quarta-feira, novembro 17, 2010

Matemática 5ª à 8ª série - Oficina sobre O GeoGebra por Karina Z Jacomelli A

No dia 16/11/10 aconteceu na EBP Reinaldo Weingartner mais uma oficina de matemática com os professores das séries finais do ensino fundamental. Como principal objetivo do encontro tínhamos a apresentação e o contato com o software GeoGebra visando sua utilização em sala de aula. Para tanto, a oficina foi organizada em quatro etapas:
(1) uma exposição sobre o GeoGebra para que todos pudessem conhecê-lo;
(2) um momento de contato com o software, sem orientações, para que os professores pudessem explorar as ferramentas que quisessem e para tirar dúvidas;
(3) resolução de quatro tarefas (em anexo) por meio do software GeoGebra, uma para cada série final do ensino fundamental
(4) avaliação da oficina
A primeira etapa foi realizada pelo professor de matemática e informática da rede, Dyan Carlo Pamplona. O professor nos mostrou como funcionam muitas das ferramentas do software com inúmeras possibilidades de aplicação em sala de aula. Ainda, tirou dúvidas que surgiam como o que fazer para salvar um arquivo construído pelo aluno a fim de realizar avaliações e como instalar o GeoGebra em nossas casas para que possamos preparar futuras aulas. Por fim, ao visitar o site www.geogebra.org indicado pelo Dyan pudemos conhecer um leque de possibilidades para utilizarmos o software em sala de aula.
A segunda etapa, na verdade, aconteceu junto com a primeira. Por isso, o tempo dedicado para esta foi aproveitado para esclarecimento de dúvidas individualmente. Interessante foi o fato de que os professores procuraram não reforçar as ferramentas apresentadas anteriormente, mas explorar aquelas da qual nem foi falada.
O que foi previsto para a resolução das quatro tarefas foi oferecer uma por uma, ou seja, todos receberiam a primeira delas (reta, segmento de reta e semi-reta) e quando terminassem receberiam a segunda (teorema de Tales). Mas não foi bem assim que aconteceu. Devido ao pouco tempo foi preciso entregar, por exemplo, a segunda tarefa sem termos terminado a primeira. O tempo insuficiente para a realização desta etapa foi o ponto apontada como negativo na avaliação feita pelos professores no final do encontro. De fato, um encontro para ser realizado na sala de informática precisa de mais tempo, uma tarde não foi suficiente.
Durante a resolução das tarefas os professores se comportaram como alunos, o que era esperado. Isso porque o software além de ser uma ferramenta nova e, talvez, desconhecida para o professor, as tarefas oferecidas era para alunos de 5ª a 8ª séries. Assim, ao mesmo tempo em que estavam conhecendo o GeoGebra, estavam imaginando como aquela tarefa seria recebida pelo seu aluno na escola. A seguir, destaco dois desses comportamentos esperados:
- não se contentar com ícones considerados simples por realizar diretamente o que se quer como, por exemplo, encontrar o ponto médio de um segmento para desenhar o telhado da casa solicitada. Esse comportamento é muito positivo tanto pela diversidade de resoluções encontradas como pela possibilidade de trabalhar conceitos matemáticos não previstos para aquele momento.
- não realizar alguns itens da tarefa por concluir sua resposta nos itens anteriores. Por exemplo, na tarefa 1 e no item g foi pedido que desenhassem uma casa utilizando somente retas e foi questionado se isso era possível. O professor desenhou e respondeu. Para os itens h e i em vez de utilizarem retas só poderiam utilizar segmentos e semi-retas. Nesse caso o desenho não foi feito por prever o que aconteceria no item g. Esse comportamento destaca todos aqueles que têm facilidade de generalizar, pois conseguem observar o que vai acontecer sem precisar constatar antecipadamente.
Por último, os professores fizeram uma avaliação do encontro destacando os pontos positivos, os negativos e dando sugestões para futuros encontros. O ponto negativo a ser destacado foi comentado anteriormente. As sugestões dadas foram: mais oficinas com mais horas, mais sobre a sala de informática com professores de informática presentes, novas formas de ministrar aula também sem o apoio da informática, tratar de trigonometria e do teorema de Pitágoras. Os pontos positivos podem ser lidos abaixo:


Agradeço a todos os professores pela participação. Pudemos constatar que na sala de informática a curiosidade é um item interessante e que, mas particularmente com o GeoGebra, isso permite trabalhar muito mais conceitos do que o previsto. Deixo meu agradecimento especial ao professor Dyan que me atendeu sempre que solicitei e que fez do encontro o sucesso que foi.
Fotos:



Anexo:
Sequência didática do encontro incluindo as tarefas propostas: http://www.megaupload.com/?d=NMSNW1O0

(Após clicar no link acima, para acessar o documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")