segunda-feira, agosto 31, 2009

Relatório de visita ao CAIC da equipe multidisciplinar







Disciplina: Matemática

Observação da seqüência didática da prof. Suely da Silva Dias

Turma: 4º Série

Tema: Frações


Observamos a aplicação de parte das atividades contidas na seqüência didática da docente. A partir de uma variedade de ações que incluíram projeções via retro projetor, material de apoio em forma de jogos, a professora através do lúdico incentivou os alunos ao trabalho com medidas fracionadas.

A disposição da sala com conjuntos de carteiras em número de cinco onde os alunos próximos uns aos outros interagiam de forma muito eficaz ajudou bastante no desenrolar das atividades.

A aula teve caráter participativo, muito bem conduzido, onde a professora fez o trabalho de mediação e intervenção todo o tempo, instigando os alunos a pensarem e encontrarem suas próprias respostas. Eles participaram de forma completa, ou seja, toda a turma contribuindo para o sucesso das atividades.

Foi um momento de aprendizado, onde medidas e números foram tratados de forma prática, de acordo com a realidade das crianças. Todas responderam aos estímulos com felicidade!

Parabéns a docente e parabéns aos alunos!

Relatório do décimo quinto encontro – GESTAR II – TP6 - Língua Portuguesa por Jair Pereira

Aconteceu, no último dia 28, o décimo quinto encontro do Programa de Formação Continuada GESTAR II, na disciplina de Língua Portuguesa. Participaram 08 cursistas, mais a coordenadora pedagógica.

Inicialmente, retomamos a discussão acerca do Projeto a ser desenvolvido pelos cursistas nessa segunda etapa de formação. Cada cursista apresentou suas ideias a respeito dao desenvolvimento do Projeto. Uma sugestão interessante que despertou o interesse de todos é a proposta de utilizar o filme Narradores de Javé como material-fonte. Especialmente por reforçar a importância social da escrita. Combinamos que durante a próxima semana estudaremos questões referentes ao filme, para que possamos discutir no próximo encontro. A troca de e-mails também será utilizada para discussão.

Posteriormente, iniciamos o debate sobre as questões descritas no TP6. Para facilitar o estudo, dividimos as atividades. Cada cursista apresentou as atividades do AAA6 que escolheu para trabalhar junto aos seus alunos. Além da apresentação da atividade, deveriam justificar o porquê daquela opção. É uma estratégia importante porque teremos a oportunidade de conhecermos todo o AAA6. Mais uma vez, surgiram a proposta de novas metodologias para trabalhar as atividades do AAA6. A seguir, propomos a continuidade da leitura e discussão das seções "Ampliando as Referências" do TP6.

PLANEJAMENTO – GESTAR II – TP6 - Língua Portuguesa por Jair Pereira

OBJETIVOS

• Identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos;
• Identificar e analisar diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual;
• Apresentar elementos de reflexão e estratégias relacionadas ao planejamento de textos;
• Identificar estratégias que podem ser utilizadas para o planejamento e a escrita de textos;
• Desenvolver atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual.
• Identificar os elementos necessários ao desenvolvimento da etapa de edição;
• Produzir atividades de revisão e de edição da escrita.
• Conhecer as principais tendências na produção de uma literatura para adolescentes e critérios de seleção de obras,
• Desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da Literatura.

PROCEDIMENTOS E CRONOGRAMA
:

· Socialização das experiências.
· Relato sobre a segunda etapa de formação do Gestar II;
· Dividir o grupo em duplas, cada dupla ficará responsável por uma unidade, abordando os tópicos mais importantes.
· Apresentação da unidade pela dupla, com o acompanhamento do formador.
· Distribuir os Avançando na Prática entre os cursistas para aplicação em sala de aula.

RECURSOS:
Data- Show;
TPS- AAAS;
vídeos;