domingo, agosto 16, 2009

2º Encontro de Matemática da equipe multidisciplinar - 1º ano a 4ª série

Nosso grupo multidisciplinar realizou no dia 12/08/09, o segundo encontro com professores que lecionam para o 1º e 2º anos e para a 2ª, 3ª e 4ª séries do ensino fundamental da rede municipal.
Esse encontro foi no período integral e tinha como principal atividade a apresentação das sequências didáticas elaboradas por esses professores. Além disso, um momento foi dedicado para conversarmos sobre assuntos do qual os professores do primeiro encontro relataram num questionário que sentiam dificuldades de compreender e/ou de lecionar. Na disciplina de matemática tiveram presentes 16 professores e 7 sequências didáticas elaboradas.
Na parte da manhã, todos os participantes ouviram o professor gerente Jair Joaquim numa abertura do encontro. Em seguida, foram todos divididos por disciplina para apresentarem as sequências didáticas que elaboraram. Em matemática tivemos:
- Uma sequência didática sobre Gráficos utilizando dados dos alunos para o 1º ano, elaborada pelas professoras Giane, Tathiana e Rosimar do CAIC.
- Uma sequência didática sobre Frações utilizando um livro paradidático e o tangram para a 4ª série, elaborada pela professora Sueli do CAIC.
- Uma sequência didática sobre Frações utilizando retângulos de cartolina para a 3ª e 4ª séries, elaborada pela professora Lucilene do Morretes II.
- Uma sequência didática sobre o Sistema Monetário Brasileiro utilizando o pedágio para a 3ª série, elaborada pela professora Marizete do Grupo Escolar Profª Francisca Raimunda.
- Uma sequência didática sobre Resolução de problemas utilizando a literatura para a 3ª série, elaborada pela professora Rosimeri do Neri.
- Uma sequência didática sobre a Idéia de adição utilizando o lúdico para o 1º ano, elaborada pela professora Luciana do Najla.
- Uma sequência didática sobre Multiplicação utilizando a tábua da multiplicação para a 2ª série, elaborada pela professora Margarete do CAIC.
Durante a apresentação, os professores colaboraram relatando suas experiências, oferecendo dicas, conversando sobre os momentos em sala de aula (voltado para os alunos), fazendo questionamentos, entre outros.
Na parte da tarde, num primeiro momento, falamos sobre o Sistema de numeração decimal e sobre Frações. Nossa conversa foi voltada para este assunto em sala de aula, ou seja, o que é importante que nosso aluno compreenda e que cuidados, nós professores, devemos tomar para tal. Foi um momento muito rico e proveitoso. O material apresentado está anexado abaixo.
A tarde terminou com o grande grupo reunido para ouvir um professor de cada disciplina apresentar sua sequência didática.
Pude constatar que temos professores na rede municipal com muita disposição, responsabilidade, com muita vontade de que nossa educação realmente melhore, professores que não tem medo de tentar o novo. Parabéns a todos vocês e que nosso próximo encontro seja tão maravilhoso quanto este.
ANEXOS:
1. Slides sobre Frações - http://www.megaupload.com/?d=SKRB7GE8
2. Slides sobre Sistema de numeração - http://www.megaupload.com/?d=ONNMIH41
3. Vídeo: Aprendendo a explicar (2ª série) - http://www.youtube.com/watch?v=WMoCkpPHKQA
4. Vídeo: Escrevendo os números (1ª série) - http://www.youtube.com/watch?v=J_KbaWN1Mu0
5. Vídeo: Problemas com frações - http://www.youtube.com/watch?v=jnHcF46RtBo
(Após clicar nos links 1 e 2 acima, para acessar os documentos, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")

4º Encontro de Matemática da equipe multidisciplinar - 5ª a 8ª séries

1. Título: Sequência didática e Portfólio
2. Objetivos:
- Socializar uma sequência didática escrita pelos professores que foi solicitada no encontro anterior;
- Discutir o que é sequência didática e portfólio para o grupo multidisciplinar;
- Estudar sequências didáticas publicadas pela revista Nova Escola;
3. Conteúdos/Assuntos: Conteúdos matemáticos diversos (do ensino fundamental), sequência didática e portfólio.
4. Público: professores de matemática da rede municipal de Palhoça
5. Tempo estimado: 3 horas
6. Material necessário: Equipamentos para projeção de slides, caixa de som, tarefa do encontro anterior, caneta e bloco para anotações.
7. Desenvolvimento: os documentos utilizados e comentados estão em anexos.
8. Avaliação/Resultados
Nosso quarto encontro aconteceu no dia 13/08/09 na Escola Básica Prefeito Reinaldo Weingartner e contou com a presença de cinco professores. Novamente uma representação de menos de 50% do quadro de professores que o município de Palhoça tem atualmente. Mas, como já havia relatado, essas pessoas que compareceram estão se dedicando e compartilhando com muita responsabilidade todos os momentos oferecidos. São pessoas que merecem todo nosso respeito, dedicação e admiração.
Como havia sido combinado, falamos sobre Sequências didáticas e Portfólio. Foi tranquilo para os professores essa exposição por todos terem noção do que se tratava. Inclusive, dos cinco professores, dois já haviam feito suas sequências didáticas e puderam apresentá-la para o grupo. Pudemos conhecer duas sequências didáticas, elaboradas para nossa realidade, sobre Frações propostas para a 5ª série e uma sobre Álgebra proposta para a 7ª série.
Algumas sequências didáticas da Nova Escola foi oferecida para os professores poderem analisar. As edições entregues foram:
- Dezembro 2007 – nº 208 – ano XXII – páginas 46 a 49;
- Abril 2009 – nº 221 – ano XXIV – páginas 48 a 51;
- Dezembro 2008 – nº 218 – ano XXIII – páginas 58 e 59;
- Janeiro/fevereiro 2008 – nº 209 – ano XXIII – páginas 59 a 61;
- Junho/julho 2008 – nº 213 – ano XXIII – páginas 68 a 71;
- Janeiro/fevereiro 2009 – nº 219 – ano XXIV – páginas 60 a 63;
- Março 2008 – nº 210 – ano XXIII – páginas 72 a 75 e 86 a 87.
No próximo encontro, todos se comprometeram em relatar as experiências ao aplicar essa metodologia em sala de aula. Após o intervalo, terminamos o encontro após os professores de todas as disciplinas assistiram a um vídeo.