quarta-feira, maio 27, 2009

3º Encontro de Matemática da equipe multidisciplinar – 5ª à 8ª série

1. Título: Proposta Pedagógica Municipal (PPP) - Metodologias e Avaliação
2. Objetivos:
- Ressaltar na Proposta Pedagógica Municipal trechos explícitos e implícitos que tratam de Metodologias de ensino;
- Discutir sobre Avaliação em matemática;
- Relatar experiências vivenciadas pelos professores participantes.
3. Conteúdos/Assuntos: Proposta Pedagógica Municipal (PPP), Modelagem Matemática, Etnomatemática, Projetos, Resolução de Problemas e Avaliação.
4. Público: professores de matemática da rede municipal de Palhoça
5. Tempo estimado: 3 horas
6. Material necessário: Equipamentos para projeção de slides, caixa de som, cópias do 3° e do 4° encontro, caneta e bloco para anotações.
7. Desenvolvimento: os documentos utilizados e comentados estão em anexos.
8. Avaliação/Resultados:
Nosso terceiro encontro aconteceu no dia 27/05/09 e contou com a presença de seis professores. Um número considerado baixo, já que isso representa menos de 50% do quadro de professores que o município de Palhoça tem atualmente. Porém, essas pessoas que compareceram estão se dedicando e compartilhando com muita responsabilidade todos os momentos oferecidos. São pessoas que querem crescer junto com seus alunos e, por isso, merecem meus parabéns!
Primeiramente fizemos uma discussão sobre metodologias. Foram destacadas da Proposta Pedagógica Municipal frases que indicavam uma possibilidade de trabalhar com História da Matemática, Etnomatemática, Modelagem Matemática, Resolução de problemas e Projetos. Cada uma dessas metodologias foi conceituada, exemplificada e conversada entre os presentes. Muitas experiências foram relatadas nesse momento tornando-o rico e agradável.
Posteriormente, falamos de avaliação. O texto sugerido para leitura fala brevemente sobre o assunto, pois ele prioriza formas de avaliar momentos diferentes, ou seja, momentos em que o que está sendo avaliado não é somente o conhecimento científico.
Terminamos o encontro, pois infelizmente tivemos mais do que um imprevisto e muitas ações foram deixadas, com alguns professores falando sobre seu trabalho em sala. Experiência incrível! Ouvir o que os outros têm de bom nos dá incentivo para continuar tentando buscar uma melhor educação.
ANEXOS:
1) Proposta Curricular de Palhoça - http://www.megaupload.com/?d=82LFTU8U
3) Minha experiência vivenciada (Doces frações) - http://www.megaupload.com/?d=SQ5RT6EO
4) Sequência didática e portfólio - http://www.megaupload.com/?d=NN1IIONQ
5) Exemplos de Modelagem Matemática:
5.3) Calçamentos de ruas - http://www.megaupload.com/?d=21KIA9N3
5.4) Consumo de águas - http://www.megaupload.com/?d=U06BGHMZ
6) Vídeo: "O problema não é meu" - http://www.youtube.com/watch?v=AiGV_Jdl6Gs