No dia 11/11/2010, na Faculdade Municipal de Palhoça – FMP aconteceu mais uma oficina na área de Matemática com professores das séries iniciais do ensino fundamental. Neste dia o tema foi “O conceito de fração” e tinha por objetivo refletir, enquanto professor, sobre a introdução do conceito de fração por meio dos diferentes significados: parte de uma figura ou objeto, operador multiplicativo, quociente, número e razão. No primeiro momento foi proposto um confronto entre professores e o conceito de fração por meio de um questionário. Antes de qualquer discussão, todos puderam ressaltar suas incertezas, dificuldades, medos, juntamente com situações vivenciadas pelos mesmos em sala de aula. Foi um momento importante que trouxe resultados positivos.



Voltando ao questionário. Vários pontos observados durante a discussão inicial dos professores são importantes e interessantes. Porém, destaco neste momento dois deles. O primeiro refere-se à fração com o significado parte de uma figura ou objeto que foi trabalhado por meio da seguinte situação:
Responda qual a fração que representa as partes pintadas de cada figura. Justifique sua resposta.

Nos itens (c) e (d) as partes pintadas não apresentam a mesma área. Mesmo tendo feito esta constatação os mesmos professores resolveram de forma diferente estes dois itens da questão. Para o item (c), alguns professores representaram a parte pintada por 2/3. Acredito que isso vem de encontro com a crença de que exercícios matemáticos sempre têm uma resposta e que esta precisa ser numérica. Ao mesmo tempo, para o item (d), consideraram a área maior como sendo o dobro da área menor referente às partes da figura. Ou seja, enquanto numa situação o professor mexe na figura para que a representação por fração seja possível, na outra nada é feito. O segundo ponto surgiu da questão: Identifique as frações 1/2, 11/4, 18/3 e 4 3/5 na reta numérica abaixo:

Agradeço a todos os professores pela grandiosa participação. Todos se envolveram e aproveitaram com muita dedicação das atividades e discussões. Deixo registradas suas sugestões enquanto conteúdos curriculares para futuros encontros: resolução situações problemas, o uso de material concreto ou construção de material pedagógico, levar em conta o cotidiano da sala de aula, pensar nas crianças com deficiência, repetir fração, números decimais, divisão com material dourado, sistema de medidas e quatro operações. Fotos:
Anexos:
1) Apresentação em power point: http://www.megaupload.com/?d=0DPOYAFN
2) Lista de exercícios: http://www.megaupload.com/?d=DX6MM3MB
(Após clicar nos links acima, para acessar os documentos, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")