domingo, julho 12, 2009

Avaliação do décimo primeiro encontro Gestar II - Língua Portuguesa

Neste encontro, direcionamos nossa discussão em torno dos procedimentos linguísticos que permitem fazer de um texto, um texto bem constituído. Para tanto, examinamos como alguns termos ou palavras formam mecanismos textuais, conhecidos como coesão textual. Tornou-se claro, ao longo do debate, que a ligação entre esses termos é responsável pela a articulação de sentidos de cada parte que constitui o texto. Podemos comparar a coesão à linha que costura os tecidos. Assim, dissemos que os mecanismos de coesão linguística tem a função de transformar ideias e palavras em textos.
Ainda, nesta discussão acerca da coesão, resgatamos a relevância da coerência textual para a manutenção da continuidade significativa do texto. Enfatizamos, também, que tanto a coesão como a coerência são responsáveis pela interpretação significativa e coerente de um texto.
Com a intenção de trabalharmos, de forma mais consistente, os elementos coesivos decidimos discutir algumas atividades do TP 5, especialmente as da seção 1: marcas de coesão. Mais adiante destacamos, na seção 2, os elos coesivos. E, para finalizar, propomos uma discussão do "Ampliando Nossas Referências" que aborda algumas questões importantes sobre a coesão textual.