quarta-feira, setembro 12, 2012

Relato conciso: Formação – Língua Portuguesa – Alexandra Espindola

Este 3º encontro foi o mais significativo, porque tivemos a oportunidade de retomar os conteúdos dos outros dois e aplicá-los em atividades descontraídas. Fizemos várias brincadeiras, que resultavam sempre em debates de cunho pedagógico. Ao final de cada atividade, perguntas como “por que levar essa brincadeira para os alunos?” e “qual(quais) o(s) objetivo(os) dessa atividade?” eram feitas e discutidas com os cursistas.

Todos participaram das brincadeiras. Fizeram paródias, cantaram, resolveram enigmas, declamaram de maneira dolente músicas engraçadas, debateram estratégias e objetivos para cada atividade, enfim, deram muitas risadas.

É sempre um desafio ministrar cursos para professores. Isso porque a responsabilidade do formador é grande. Em cada curso, temos a oportunidade de provocar o professor a levar para a sala de aula algumas provocações para os alunos. Insisti no tema humor por crer que a escola pode se tornar um lugar onde o aluno tenha vontade de estar e participar. Uma aula descontraída, um texto engraçado, uma brincadeira divertida podem fazer com que o aluno se interesse pelo conhecimento. Desconstruir alguns mitos é importante, por exemplo, o riso como pecado, o riso como profanador do sagrado, o riso como sinônimo de bagunça em sala de aula etc. A maioria dos alunos reclama que a escola não é interessante. Muitos professores admitem que o “mundo lá fora” é mais atrativo do que a escola. Então, por que não fazer uma escola interessante, atrativa e divertida? Será o humor uma estratégia eficaz para transformar o processo ensino-aprendizagem? Ensinar com humor pode tirar o peso de ser professor? Aprender com humor pode se mais eficaz?

Já tentamos mudar a educação escolar com várias teorias e vários métodos, mas ainda estamos procurando uma maneira de fazer com que o aluno tenha vontade de aprender, tenha curiosidade e se torne pesquisador. Então, por que não tentarmos levar o humor para a sala de aula?

Reuni alguns comentários interessantes dos relatos dos cursistas:

Joice: “Percebi que eles se envolveram e participaram mais das aulas”.

Renato: “É preciso mudar a maneira de ensinar, e o humor é um caminho interessante e gostoso de trabalhar”.

Simone: “Durante a sequência de atividades propostas, as risadas estiveram presentes na sala de aula. O objetivo da sequência didática foi alcançado com sucesso”.

Neli: “A atividade proposta foi bem aceita pelos alunos, pois a acharam bem engraçada e produtiva. Foi então que percebi que os textos humorísticos despertam o interesse dos alunos, pois contribuem com a disciplina e o aprendizado”.

Daniella: “Eu trouxe outros textos de humor para turma, utilizei os textos de humor para turma, aproveitei e utilizei os textos dos colegas, por exemplo, o da Simone "Culinária", que eles adoraram”.

Clarisse: “A atividade proposta “humor na escola” foi muito produtiva. Os alunos estavam interessados e participativos, principalmente ao lerem o texto. Houve participação e interatividade dos alunos”. 

Santana: “Tendo em vista a aplicação da sequência didática em sala de aula, com alunos da quinta série, pude observar e registrar o quanto foi divertido a leitura do texto aplicado e os demais textos produzidos pelos alunos”.

Márcia: “Eles se interessaram pelo assunto achando diferente e divertido”.


Vamos rir, já que, como disse Charles Chaplin:

“Um dia sem rir é um dia desperdiçado”.