terça-feira, setembro 01, 2009

Relatório de visita à Escola Reinaldo Weingartner por Jair J Pereira




Professora: Sônia
Série: 3ª
Data: 01/09/2009

O trabalho desenvolvido pela professora Sônia inicia-se pela contação de várias lendas que integram o folclore brasileiro. O objetivo principal é o trabalho de retextualização desses textos pelos alunos. Assim, a professora aborda questões referentes à escrita, à leitura e a revisão textual. Questões relacionadas à gramática também são estudadas, mas sempre a partir da produção do aluno.

A proposta é apresentada de forma interdisciplinar porque concentra um número grande de conteúdos de várias disciplinas, entre elas: Português, Matemática, Ciências, geografia, História, Artes, além de conhecimentos de relacionados à informática, uma vez que os alunos utilizaram o computador para digitar seus textos. Também ficou evidente uma parceria bastante consistente entre a professora Sônia e o professor Everton responsável pelo laboratório de informática.

Este trabalho interdisciplinar tornou às aulas menos cansativas e mais atraentes, especialmente pela forma como a professora Sônia conduz as suas aulas, propondo aos alunos trabalhos variados. Ainda existe a possibilidade dessas produções textuais resultarem em um portfólio no final do ano letivo.

Parabéns professora pelo ótimo trabalho!

Relatório de visita à Escola Reinaldo Weingartner por Vera Lúcia



Professora Aliny de Abreu Demétrio

1º ano do ensino fundamental

01/09/2009


A professora trabalhando de forma interdisciplinar atiçou a curiosidade e a imaginação dos alunos em vários momentos, em especial quando produziu o avental literário, contando a história da Viagem da Semente.


Isso contribuiu para despertar o interesse nos alunos. Todos foram muito participativos nas atividades realizadas em sala de aula. Trouxeram o material para a confecção da árvore e as sementes de feijão que foram usadas para realizar uma experiência que enriqueceu muito as aulas.


Para finalizar, a professora realizou outras atividades, como: confecção de livrinhos, desenhos e exercícios, sempre de forma interdisciplinar e com o objetivo de alfabetizar.