sexta-feira, setembro 09, 2011

Pró Letramento - Matemática - 21° encontro por Karina Z Jacomelli A

No dia 06/09/11 aconteceu, na Faculdade Municipal de Palhoça, o último encontro presencial do curso Pró-Letramento em Matemática. O fascículo 8 titulado como “Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais” e que solicita a montagem de um portfólio, continua a ser desenvolvido à distância.

O primeiro momento foi dedicado a socialização. Cada professor apresentou as atividades, já concluídas ou não, do seu portfólio. Essa apresentação permitiu a cada professor conhecer quais atividades foram selecionadas pelos seus colegas e muitos dos detalhes de suas aplicações que, na maioria das vezes, não são transcritas para o papel. Além disso, pudemos ver um olho brilhando, uma voz cheia de satisfação, um rosto exclamativo por alguma descoberta, enfim, comportamentos que mostram que o trabalho valeu à pena, por mais difícil que tenha sido.

Dentre todas as colocações, temos:

- A de uma professora que descobriu que seus alunos de 5° ano não sabiam lidar com problemas. E esses problemas, para ela, eram simples e impossíveis de não serem resolvidos. Essa descoberta resultou na ideia de criar um projeto, voltado para a resolução de problemas, para contribuir na aprendizagem de seus alunos.

- A de uma turma de 1° ano que construiu uma paródia cantada como resultado de um dos problemas solicitados. Cada palavra dessa paródia foi escrita pela professora com a ajuda de seus alunos. Também, essa mesma turma foi incentivada a elaborar seus próprios problemas partindo de um projeto da vigilância sanitária.

- A surpresa de um professor quando propôs o jogo Kalah à sua turma. O professor levou este jogo aos seus alunos sem esperanças de obter um bom resultado. Após sua aplicação, perceberam-se os alunos se ajudando, cuidando para obedecer às regras colocadas, criando estratégias diferentes para vencer, entre outros.

- A constatação de que permitir que os alunos falem durante as aulas contribui para o aprendizado na matemática. Além da atenção não ser voltada somente para o professor, os alunos se entendem muito bem entre eles.

O momento seguinte se deu em duas etapas. Primeiro os professores puderam mexer no portfólio de seus colegas para ler as atividades exatamente como foi colocado aos alunos, ver fotos, etc. E em segundo, escreveram um texto colocando o que esta dinâmica referente aos portfólios trouxe de positivo para sua prática profissional.

O encontro termina com uma despedida dos momentos presenciais. Faço questão de reforçar que foi um prazer enorme conviver com vocês, professores cursistas, todo esse tempo. Agradeço por toda a experiência profissional que vocês me proporcionaram e, claro, pela paciência, parceria, confiança, respeito, enfim, por tudo! Contem comigo sempre!


Professoras (da esquerda para direita): Cecília, Luciana, Maria Goretti, Leandra, Karina e Marlene. Prefessores (da esquerda para direita): José e Paulo.

..........................
Professora Jacqueline ............................ Professora Suelen

........................
Professora Áurea .......................................... Professora Patrícia