sexta-feira, maio 08, 2009

2º Encontro de Matemática – GESTAR II

Resultado do 2º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 17/04/2009.



Estavam presentes cinco dos sete professores inscritos no GESTAR II. Este foi sobre a unidade 01 do TP1 realizada pela sessão coletiva 1. Todas as atividades foram consideradas, vejamos alguns dos resultados:

A primeira atividade, referente ao índice de massa corporal, gerou muita discussão. A principal delas foi ao “perigo” de levar este exercício para sala de aula, haja visto que alguns alunos podem implicar com outros sobre o “ser gordo”. Na seqüência desta discussão foi comentada a idéia de trabalhar o tema alimentação com os alunos para esclarecimentos quanto ao uso da fórmula, que não serve para qualquer idade ou para qualquer tipo de pessoa, e o ser saudável.
Por ser a primeira oficina, não foi pedido aos professores que realizassem as tarefas da unidade 1 do TP1 referente à transposição didática. Porém, as atividades 6 e 7 da sessão coletiva 1 foram modificadas para que pudessem ser realizadas. Vejamos como ficou:

Preparar uma seqüência didática para ser aplicada na sala de aula com base nas atividades 1 e 2 da seção 1 da unidade 1 do TP1 (páginas 17 e 19).
Para ajudar, use a seção 3 (página 37 em diante).
Itens que deve constar nessa seqüência didática: título, objetivos, conteúdos, público alvo, tempo estimado, material necessário, desenvolvimento passo a
passo das atividades propostas e conclusão.
Explicitar a seqüência num cartaz para a apresentação da mesma.

Durante a realização desta tarefa os professores se mostraram interessados e envolvidos. Cada um com suas características, dentre elas, objetividade, facilidade em expor suas dúvidas tanto de conteúdos como didáticas, disposição de sanar as dúvidas de colegas, contribuição com experiências vivenciadas, entre outras.

As seqüências didáticas resultantes foram:


Grupo 01: Cícero e Mariza

Quem come mais?

Objetivos: comparar escalas; Mostrar como comparar escalas; Fazer gráficos; Fazer leitura de gráficos; Trabalhar com números decimais.

Conteúdos: unidade de medidas; escala/razão; gráficos; nNúmeros decimais.

Público alvo: 7ª série

Tempo: 90 minutos

Material: papel A4; régua; lápis de cor; mapas.

Desenvolvimento:
1º passo: colar cartaz com texto ampliado (e se possível com desenho)
2º passo: questionar os alunos sobre o cartaz
3º passo: ler com eles
4º passo: anotação nos cadernos, dos dados do cartaz
5º passo: dividir a sala em duas equipes: um faz gráficos de animais grandes e outra equipe de animais pequenos em escalas diferentes.
6º passo: discutir as maneiras de comparação entre os gráficos.
7º passo: falar e mostrar a proporcionalidade (usar mapas)
8º passo: calcular as razões p/q e compara-las
9º passo: concluir: quem come mais.

Conclusão: os alunos entenderam o que é escala.


Grupo 02: Márcio, Aloísio e Ottoniel

Bafo Matemático

- Cálculo mental
- Medidas dos bichos e percentual de alimentos
- 5ª e 6ª séries
- 45 minutos
- cartas com perguntas
- formação dos grupos e perguntas entre os membros do mesmo grupo
- adquirir habilidades com relação aos cálculos mentais
Exemplos de cartas:
1ª carta: Mediria o hamster em metros, centímetros ou milímetros?
2ª carta: Mediria o urso polar em metros, centímetros ou milímetros?

Terminamos a oficina lembrando qual tarefa todos devem levar para casa (foi feita uma exposição sobre isto no início desta sessão coletiva).


ANEXOS

1) Oficinas no GESTAR II - http://www.megaupload.com/?d=2FFOV7ZE

2) Porque ser gordo não é defeito - http://www.megaupload.com/?d=N9RXX9V1

(Após clicar nos links acima, para acessar estes documentos, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")

1º Encontro de Matemática – GESTAR II

O primeiro momento do encontro foi uma apresentação do projeto para todos os professores presentes de Língua Portuguesa e Matemática. Em paralelo com a apresentação, dúvidas foram levantadas e sanadas. Uma discussão sobre a proposta pedagógica do GESTAR II também foi considerada.
Num segundo momento, os professores foram separados por área. Compareceram nesse primeiro encontro, cinco professores. Todos receberam e conheceram o material oferecido pelo MEC, além de esclarecermos pontos sobre as oficinas a serem realizadas nos encontros.
Para o próximo encontro, foi solicitado aos professores que fizessem a leitura da primeira unidade do primeiro caderno de teorias e práticas.
ANEXOS:
1) Apresentação da proposta GESTAR II - http://www.megaupload.com/?d=2DR925A0
2) Vídeo: Educação e vida - http://www.youtube.com/watch?v=mNlgV5i7um4
(Após clicar n0 link da apresentação da proposta GESTAR II, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")