quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Pró Letramento - Matemática - 3º encontro por Karina Z Jacomelli A

No dia 22/02/2011 na Faculdade Municipal de Palhoça aconteceu mais um encontro do curso Pró Letramento com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Na semana anterior iniciamos uma discussão acerca dos números naturais por meio de tarefas resolvidas presencialmente. Para que o professor pudesse pensar nessa discussão durante os dias seguintes, foi solicitado que fizessem em suas casas outras tarefas. Assim, demos continuidade neste terceiro encontro com debates, esclarecimento de dúvidas e com trocas de experiências. Foi um momento significativo por oportunizar a discussão de uma variedade de ideias e de informações que surgiram por parte dos próprios professores.
Além disso, os presentes participaram de cinco atividades voltadas para sala de aula que, a priori, contribuem na construção do conceito de número natural pelo aluno. A atividade “Tabela numérica” exemplificou um trabalho com a leitura, com a escrita e com a comparação de números em diferentes contextos. Como sugestão foi acrescentada a possibilidade de trabalhar o tratamento da informação, mais especificamente com tabelas e gráficos.
A atividade “Comparando quantidades” mostrou como podemos fazer para trabalhar a relação de correspondência um a um entre alunos e objetos, a identificação de onde há menos ou mais elementos e a comparação de quantidades. Ao iniciar esta atividade foi falado que é “comum crianças acreditarem que coleções com um volume maior possuem mais quantidades”. Essa fala trouxe uma reflexão cuidadosa para com esta atividade frente as crianças. Isso porque o “volume maior” pode ser interpretado ou propositalmente considerado como sendo uma criança mais gorda, uma vez que a atividade acontece com o uso do próprio corpo. Sendo assim, o professor deve estar preparado para não provocar constrangimento e nem incentivar qualquer discriminação provocadas por atitudes das crianças.
As três últimas atividades foram nomeadas como lúdicas por trataram de jogos. Tanto o “Esvaziando o prato”, o “Maior leva” quanto o “Jogo das três cartas” oportunizam trabalhar a correspondência um a um, a comparação de quantidades e/ou o registro posicional do número natural. Ao jogarem, os professores avaliaram a validade de cada jogo pensando em seus alunos e sugeriram adaptações.
Finalizamos o encontro com a conclusão dos relatos. Neste foi solicitado o registro de alguns destaques do encontro bem como sua avaliação. Em resumo, foram ressaltadas as boas ideias por parte dos professores, a possibilidade de levar jogos para sala de aula, a confecção dos mesmos com materiais de fácil acesso e a possibilidade de investigação durante a realização de tarefas.
Como tutora, fiquei muito satisfeita. É muito bom trabalhar com pessoas que aceitam facilmente resolver tarefas, refletir em todas as atividades propostas, expor seus trabalhos já realizados sugerindo outros, enfim, com pessoas que se envolvem de verdade.
Para o próximo encontro foi solicitada a entrega das outras 9 entre as 17 tarefas individuais do fascículo 1 e foi entregue uma folha com comentário e/ou sugestão para as mesmas.

Fotos:


ANEXOS

1) Slides do encontro - http://www.megaupload.com/?d=UHA80YAR

2) Tabela numérica - http://www.megaupload.com/?d=JJCEKYE8

3) Comparando quantidades - http://www.megaupload.com/?d=1XGVMAS0

4) Jogo das três cartas - http://www.megaupload.com/?d=6BD4MK89

5) Jogo maior leva - http://www.megaupload.com/?d=1T57FK00

6) Esvaziando o prato - http://www.megaupload.com/?d=Y8WNMA6L

(Após clicar nos links acima, para acessar os documentos, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")