Os professores de Matemática das escolas municipais de Palhoça se reuniram, pela terceira vez na Faculdade Municipal de Palhoça - FMP, no dia 23/08/2012, para darmos continuidade ao curso de formação continuada.
No primeiro encontro, dia 31/05/12, focamos as discussões nas diferentes concepções dos professores quanto ao tema “Avaliação em Matemática”. No segundo encontro, dia 05/07/12, o foco se manteve, mas foram acrescentadas as concepções dos alunos e de documentos oficiais (artigos, dissertações, PCN) nas discussões. Importantes pontuações, em ambos os dias, foram consideradas: o que é e qual a finalidade da avaliação nas aulas de matemática, o questionamento da existência da escola sem avaliação, a prova e os outros diferentes instrumentos avaliativos, a recuperação, a auto-avaliação, o papel do erro e a importância de não ser considerada apenas a resposta final em uma atividade matemática, a dificuldade em avaliar os alunos e o professor enquanto pesquisador, crítico e questionador.
Para o terceiro encontro objetivamos a reflexão sobre portfólio como uma das práticas de avaliação, ou seja, o portfólio como mais um instrumento avaliativo a disposição do professor. Mais, a apresentação, como sugestões, do que se deve levar em conta no momento da avaliação por resolução de problemas, comunicação oral e trabalho em grupo. Essas sugestões, oferecidas por meio do uso de tabelas, acentuam não só os conhecimentos científicos que os alunos têm que adquirir, mas também as capacidades e as atitudes que têm que desenvolver, e ainda as competências inerentes à resolução de problemas, à comunicação oral e ao trabalho de grupo.
Outros dois diferentes momentos que aconteceram no dia:
(1) Uso da plataforma MOODLE para escrever uma análise acerca dos resultados do Ideb 2011 das escolas municipais de Palhoça.
Como referência para escrever a análise, os professores tiveram acesso aos resultados disponíveis no site do Ministério de Educação – MEC do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, e à matéria do Diário Catarinense: Ideb 2011 mostra escolas de SC que precisam melhorar o ensino, publicada no dia 15/08/12. Além disso, foi fornecida orientações por meio das seguintes questões:
Para você, a análise dos resultados do desempenho do aluno, nas condições colocadas para obter o Ideb (taxa de aprovação/reprovação X notas na Prova Brasil), contribui para a melhoria da qualidade educacional? Justifique.
Com base na leitura realizada, observamos que algumas escolas municipais de Palhoça não alcançaram as metas projetadas pelo Ministério da Educação; outras escolas, inclusive, baixaram o índice alcançado em 2009. Posicione-se, destacando possíveis fatores que possam ter colaborado para esse cenário.
O PDE Escola é um Programa voltado para o aperfeiçoamento da gestão escolar democrática e inclusiva. O Programa busca auxiliar a escola, por meio de uma ferramenta de planejamento estratégico, a identificar os seus principais desafios e, a partir daí, desenvolver e implementar ações que melhorem os seus resultados, oferecendo apoio técnico e financeiro para isso. Em Palhoça, temos as seguintes escolas inseridas no PDE: GE Frei Damião, EBP Neri Brasiliano Martins, EBP Adriana Weingartner, EBP Reinaldo Weingartner, EBP Antonieta Silveira de Souza e GE Guilherme Wiethorn Filho. Como você justifica o fato de a escola estar inserida no PDE e, mesmo assim, não conseguir avanço significativo no índice apontado pelo IDEB/2011?
O secretário Estadual de Educação de Santa Catarina, Eduardo Dechamps, aponta a implantação de projetos como alternativa para reverter o quadro das escolas que apresentaram índices baixos. Um dos projetos a ser implantado trata da troca de boas práticas pedagógicas entre as escolas: aquelas que tiveram bom desempenho apresentam os trabalhos que deram certo às unidades que precisam melhorar. Posicione-se criticamente acerca desse projeto.
(2) Oficina “Curiosidades matemáticas”
Por meio de tarefas, os professores conheceram uma interpretação geométrica do mmc, estratégias para encontrar o dia da semana de uma data retroativa, a verificação da validade do CPF, a montagem de um quadrado 11x11 seguindo instruções especiais, utilização de tampas de garrafas e caixas de ovos para desenvolver a análise combinatória, a utilização do geoplano para trabalhar áreas de figuras geométricas planas, estimativa de quantos bombons foram colocados em um vidro para trabalhar a divisibilidade, mensagem codificada que abrange a adição de números naturais, e humor na matemática.
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