quarta-feira, setembro 09, 2009

Matemática – Sequência didática para o 1º ano do ensino fundamental por Luciana Klöppel Vieira e Deisi Schmitt

Justificativa
Desenvolver a proposta de trabalho envolvendo a idéia de adição dentro de uma seqüência didática que apresentará resultados significativos ao corpo discente, pois todas as atividades planejadas estão interligadas e abrem caminhos para a interdisciplinaridade.
O conteúdo proposto referente a idéia de adição tem a pretensão de fazer que os alunos adquirem informações da ciência matemática que envolvam seus cotidianos e que sejam capazes de transformar essas informações em conhecimento.
No entanto para que isso ocorra com qualidade e sentido, faz-se necessário o educador valorizar e questionar o conhecimento prévio que o aluno possui, transformando-o em conhecimento científico.
Portanto, ao desenvolver o conteúdo referente a idéia de adição é fundamental que ele seja trabalhado primeiramente através da ludicidade, para que em seguida possa buscar estratégias metodológicas, onde os alunos adquiram conhecimentos necessários para solucionar situações problemas com o objetivo de fazer com que os educandos possam resolver questões, analisem as situações, usem tentativas e erros na busca de soluções.
Os professores precisam estar conscientes de que os discentes iniciantes na vida escolar consumirão a maior parte de suas vidas resolvendo os problemas do século XXI.

Titulo: Idéia de adição

Objetivo geral: Compreender e solucionar situações problemas que envolvam a idéia de adição no seu cotidiano, ou seja, no meio em que esta inserida.

Objetivos específicos
· Resolver situações problemas de adição;
· Compreender a idéia de adição;
· Distinguir o sinal que corresponde a adição;
· Criar situações problemas de adição condizente com sua realidade;
· Desenvolver a leitura e a escrita;
· Desenvolver o raciocínio lógico da matemática;
· Identificar a mão direita e a mão esquerda (lateralidade);
· Adquirir prazer e habito de leitura através de testos musicais;
· Organizar os elementos dos conjuntos e sequentemente formar agrupamentos.
Conteúdos a serem trabalhados
: Adição; Situações problema; Operação de adição; Formular situações problemas coletivamente.

Público alvo: 1º ano séries iniciais do ensino fundamental

Tempo estimado para aplicação: uma semana letiva

Materiais a serem utilizados: Painel de números, dados, boliche, palitos, tampas de garrafas, quadro de giz, folhas de papel ofício e apostila (SEU).
Estratégia


1º Passo – Analisar o conhecimento prévio dos alunos.

Roda de conversa
Questionar os alunos sobre o tema que irá ser abordado (idéia de adição), perguntar se alguém já ouviu falar sobre o significado de adicionar.
Na sequência pedir para que cada um dos alunos faça a contagem de seus dedos de mão direita e em seguida da outra mão.
Posteriormente pedir para que juntem as duas mãos e façam à contagem e informem o resultado. Partindo das respostas obtidas dos alunos, aponta-se que este resultado final da contagem através da junção das mãos, significa adição.

2º Passo

Desenvolver o painel das mãos exposto na sala de aula, e fazer a contagem individual de cada dedo, de um a dez, das respectivas mãos.
Criar várias situações problemas com os dedos envolvendo a adição. Exemplo: 02 dedos + 05 dedos, ...

3º Passo – brincando com dados

Brincar com dados envolvendo números, em duplas, cada aluno jogará o dado e falará o número em que o dado parou, após a jogada de cada aluno, terão que adicionar as duas jogadas e dar o resultado final.
Cada dupla terá que fazer seu registro para mostrar ao grande grupo.

4º Passo – brincando com boliche

Consiste em levar os alunos no pátio da escola para jogar boliche, mas antes serão fornecidas as regras do jogo. Cada garrafa de boliche terá um valor correspondente, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 5, 7, 8 e 9.
O aluno irá jogar a bola, as garrafas que ele derrubar será feita a somatória, esta soma poderá ser feita com palitos, tampas de garrafas,...
O aluno que fazer maior pontuação, ao final de sua jogada será considerado o vencedor.

5º Passo

Após todas estas brincadeiras, retorna-se para a sala de aula, propõe-se aos alunos a criação de situações problemas envolvendo a adição.
Todos os problemas serão registrados no quadro onde o educador é o escriba. Após os registros, os alunos copiarão em seus cadernos, para que possam solucioná-los mediante desenhos.

6º Passo

Resolver algumas situações problema, criadas pelo professor, envolvendo a ideia de adição.
Situações Problema:
Represente as idéias dos problemas com desenhos.
1 – Júlio foi jogar boliche. Na primeira jogada derrubou 4 garrafas. Na segunda jogada, derrubou 5 garrafas. Quantas garrafas foram derrubadas por Júlio?

2 – Brenda e Ana gostaram da brincadeira de boliche e começaram participar. Brenda jogou a bola e caíram 5 garrafas. Ana jogou e derrubou 3 garrafas. Quantas garrafas foram derrubadas por Brenda e Ana?

3 – Ian, que também gosta de boliche, ao jogar a bola, ela passou distante das garrafas. Como você representaria essa situação?

7º Passo
Apresentar o sinal da operação de adição “+”.

8º Passo
Trabalhar com atividades envolvendo adição proposta pelo Sistema UNIBRASIL.
Exemplos em anexo.

Avaliação

O processo de avaliação dentro da sala de aula de ser analisado e observado de forma criteriosa, pois nessa proposta metodológica trabalha-se com a individualidade de cada um dos alunos, onde cada qual apresenta um diferencial no aprender.
Nesse sentido o método avaliativo precisa ser visto do ângulo macro e micro do processo de aprendizado, ou seja, faz-se necessário considerar desde o desenvolvimento das capacidades individuais de cada aluno com relação a absorção de conceitos, procedimentos e atitudes.
Os educadores precisam entender que a avaliação não pode ser considerada como momento final de ensino, mas que deve inicia-se quando os alunos demonstram seus conhecimentos prévios, que continua a se evidenciar durante todo transcurso da vida escolar.
Assim se pode dizer que a avaliação se constitui a partir do resultado, tanto do acompanhamento continuo e sistemático pelo professor, como de momentos específicos de formalizações. Dessa forma levará a compreensão se as metas de formação de cada etapa tiveram os seus objetivos alcançados.

Referências bibliográficas

GABARDO, Carmem Lucia et al. Coleção Caminhos – Curitiba: Editora Base, 2007.
MENEGHELLO, Marinez & Passos Ângela. De Olho no Futuro – Matemática, 1º ano. São Paulo 2008.
MILANI, Estela et al. Projeto Conviver. Matemática 1º ano. São Paulo 2008.


ANEXO: http://www.megaupload.com/?d=UIWZZ9HU

(Após clicar no link acima, para acessar o documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")