quarta-feira, julho 15, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 8 do TP2 por Mariza Campos Gavilan (cursista)

Mariza Campos Gavilan, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 8 do TP2. A seguir, está o que a professora concretizou:

a) Síntese da unidade

Essa unidade trouxe uma introdução bastante curiosa sobre seguradora e modelos de mortalidade, coisa que nunca tinha me passado pela cabeça, muito legal!
Depois um texto sobre modelagem bem claro e de simples compreensão, muito útil mesmo para quem já conhece um pouco do assunto.
A unidade também fala de funções evidenciando a taxa de variação, que mais chamamos de coeficiente angular e o coeficiente linear.
Ainda em tratando de funções o texto faz referência à matemática financeira, especificamente sobre juros simples e compostos correlacionando com funções lineares e exponenciais respectivamente.

b) Resultados observados em sala de aula

A tarefa não era difícil, mas com vários acontecimentos que fizeram as aulas serem dispensadas, entre eles cursos e greve no transporte coletivo, a tarefa acabou por ficar atrasada e, como isso me preocupava, passou a ser difícil, mas foi concluída.
A principal dificuldade que tive foi encontrar a turma que se aplicaria melhor, pois mesmo sem achar que conteúdos não podem sair da sequência tradicional, estamos no final do bimestre concluindo atividades e recuperando conteúdos que não foram bem aprendidos.
Finalmente encontrei a turma onde achei que a atividade seria bem feita e realmente foi. Apesar de ser difícil para alguns alunos terem que decidir por conta dos gastos. Alguns reclamaram que não gostam de pescarias, outros que não vão à festa de igreja, um disse que iria à escola porque lá estariam todas as pessoas que ele conhece. Mas também achei que a discussão foi rica e no final o fator gasto ficou sendo mesmo o melhor critério de escolha.
Porém mais uma vez não foi completada nessa aula, ficou o gráfico e as equações para próxima.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Variáveis - Sequência didática

Objetivos: Utilizar os conceitos de álgebra, usando variáveis; Reconhecer a interdependência entre variáveis; Trabalhar com um problema concreto.

Conteúdos: Álgebra; Confecção de tabelas; Tomada de decisões; Gráficos.

Público: 7ª série da EJA.
Tempo: 45 min.
Material: caderno.

A Aula:

1° passo: Pedir aos alunos leiam com atenção o problema propostos
2° passo: Resolver as questões 1, 2 e 3.
3° passo: Responder a questão principal que é a tomada de decisão de qual festa participar.
4° passo: Discutir com os alunos o porquê das respostas dadas.
5° passo: Fazer um gráfico.
6º passo: Discutir com os alunos a interdependência das variáveis.
7º passo: Responder a questões 4, que pede para encontrar a equação.
Conclusão: Os alunos fizeram as questões 1, 2 e 3 com facilidade. Precisamos de algum tempo de discussão para tomar a melhor decisão sobre qual a festa deveria ser escolhida, ainda assim tiveram alunos irredutíveis. Fazer o gráfico e a questão 4, vai ficar para a próxima aula.

ANEXO


GESTAR II – Matemática – Unidade 4 do TP1 por Cícero Clovis da Silva (cursista)

Cícero Clovis da Silva, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 4 do TP1. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

As atividades desta unidade vêm mais uma vez nos lembrar como a carga tributária do nosso país é grande, e que no dia-a-dia não paramos para observar o quanto gastamos com impostos e taxas.

Observei que são tantas as siglas que na maioria das vezes nem sabemos o que estamos pagando e para qual órgão, alem disso, algumas taxas e alíquotas não estão claras para o consumidor.

Logo, se tratando de impostos, aparecem os conceitos matemáticos, nos quais envolvem números negativos, porcentagem, gráficos, regras de três, entre outros.

Um ponto importante desta unidade é que mostra outras maneiras de trabalharmos os sinais, sem ser apenas por decorar as regras.

b) Resultados observados em sala de aula.

Comecei a aula falando da importância de observar o quanto cada um pagava de imposto, logo após perguntei se topariam um desafio e responderam que sim.

Então fomos rever regras de três, pois apesar de não fazer muito tempo que tínhamos visto, havia alguns alunos no grupo que não se lembravam, só depois disso é que passei qual era realmente o nosso conteúdo a ser desenvolvido e que teríamos que representar em um gráfico, usando o transferidor, régua e compasso.

Alguns me olharam assustados, já que nunca tinham visto isso, estão mostrei com usar os instrumentos e pedi que cada aluno fizesse a atividade proposta.

Foi muito interessante quando um aluno disse que jamais imaginaria usar uma régua redonda em matemática.

Assim quando os alunos entregaram esta atividade do gráfico de setores constando o tempo gasto com as suas atividades diárias, propus a eles que formassem grupos e fizessem o mesmo gráfico só que com as despesas e receitas da família, desta forma ficou mais interessante, pois estava fazendo algo que poderia ajudar a visualizar os seus gastos.

Um dos grupos fez algo diferente: juntaram todas as receitas e despesas e assim viram que quando junta tudo, sobra receita, o que não acontece no individual.
Algo importante para mim, foi perceber que não é tão difícil quebrar a seqüência didática para trabalhar outro conceito.
O desafio foi concluído em 4 aulas (não como planejado), mas foi muito interessante este trabalho, não só para mim, mas acredito que para eles também, pois cada ângulo encontrado quando estavam trabalhando em grupo, vibravam com se fosse a final de um campeonato, sem contar o companheirismo com os colegas que apresentavam maior dificuldade na hora de usar o transferidor e o compasso.

Ao final, pedi que os alunos, que quisessem, relatassem esta experiência de aprender matemática de forma diferente. Segue em anexo os relatos dos alunos.
Foi muito legal.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Objetivos: Transformar dia em hora e hora em minutos; Observar o tempo gasto com cada atividade do dia; Comparar ângulos; Mostrar que um gráfico pode ser utilizado no seu dia-a-dia.

Conteúdos: Regras de três; Ângulos e suas medidas; Proporção; Construir gráficos; Utilização do compasso e do transferidor.

Público: 7ª série EJA.

Tempo: 120 min.

Material: Transferidor; compasso, folha ofício e cartolina.

Aula

1º passo: Conversar com a turma se eles aceitariam um trabalho diferente do que estava acontecendo
2º passo: Revisar regra de três.
3º passo: Como preencher a tabela com a divisão de tempo em um dia de atividade.

Atividades diárias ..................................................... Tempo gasto
Sono ............................................................................
Estudo ........................................................................
Atividades físicas ......................................................
Lazer ..........................................................................
Trabalho ....................................................................
Tempo restante ........................................................

4º passo: Verificar se o seu tempo deu 24horas ou 1440 min.
5º passo: Transformar os tempos em ângulos, utilizando a regra de três.
6º passo: Construir o gráfico usando compasso e transferidor.
7º passo: Observar como estão sendo usados os instrumentos, e quando apresentar dificuldade orientá-los quanto ao uso correto.
8º passo: Colorir cada ângulo de cor diferente para poder comparar.
9º passo: Após concluir essa etapa, propor que façam outro gráfico, agora em grupo. 10º passo: Pedir aos alunos que façam um relatório sobre o que acharam da atividade.

ANEXOS

Relatos





Trabalhos alunos







Foto