terça-feira, julho 05, 2011

Matemática – Sequência didática para a 4ª série do ensino fundamental por Claudia Andréia Meischein Vieira

Grupo Escolar Professora Evanda Sueli Juttel Machado
Palhoça, Santa Catarina, 2011
Professora (educação especial): Claudia Andréia Meischein Vieira
Área - Matemática - 4ª Série do Ensino Fundamental

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - NÃO É PROBLEMA É SOLUÇÃO!


Tema:

Compreensão e resolução de problemas, envolvendo operações simples, adição e subtração.

Justificativa:
A sequência didática a seguir tem por objetivo contemplar as necessidades do aluno da educação especial da 4ª série do período matutino. Para tanto será aplicado cálculos simples de adição e subtração, a fim de viabilizar e proporcionar ao aluno participação nas atividades de acordo com seu potencial.

Introdução:
A matemática para o aluno, ganha significado quando envolve situações desafiadoras. Então, o aluno desenvolve estratégias de resolução.
Acredita-se que não basta estar bem preparado para executar procedimentos de cálculos se não se sabe que operações devem ser feitas para resolver determinados problemas.
A resolução de problemas deve ser considerada como eixo norteador da atividade matemática. Através dela desenvolve-se habilidades como: observação, comunicação, argumentação e validação de processos, além de estimular o raciocínio como dedução e estimativa.

Conteúdos:
Operações simples (adição e subtração)
Compreensão e resolução de situações, envolvendo adição e subtração, como uma forma de resolução.
Observação de tabelas e gráficos.

Objetivos:
Reconhecer o processo de adição e subtração corretamente.
Calcular resultados de adição e subtração.
Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados de adição e subtração.
Ler diferentes informações e dados apresentados.

Tempo estimado:

06 aulas de 45 minutos.

Material necessário:
Fotocópia; Internet; Papel;

Estratégias metodológicas:

1º PASSO: 02 aulas de 45 minutos.

Propor à aluna a atividade de adição e subtração como exercício e depois explicar o raciocínio da atividade. Relatar sobre a resolução dessas operações utilizando o material dourado.
Esta atividade vivenciada pelo aluno, desperta para resolução de problemas de adição e subtração.
O professor fará leitura das atividades, pois a aluna está em processo de alfabetização.

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
Resolva estas operações da maneira que você achar mais conveniente. Depois relate como ocorreu este processo.



Leitura dos problemas utilizando a subtração, e será usado como recurso para a resolução o material dourado.
Verificar através da ilustração a quantidade que restou.


2º PASSO: Três aulas de 45 minutos.

Existem diversas maneiras de resolver uma situação. Usamos a matemática para facilitar o nosso dia a dia. É de fundamental importância sabermos utiliza-la para nos ajudar. Existem alguns termos que nos dão idéias de qual operação utilizar.
Resolva algumas situações simples, explorando os conhecimentos já adquiridos pelo aluno utilizando as operações de adição e subtração.

Atividades
Leia com atenção e resolva:
Será realizada leitura de cada item para que a aluna perceba se é adição ou subtração.


2- Arme e resolva:
16+8= / 15+12= / 12+10= / 17+6= / 14-9= / 21-13= / 24-11= / 16-12= / 28-14=

Nesta atividade iremos trabalhar o número menor e o maior pintando de acordo com o enunciado de cada atividade.
1-



3º PASSO: uma aula de 45 minutos.

A atividade consiste em observar a ilustração e responder as perguntas que serão lidas e explicadas pela professora:
1-Nesta atividade iremos utilizar o material dourado.



2-Tema da pesquisa: Preferência do Lanche
Para elaborar um gráfico, é necessário fazer uma pesquisa e assim obter informações. Serão estas informações que aparecerão na tabela ou gráfico.
Construir um gráfico contendo informações recolhidas em uma pesquisa elaborada pelos alunos e feitas com os próprios alunos da 4ª série.

Tema da pesquisa: Preferência do lanche.
A) Você não precisa se identificar, apenas assinale o seu sexo.
Você é: ( ) menino ( ) menina
b) Que tipo de lanche você gosta mais? ( ) cachorro quente ( ) bolo ( ) salgado

4º PASSO: 02 aulas de 45 minutos.

Responde ou passa?
A classe será dividida em duas equipes e farão um sorteio para ver quem deve começar. Resolvida à questão, o jogo se inicia.
Nesta “brincadeira”, trabalhamos a análise e interpretação, assim como raciocínio lógico e também a matemática básica, fundamental em nossas vidas.


Fichas contendo as seguintes questões:




Avaliação:
A avaliação será feita através da observação e do desenvolvimento das atividades propostas.

Referências:
SACHEZ, Lucilia Bechara, FAZENDO E COMPREENDENDO A MATEMÁTICA, 3ª ed. São Paulo, SARAIVA, 2008.
PRO LETRAMENTO: Séries Iniciais do ensino fundamental: matemática. Brasilia. Ministério da Educação, 2007.
Reame, Eliane, linguagens da matemática: 1º ano/ Eliane Reame, Priscila Montenegro. -1.ed.-São Paulo: Saraiva/2008.

Análise de observação e intervenção:
A seqüência didática teve inicio com uma conversa para verificar e pontuar o que já havíamos trabalhado em sala com o intuito de avaliar o conhecimento da aluna.
Dando continuidade a aula, fizemos uma atividade de adição e subtração, na qual pedia que armasse a conta de maneira correta, ou seja, respeitando o quadro de valor e lugar, utilizando como recurso o material dourado, observando-se a potencialidade da aluna durante o decorrer da atividade.
Após essa situação passamos para outra atividade onde a aluna teve que interpretar problemas, para trabalhar adição e subtração. Assim, pude verificar que esta em processo de aprendizagem e que se faz necessário explorar sempre este tipo de atividade.
Cabe ressaltar, que as atividades em grupo foram bastante significativas, pois a troca com os colegas de sala ajudam na compreensão e são de suma importância para a inclusão de todos.
É importante relatar que as atividades foram realizadas com mediação, pois a aluna encontra-se em processo de alfabetização.

Resultados: