segunda-feira, novembro 09, 2009

18º encontro de Matemática - GESTAR II

Resultado do 18º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 06/11/2009.

Este encontro começou com a discussão sobre o projeto a ser aplicado em sala de aula. Dúvidas foram esclarecidas, idéias foram apresentadas e todos concordaram que já é possível aplicá-lo em suas escolas.

Na sequência, falamos da unidade 23 do TP6: Alimentação e saúde – Sistemas de Equações Lineares. Brevemente falamos dos conceitos que a unidade apresenta e fomos para uma tarefa da oficina: mobilizando peças feitas com EVA e com duas balanças de dois pratos improvisadas em desenhos, resolver os sistemas:
1) y - x = 2 com y + x = y + 4
2) x + 2y = -1 com x - y = 5

A tarefa possibilitou uma rica discussão sobre o assunto. O exemplo do exercício do livro Imenes e Lellis comentado na unidade ajudou a visualizarmos esta situação em sala de aula. Vejamos fotos desse momento:


Como esse foi o encontro para finalizarmos os cadernos de TPs, fizemos um momento de relatos. Cada professor teve seu tempo para falar como foi participar do curso e o que essa participação trouxe para sua profissão.

Sabemos que em todo trabalho, principalmente em educação, é possível acontecer algumas falhas. Porém, nenhum professor quis ressaltá-las. Essa atitude foi mais uma das inúmeras qualidades que esse grupo tem: ficar somente com as coisas que fizeram bem, que conseguiram aproveitar de maneira positiva. Todos se mostraram satisfeitos com o material, com os encontros e disseram aprender bastante. Vejamos algumas de suas falas (adaptadas):

- No início o curso assustou, mas hoje vemos que é tranquílo e possível usar o material oferecido (resolução de problemas)
- Foi visível a diferença no aprendizado do aluno com a presença do GESTAR
- Ficamos preocupados com o ensino futuro. Isso porque pouquíssimos professores fizeram o curso. Nós iremos trabalhar a matemática com um novo olhar, mas a maioria dos professores da rede municipal não.
Enfim, encerramos hoje as atividades deixando somente o projeto para ser concluído. Foi um curso incrível e eu, como formadora, só tenho a agradecer. Vocês todos (Mariza, Sandra, Ottoniel, Cícero, Aloísio e, mais recentemente, Daniela) me deixaram a vontade e me ensinaram muito. Obrigada pela competência, responsabilidade, alegria, compreensão, por tudo. Contem comigo como colega de profissão sempre. VALEU!