Esse discurso relatado acima resume a conversa provocada pela leitura do texto “O Tratamento da Informação e a Aprendizagem” (em anexo). O tratamento da informação é um tema a ser desenvolvido na disciplina de matemática e de igual importância, quando comparados com os outros três temas (espaço e forma, grandezas e medidas, números e operações/álgebra e funções).
O encontro seguiu com a resolução, em grupos, de cinco tarefas. Cada tarefa sugere a leitura de um pequeno texto informativo, referente ao assunto a ser tratado. Com isso, os professores realizaram a leitura deste pequeno texto e, após uma breve discussão, resolveram a tarefa.
Vejamos cada uma delas a seguir.

De imediato foi feita uma lista de possibilidades para a dupla de sabores. Um dos grupos, num primeiro momento, não considerou o fato de algumas destas duplas serem iguais: chocolate/morango e morango/chocolate. Mas, logo em seguida, este fato foi observado. O mais interessante desta tarefa, foi observar que ninguém utilizou a árvore de possibilidades. Por isso, o registro por meio da árvore de possibilidades foi relembrado como uma possibilidade de estratégia de resolução e, de fácil compreensão para alunos das séries iniciais.
O fascículo “Frações” foi relembrado nesta tarefa, uma vez que a chance para se obter um número maior que 3 pode ser representado por uma fração, quando esta tem o significado de razão. Com isso, três opções foram dadas: ½, 3/6 e 50%. Ainda, uma das respostas mostradas foi: 3 opções. Esse tipo de resposta não considera a informação referente ao total de possibilidades e é muito comum acontecer com nossos alunos.
É de comum acordo que a opção para as anotações de João não facilita a visualização das informações, e que uma tabela seria melhor. Porém, não é qualquer tabela que facilitará a leitura dessas informações. Esse fato foi observado quando uma professora começou assim:
Apesar de essa opção ser mais organizada do que a de João, temos uma tabela melhor, não somente por evitar a repetição das palavras cachorros-quente, hambúrgueres e churrasquinhos, mas também por visualizar as informações por lanches e não por meses:


Outras informações não contempladas no gráfico foram levantadas como, por exemplo, ter mais mulheres que homens na fase adulta.

Ainda, um momento foi dado para a elaboração do relatório referente ao fascículo anterior, Grandezas e Medidas. Durante a elaboração deste relatório, feita em grupos, os professores puderam ressaltar dificuldades de conteúdos relacionadas ao fascículo. Como exemplo, temos a mudança de unidades de medidas de comprimento – escrever 3,5 metros em centímetros.