sexta-feira, novembro 12, 2010

Matemática 1° ano à 4ª série - Oficina sobre O conceito de Fração por Karina Z Jacomelli A

No dia 11/11/2010, na Faculdade Municipal de Palhoça – FMP aconteceu mais uma oficina na área de Matemática com professores das séries iniciais do ensino fundamental. Neste dia o tema foi “O conceito de fração” e tinha por objetivo refletir, enquanto professor, sobre a introdução do conceito de fração por meio dos diferentes significados: parte de uma figura ou objeto, operador multiplicativo, quociente, número e razão.
No primeiro momento foi proposto um confronto entre professores e o conceito de fração por meio de um questionário. Antes de qualquer discussão, todos puderam ressaltar suas incertezas, dificuldades, medos, juntamente com situações vivenciadas pelos mesmos em sala de aula. Foi um momento importante que trouxe resultados positivos.

Na sequência, foram discutidas diversas questões relacionadas ao conceito de fração e seus diferentes significados partindo da resolução dos professores presentes no questionário. Muitas dúvidas foram colocadas, discutidas e sanadas.
Segundo os professores participantes, as oficinas oferecidas deveriam acontecer muitas vezes durante o ano, pois elas trazem muitos pontos positivos. Nesta última referente ao conceito de fração foram destacados alguns pontos, entre eles temos a contribuição no trabalho pedagógico enquanto professor, a visualização de diferentes maneiras de se resolver uma mesma situação problema e a socialização de teorias e práticas entre os professores presentes.


Voltando ao questionário. Vários pontos observados durante a discussão inicial dos professores são importantes e interessantes. Porém, destaco neste momento dois deles. O primeiro refere-se à fração com o significado parte de uma figura ou objeto que foi trabalhado por meio da seguinte situação:
Responda qual a fração que representa as partes pintadas de cada figura. Justifique sua resposta.


Nos itens (c) e (d) as partes pintadas não apresentam a mesma área. Mesmo tendo feito esta constatação os mesmos professores resolveram de forma diferente estes dois itens da questão. Para o item (c), alguns professores representaram a parte pintada por 2/3. Acredito que isso vem de encontro com a crença de que exercícios matemáticos sempre têm uma resposta e que esta precisa ser numérica. Ao mesmo tempo, para o item (d), consideraram a área maior como sendo o dobro da área menor referente às partes da figura. Ou seja, enquanto numa situação o professor mexe na figura para que a representação por fração seja possível, na outra nada é feito.
O segundo ponto surgiu da questão: Identifique as frações 1/2, 11/4, 18/3 e 4 3/5 na reta numérica abaixo:

Esta questão que teve o objetivo de trabalhar a fração como número foi a mais difícil para os professores. O que já era esperado já que este significado quase não é considerado nas salas de aula, mais particularmente nas séries iniciais. Dessa forma, dois fatos ocorreram: a questão ficou em branco depois de uma plausível discussão e a reta desenhada foi considerada um todo referência para a aplicação da fração com o significado parte de uma figura ou objeto, ou seja, a fração 1/2 foi interpretada como metade da reta desenhada independente da graduação.
Agradeço a todos os professores pela grandiosa participação. Todos se envolveram e aproveitaram com muita dedicação das atividades e discussões. Deixo registradas suas sugestões enquanto conteúdos curriculares para futuros encontros: resolução situações problemas, o uso de material concreto ou construção de material pedagógico, levar em conta o cotidiano da sala de aula, pensar nas crianças com deficiência, repetir fração, números decimais, divisão com material dourado, sistema de medidas e quatro operações.
Fotos:


Anexos:
1) Apresentação em power point: http://www.megaupload.com/?d=0DPOYAFN
2) Lista de exercícios: http://www.megaupload.com/?d=DX6MM3MB
(Após clicar nos links acima, para acessar os documentos, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")