tarefa de casa: montar seu plano de aula e aplica-lo com seus alunos não esquecendo de documentar tudo.

[1] Peço desculpas para dois professores, Sandra e Aloísio, por não estarem na foto e para o professor Cícero por ter ficado escondido. Foi uma falha que tentaremos não repetir.
ANEXOS
1) Ferro na alimentação - http://www.megaupload.com/?d=BGTG3B8P
2) Tabela com alimentos e seus dados nutricionais, incluindo o ferro - http://www.megaupload.com/?d=P363XH7T
(Após clicar nos links, para acessar estes documentos, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")