segunda-feira, setembro 14, 2009

Relatório da seção "Avançando na Prática" do TP6 - GESTAR II - por Anderson Goulart

A comunicação é algo que nos move dentro de uma sociedade. Assim, todo indivíduo necessita fazer uso da sua língua materna para que haja dialógo com as demais pessoas. Foi desse modo, que iniciei a discussão com a 5ª série da EJA. Num primeiro momento, discutimos o conceito de língua como um sistema de signos. Um sistema pensado como a identidade de um país, com suas respectivas regras e exceções, e utilizado de diferentes formas pelas diferentes esferas sociais. O uso do código é, portanto, a linguagem que se manifesta de acordo com fatores sociais, históricos, econômicos e políticos dentro de uma cultura.
Partindo dessas discussões, analisamos duas tirinhas de histórias em quadrinhos. Tanto na primeira, quanto na segunda, discutimos as condições de produção específicas de cada texto. Personagens, temas, humor, diálogo entre os textos verbais e não verbais. A ideia foi a de propiciar um momento de reflexão acerca do gênero “história em quadrinhos” e da infuência da imagem sobre as falas dos personagens, no que se refere à construção de sentidos. Apesar das dificuldades, como a que apresentaram em perceber a ironia em ambos os textos, os alunos participaram das discussões e arriscaram suas leituras enquanto estimulados.

Relatório da seção "Avançando na Prática" do TP6 - GESTAR II - por Anderson Goulart

A leitura ainda é algo distante do universo de muitos dos nossos alunos. “Não tenho saco”, “é um verdadeiro tédio”, são algumas das expressões que nós, professores, ouvimos de nossos alunos no decorrer do ano. Uma de nossas grandes responsabilidades, dentre as tantas que possuímos no meio escolar, se encontra no momento em que vamos selecionar os textos para esses sujeitos, textos que só são “lidos”, compreendidos, quando situados nos contextos reais dos indivíduos, quando partem da realidade cultural prevalecente no dia-a-dia dos alunos.
Pela dificuldade que apresentam em construir argumentos para sustentar suas ideias, trabalhei com o texto publicitário, gênero de grande circulação nos meios populares. O texto apresentava com destaque a seguinte frase “Nada de futuro, eu quero ver o meu presente”, propaganda veiculada pela aero shopping e que gerou grandes discussões no grupo.
A reflexão partiu da ambigüidade apresentada pelo termo “presente” no enunciado já apresentado. Os alunos relacionaram o sentido expresso pela palavra com a imagem de uma menina, caracterizada de cartomante pela roupa que vestia, pela posição das mãos e baralho que aparecia mais ao lado. A discussão foi bastante produtiva e obteve contribuições e leituras diversas.
Estimulei a leitura de cada detalhe do texto, como o objetivo da aero shopping ao apresentar tal anúncio aos clientes. Discutimos, nesse momento, o outro sentido da palavra presente, ligado ao grande objetivo da propaganda, o de convencer o público a consumir. Um deles me perguntou
“Qual então foi a intenção da aero shopping em colocar a menina vestida de cartomante?” O debate continuou após essa colocação. Muitos apontaram para o fato de que a publicidade encontra no texto visual os argumentos para aguçar a curiosidade do leitor. A aula foi um momento de grandes trocas e oportunidade para mediar a interação entre as leituras dos alunos.

Geografia - Observações sobre as visitas nas escolas

<E.B. Professora Antonieta Silveira de Souza

Professora Michelli Goulart Rodrigues

Série: 2
Carater interdisciplinar

Á partir da história do "Rato do Campo e o Rato da Cidade" a professora montou sua sequência didática com o tema Campo e Cidade.
Na primeira fase a história é contada para os alunos que em seguida realizam sua interpretação por meio de alumas questões passadas pela professora no quadro.
Na segunda fase fez-se um círculo com os alunos onde foram discutidas as características e diferenças da vida no campo e na cidade.Em seguida estes foram divididos em equipes para colocar em cartazes o que foi discutido, fazendo também a representação por meio de desenhos.
A sequência ainda está no início, assim que for enviada será postada no Blog.
Devido há um problema na resolução da máquina as fotos serão postadas posteriormente.


Professora Zeneide Noemia Wagner Boeing

Ano 1
Carater interdisciplinar

Á partir da história do "Rato do Campo e o Rato da Cidade" a professora montou sua sequência didática com o tema Campo e Cidade.
Num primeiro momento a história é contada para os alunos. Após a discussão sobre a história com a orientação da professora os alunos realizaram uma série de atividades envovlvendo as disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa, Ciências, Matemática e Ensino Religioso.

Assim que sua sequência for enviada será postada no Blog.

Parabéns as professoras Michelli e Zeneide pelo sequência desenvolvida.

Devido há um problema na resolução da máquina as fotos serão postadas posteriormente.



Professoras Janaina Rúbia Pacheco de Braga e Elisângela Goulart Rodrigues Cristiano

Série 3 e 4
Carater interdisciplinar

As professoras estão desenvolvendo uma sequência didática sobre o Rio Cubatão.
Esta conta com várias atividades e discussões em sala e em saída de campo a cerca dos problemas que envolvem o Rio Cubatão.

Quando a sequência for enviada para a professora formadora será postada no Blog.

Parabéns as professoras Janaina e Elisângela pela em desenvolvimento.

Devido há um problema na resolução da máquina as fotos serão postadas posteriormente.


E.B. Professor Neri Brasiliano Martins

Professora Giseli Cristiane Martins

Série 4
Carater interdisciplinar

A professora está desenvolvendo uma sequência didática sobre a vegetação de Santa Catarina com ênfase para o município de Palhoça.
A sequência tem início com uma aula expositiva com o auxíio de material audiovisual sobre o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que demonstra a importância deste para o Estado e para os municípios do entorno. Fauna e flora também são apresentadas pelo vídeo. Após assitirem ao vídeo os alunos iniciaram uma pesquisa sobre os tipos de vegetaçao do Estado. Este material será a base para que os alunos, com a orientção da professora possam produzir um mapa da vegetação de Santa Catarina.

Quando a sequência for enviada para a professora formadora será postada no Blog.

Parabéns a Professora Giseli pela iniciativa e pela sequência produzida.

Devido há um problema na resolução da máquina as fotos serão postadas posteriormente.


Professora Luciana da Rosa Ferreira Silva

Sequência didática: Quebra-cabeça das Placas Tectônicas

Objetivo: explicar aos alunos como se formaram os continentes da Terra.

Conteúdos:

deriva continental
tectonismo
vulcanismo

Ano : 5 série

Tempo estimado : 6 aulas

Material necessário : livro didático, lápis de cor, cola, tesoura, cartolina, folhas A3 com o mapa das placas tectônicas.

Desenvolvimento

Primeiro passo: perguntar aos alunos se eles sabem como se formaram os continentes, anotar as hipóteses e comentá-las. Pedir que leiam o texto que trata sobre deriva continental, teoria das placas tectônicas e vulcanismo no livro didático, tirar dúvidas, comentar casos de terremotos que aconteceu a pouco tempo, sua origem e consequência para a sociedade.

Segundo passo: com o conhecimento adquirido na aula anterior construir um quebra-cabeça com as placas tectônicas da Terra, para isso é preciso tirar xérox em folha A3 de um planisfério que tenha as placas tectônicas, importante agrupar às menores de forma que forme dez grandes placas, para ficar mais fácil na hora de cortar as peças para o quebra-cabeça. Feito pedir que os alunos colem a folha em uma cartolina, após pinte de cor marrom o que for continente e azul o que for mar, se quiser destacar o território brasileiro com uma cor diferente, após recortar os traços que dividem às placas tectônicas e pronto está pronto o quebra-cabeça.

Terceiro passo: após construindo o quebra-cabeça, cada aluno irá descobrir os nomes de cada placa, com o auxílio do professor o aluno deve relacionar o nome da placa ao território que ela se encontra, levar atlas para auxiliar nessa fase, após comparar com um mapa que tenha os nomes convencionados para acertá-los.

Avaliação: verificar se os aluno conseguiram compreender como se formou os continentes, por que os continentes continuam se movimentando, por que existe lugares nos continentes que ocorre terremoto e tem vulcões e em outros não, com o Brasil por exemplo.

Obs: já realizei esse trabalho com alunos de sétima série, só que foi em tamanho maior, por isso era em equipe, usamos papelão e tinta para colorir o mapa.

Não foi possível postar a foto do mapa produzido pelos alunos.


G.E. Terezinha Maria Espíndola Martins

Professoras Deyse Alexandre Pedroso e Adriana D. de Prá Steinbach

Ano 1

Assunto Primavera

Sequência Didática

Justificativa

É muito importante que nossos alunos conheçam diversos tipos de plantas, suas necessidades, sua importância em nossa vida.
Plantar e cuidar de uma planta é tão necessário quanto cuidar de uma pessoa.
É preciso que os alunos, aos quais estamos desvendando o mundo, estejam conscientes da importância e das necessidades das plantas.
As árvores constituem um assunto de agrado das crianças. Em muitas residências, nas ruas, nas escolas, em seu redor existem árvores. Na entrada da Primavera, elas e o clima se modificam e atraem a atenção dos pequenos.

Duração 7 Dias

Objetivos

Conscientizar a criança sobre a importância da árvore no contexto do nosso bairro;
Despertar o interesse para conservação da natureza;
Adquirir conhecimentos sobre a vida das plantas e sua relação com a vida animal;
Apreciar a natureza que nos rodeia;
Identificar os vários tamanhos que podem ter as árvores;
Reconhecer a importância do clima para a natureza;
Trabalhar com as estações do ano;
Conhecer as condições ideais para o cultivo de uma planta.

Conteúdos

Atividades orais e escritas.
Plantio de diferentes sementes de flores, trabalhando os meses ideais para o cultivo.
Floreira com sucata.
Jogos quebra-cabeça (sucata).
Músicas e danças.
Painéis com dobradura.
Jogo da velha com tampinhas.

Materiais Utilizados

Garrafa pet
Tampinhas
Papéis
Caixa de leite
Meia calça
Serragem
Alpiste
Sementes de flores.


1ª Etapa

Trabalhar com a música do CD da Eliana.

PRIMAVERA - ELIANA

Respiramos Alegria - é a primavera
É a primavera, é a primavera
As flores se abrem perfumando o ar
Tudo que é bonito sai prá se mostrar
Cada novo dia é uma festa pra viver
Uma poesia que o sol faz renascer
Uma aquarela em todo lugar
Toda a natureza quer se namorar
É como se o mundo se enfeitasse de azul
Ou de um arco-íris que ligasse o norte ao sul
OHH
Todas as pessoas na cidade respirando primavera
(Nanana)
Tudo que tem vida pelas matas respirando primavera (nanana)
Um sorriso mostra como é fácil ser feliz
Um show de alegria, todo mundo pede bis
(Sim) É a estação dos namorados
Tudo é lindo quando é primavera
Uma borboleta vem anunciar
Que a estação das cores veio pra ficar
É como se o sonho despertasse pra viver
Uma poesia que o sol faz renascer
Uma aquarela em todo lugar
Toda natureza quer se namorar
É como se o mundo se enfeitasse de azul
Ou de um arco-íris que ligasse o norte ao sul
Todas as pessoas na cidade respirando primavera
Tudo que tem vida pelas matas respirando primavera
Um sorriso mostra como é fácil ser feliz
Um show de alegria, todo mundo pede bis
(Sim) É a estação dos namorados
Tudo é lindo quando é primavera
Todas as pessoas nas cidades respirando primavera
Tudo que tem vida pelas matas respirando primavera
Eu sei que tudo nessa hora pode acontecer
Só falta agora a primavera me trazer você

Neste primeiro momento faremos uma aula dialogada:

O que muda com a chegada da primavera?
Como fica o clima?
E as pessoas mudam? Por que? Como?
Depois da conversa, vamos interpretar a música “Primavera” com um lindo desenho. (Fazer um mural)

2ª Etapa

Trabalhando com o poema:

LINDA PRIMAVERA

Linda Primavera
De muitas e lindas flores
Borboletas multicores
Voando de flor em flor.

A passarada alegre
Gorjeia, gorjeia em coro
Saudando a natureza
Ó quanta, e quanta beleza.

Flores muitas flores
Deixou o Criador
As crianças bem felizes.
Agradecem ao Senhor.

Miquelina Soares Rodrigues

Pesquisando

Trabalhar com o vocabulário do poema.
Vamos recortar e colar gravuras dos elementos da natureza que aparecem no poema.

Foi muito prazerozo participar desta sequência, colaborar diretamente com as crianças durante a execussão das atividades foi ótimo.


Parabéns as professoras Deyse e Adriana pela iniciativa e pela sequência desenvolvida.

Devido há um problema na configuração da máquina não foi possível postar as fotos.

Segue abaixo a sequência didática das professoras.