quarta-feira, setembro 05, 2012

3º Encontro de Capacitação em História – Breve Relato

Relatório Capacitação História

Ministrante: Prof. Paulo Valério M. da Silva
Local: Dependências da FMP – Faculdade Municipal de Palhoça
Data: 23 de agosto de 2012 – Períodos matutino e vespertino

Trata-se do terceiro encontro, promovido pelo Setor de Capacitação Profissional da Secretaria Municipal de Educação do município de Palhoça. Com início previsto para as 8:30 da manhã, foram iniciadas as atividades concernentes a disciplina de História. Contamos com um total de seis professores de várias unidades escolares do município. Primeiramente o ministrante esclareceu dúvidas relativas ao encontro de número 2 e, na sequência iniciou os trabalhos de continuação do que vem sendo trabalhado e organizado da seguinte forma para este terceiro encontro:

O ensino de História: quatro temas para reflexão”

1 – Sobre a História da História...

Trajetória da disciplina no Brasil
Políticas públicas
Projeto de nação pós-1964
Militares, industriais e o projeto brasileiro de Educação
As Humanidades e o ensino de história
Reducionismo, aligeiramento e (des) qualificação profissional
Currículo ontem e hoje: desafios do ensino de História frente ao “passado recente ou a história próxima”

2 – Sobre o que deve ser realmente essencial

Matriz teórica e concepção de homem e de mundo
Autonomia docente

O professor progressista
Curriculo e compromisso social:
Consciência crítica
Emancipação humana
(Re) alfabetização do olhar histórico
Prioridade e problematização de temas

3 – Sobre o ensino de História (na teoria e prática)

A Escola e a curiosidade
Eficácia?!?
Da curiosidade ingênua à curiosidade epistemológica
Identidade cultural
Conhecendo o educando
Ensinar como possibilidade de intervenção e mudança
Objeto e sujeito da História
Sobre o ciclo gnosiológico
Docência e não-neutralidade
Ética e política

A primeira atividade prática, propriamente dita, após o trabalho e discussões de temáticas listadas acima, foi a produção de uma reflexão centrada no seguinte questionamento:

As ciências nos mostram que não há desenvolvimento sustentado sem o capital social, gerador de inovação, de responsabilidade e de participação cívica. E que a escolarização é a condição fundamental de acesso à cultura, ao sentido crítico, à participação cívica, ao reconhecimento do belo, e ao respeito pelo outro”.

Ref: SILVA, T.T.da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo.

Questão: Tendo como base o texto acima, em aspectos gerais, trace considerações a respeito de como trabalhar o currículo de História como instrumento político emancipatório. Quais seriam os pressupostos básicos necessários para a promoção da emancipação humana?

Bom trabalho!

Na sequência postaremos as produções na Plataforma Moodle (laboratório de informática).

Ao final da manhã, cursistas e formador se dirigiram a sala de informática para postagem dos textos produzidos, em mais um momento de “exercício” da utilização da plataforma criada e implantada pelo Setor (WWW.capacitapalhoca.com), sob a orientação do professor e do responsável pela área de informática.

Esta atividade foi desenvolvida de forma individual, posteriormente sendo socializada. Por meio desta, podemos - ministrante e cursistas - obter o start para os trabalhos do período vespertino. Escutar a leitura das respostas dos cursistas possibilitou um melhor conhecimento da escrita, da reflexão e das matrizes teóricas de cada um (fatores que influenciam no processo de ensino-apredizagem dos mesmos). Os colegas interagiram e cada texto produzido trouxe reflexões de extrema importância para construção de um quadro – no período vespertino - com os principais pontos de cada texto e posteriormente observar os pontos de convergência e divergência.

O último bloco/momento do encontro de formação foi intitulado de “Oficinas de Ensino de História – para pensar a Educação”. Questões práticas de ensino foram discutidas com ênfase em metodologias que privilegiam o uso da música, da poesia e dos textos como facilitadoras do processo ensino aprendizagem em História. Teoria e prática se uniram para que o encontro tivesse um caráter mais substancial, trazendo questões de base epistemológica, porém sem perder o foco do chão-de-escola. Acredito que obtivemos êxito.
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1. Graduado - História - licenciatura e bacharelado – UFSC (Turma 98.2)

Pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos – CEFET/SC (2007)
Mestrando – Linha Formação de Educadores – CED/UFSC (desenvolvendo pesquisa sobre epistemologia e política nas pesquisas sobre formação continuada em História, período 2000 - 2010)
Professor - capacitador na área de História desde 2009 – SME/Palhoça/SC

2. Trata-se de material e curso direcionados ao Ensino de História em sua dimensão teórica e prática. O encontro foi organizado a fim de esgotar uma parte do que foi proposto, ficando a parte final para ser trabalhado no encontro de número três. A dinâmica de trabalho é baseada na sistematização e exposição das temáticas pelo ministrante, levando em conta a participação efetiva dos cursistas, sem a qual o objetivo final não poderia ser obtido com sucesso (construção de conhecimento; debates, atividades de reflexão, exposição de idéias, discussões temáticas, atividades no laboratório de informática).