segunda-feira, junho 29, 2009

Avaliação Gestar II - Língua Portuguesa por Jair J Pereira

Chegamos ao nono encontro do Programa de Formação Continuada Gestar II. Até aqui o que se pode afirmar, com toda certeza, é que os professores-cursistas entenderam a proposta, porque os resultados em sala de aula já estão surpreendendo a todos.
Muitos profissionais que iniciaram o Curso desmotivados, hoje sentem prazer em participar das atividades, inclusive sugerindo que essa ideia de discussão em grupo seja mantida para os próximos anos. É gratificante acompanhar a mudança na prática pedagógica de nosso professor. Talvez esteja aí, a grande contribuição do Gestar II aos professores de Língua Portuguesa.
Acreditamos que é a partir da troca constante de experiências que construiremos uma identidade para o ensino de língua materna na rede municipal de Palhoça.
Desfios são enormes, mas percebemos através da criatividade e da ousadia de nosso professor que é possível uma metodologia de ensino diferente, que seja capaz de contemplar o mundo de vivências de nosso aluno. Mesmo que para isso seja necessário romper com paradgmas.
A avaliação que se pode fazer desses nove encontros é muito positiva. O grupo de Língua Portuguesa composto por dez profissionais criou vínculos com a proposta do Programa. E com isso, não há espaço para pessimismo. Percebe-se, sim, um compromisso muito forte com os ideais de mudança.
Ainda, vale destacar que todo o material de nossa discussão, bem como a produção do professor-cursita e do aluno serão publicados no caderno pedagógico que será disponibilizado a toda a rede municipal de Palhoça.