quarta-feira, julho 06, 2011

Pró Letramento - Matemática - 16° encontros por Karina Z Jacomelli A

O 16° encontro do curso pró-letramento destacou o Tratamento da Informação como uma temática necessária para nossas salas de aula. Para conseguirmos compreender bem todas as informações constantemente divulgadas nos meios de comunicação como a televisão, jornais, revistas, e, principalmente, a Internet, precisamos de mecanismos que nos auxiliem a coletar, organizar, comunicar e interpretar dados utilizando diversos tipos de registros, tais como gráficos e tabelas. Por isso, é tão importante que a criança desde o início do processo do letramento esteja em contato com instrumentos que a ajudem a fazer uma boa leitura do mundo que a cerca.

Esse discurso relatado acima resume a conversa provocada pela leitura do texto “O Tratamento da Informação e a Aprendizagem” (em anexo). O tratamento da informação é um tema a ser desenvolvido na disciplina de matemática e de igual importância, quando comparados com os outros três temas (espaço e forma, grandezas e medidas, números e operações/álgebra e funções).

O encontro seguiu com a resolução, em grupos, de cinco tarefas. Cada tarefa sugere a leitura de um pequeno texto informativo, referente ao assunto a ser tratado. Com isso, os professores realizaram a leitura deste pequeno texto e, após uma breve discussão, resolveram a tarefa.

Vejamos cada uma delas a seguir.



De imediato foi feita uma lista de possibilidades para a dupla de sabores. Um dos grupos, num primeiro momento, não considerou o fato de algumas destas duplas serem iguais: chocolate/morango e morango/chocolate. Mas, logo em seguida, este fato foi observado. O mais interessante desta tarefa, foi observar que ninguém utilizou a árvore de possibilidades. Por isso, o registro por meio da árvore de possibilidades foi relembrado como uma possibilidade de estratégia de resolução e, de fácil compreensão para alunos das séries iniciais.


O fascículo “Frações” foi relembrado nesta tarefa, uma vez que a chance para se obter um número maior que 3 pode ser representado por uma fração, quando esta tem o significado de razão. Com isso, três opções foram dadas: ½, 3/6 e 50%. Ainda, uma das respostas mostradas foi: 3 opções. Esse tipo de resposta não considera a informação referente ao total de possibilidades e é muito comum acontecer com nossos alunos.


É de comum acordo que a opção para as anotações de João não facilita a visualização das informações, e que uma tabela seria melhor. Porém, não é qualquer tabela que facilitará a leitura dessas informações. Esse fato foi observado quando uma professora começou assim:

Apesar de essa opção ser mais organizada do que a de João, temos uma tabela melhor, não somente por evitar a repetição das palavras cachorros-quente, hambúrgueres e churrasquinhos, mas também por visualizar as informações por lanches e não por meses:



O texto que segue esta tabela pede, entre outras coisas, que o professor registre em qual dos meses foi vendido mais lanches. A opção separada por lanches permite verificar qual foi o mês sem a necessidade de realizar cálculos, uma vez que, visivelmente, cada valor obtido em março é maior que os obtidos em abril e maio.

Considerando a análise gráfica, não houve dificuldades. O mais interessante nessa tarefa, foi a discussão provocada pelo item d. Um dos grupos formulou hipóteses, como o acesso a medicamentos, pensando na faixa etária contemplada no gráfico, 67 a 69 anos. Outro grupo deu como hipótese, entre outras, a alimentação e o saneamento básico. A justificativa foi de que para chegar aos 67 anos tem que se pensar em atitudes realizadas antes dessa idade.

Outras informações não contempladas no gráfico foram levantadas como, por exemplo, ter mais mulheres que homens na fase adulta.


A tarefa 7, por ser o cálculo da média do lucro obtido em 6 dias, foi mais direta e sem considerações a serem destacadas.

Ainda, um momento foi dado para a elaboração do relatório referente ao fascículo anterior, Grandezas e Medidas. Durante a elaboração deste relatório, feita em grupos, os professores puderam ressaltar dificuldades de conteúdos relacionadas ao fascículo. Como exemplo, temos a mudança de unidades de medidas de comprimento – escrever 3,5 metros em centímetros.



Esse encontro, assim como os outros, foi bem participativo e produtivo. Obrigado professores, mais uma vez!

Anexo - http://www.megaupload.com/?d=C99JI2A0