segunda-feira, agosto 27, 2012

Matemática_3° encontro com professores das séries finais do Ensino Fundamental por Karina Zolia Jacomelli Alves

Os professores de Matemática das escolas municipais de Palhoça se reuniram, pela terceira vez na Faculdade Municipal de Palhoça - FMP, no dia 23/08/2012, para darmos continuidade ao curso de formação continuada.

No primeiro encontro, dia 31/05/12, focamos as discussões nas diferentes concepções dos professores quanto ao tema “Avaliação em Matemática”. No segundo encontro, dia 05/07/12, o foco se manteve, mas foram acrescentadas as concepções dos alunos e de documentos oficiais (artigos, dissertações, PCN) nas discussões. Importantes pontuações, em ambos os dias, foram consideradas: o que é e qual a finalidade da avaliação nas aulas de matemática, o questionamento da existência da escola sem avaliação, a prova e os outros diferentes instrumentos avaliativos, a recuperação, a auto-avaliação, o papel do erro e a importância de não ser considerada apenas a resposta final em uma atividade matemática, a dificuldade em avaliar os alunos e o professor enquanto pesquisador, crítico e questionador.

Para o terceiro encontro objetivamos a reflexão sobre portfólio como uma das práticas de avaliação, ou seja, o portfólio como mais um instrumento avaliativo a disposição do professor. Mais, a apresentação, como sugestões, do que se deve levar em conta no momento da avaliação por resolução de problemas, comunicação oral e trabalho em grupo. Essas sugestões, oferecidas por meio do uso de tabelas, acentuam não só os conhecimentos científicos que os alunos têm que adquirir, mas também as capacidades e as atitudes que têm que desenvolver, e ainda as competências inerentes à resolução de problemas, à comunicação oral e ao trabalho de grupo.

Outros dois diferentes momentos que aconteceram no dia:

(1) Uso da plataforma MOODLE para escrever uma análise acerca dos resultados do Ideb 2011 das escolas municipais de Palhoça.

Como referência para escrever a análise, os professores tiveram acesso aos resultados disponíveis no site do Ministério de Educação – MEC do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, e à matéria do Diário Catarinense: Ideb 2011 mostra escolas de SC que precisam melhorar o ensino, publicada no dia 15/08/12. Além disso, foi fornecida orientações por meio das seguintes questões:

 Para você, a análise dos resultados do desempenho do aluno, nas condições colocadas para obter o Ideb (taxa de aprovação/reprovação X notas na Prova Brasil), contribui para a melhoria da qualidade educacional? Justifique.

 Com base na leitura realizada, observamos que algumas escolas municipais de Palhoça não alcançaram as metas projetadas pelo Ministério da Educação; outras escolas, inclusive, baixaram o índice alcançado em 2009. Posicione-se, destacando possíveis fatores que possam ter colaborado para esse cenário.

 O PDE Escola é um Programa voltado para o aperfeiçoamento da gestão escolar democrática e inclusiva. O Programa busca auxiliar a escola, por meio de uma ferramenta de planejamento estratégico, a identificar os seus principais desafios e, a partir daí, desenvolver e implementar ações que melhorem os seus resultados, oferecendo apoio técnico e financeiro para isso. Em Palhoça, temos as seguintes escolas inseridas no PDE: GE Frei Damião, EBP Neri Brasiliano Martins, EBP Adriana Weingartner, EBP Reinaldo Weingartner, EBP Antonieta Silveira de Souza e GE Guilherme Wiethorn Filho. Como você justifica o fato de a escola estar inserida no PDE e, mesmo assim, não conseguir avanço significativo no índice apontado pelo IDEB/2011?

 O secretário Estadual de Educação de Santa Catarina, Eduardo Dechamps, aponta a implantação de projetos como alternativa para reverter o quadro das escolas que apresentaram índices baixos. Um dos projetos a ser implantado trata da troca de boas práticas pedagógicas entre as escolas: aquelas que tiveram bom desempenho apresentam os trabalhos que deram certo às unidades que precisam melhorar. Posicione-se criticamente acerca desse projeto.

(2) Oficina “Curiosidades matemáticas”

Por meio de tarefas, os professores conheceram uma interpretação geométrica do mmc, estratégias para encontrar o dia da semana de uma data retroativa, a verificação da validade do CPF, a montagem de um quadrado 11x11 seguindo instruções especiais, utilização de tampas de garrafas e caixas de ovos para desenvolver a análise combinatória, a utilização do geoplano para trabalhar áreas de figuras geométricas planas, estimativa de quantos bombons foram colocados em um vidro para trabalhar a divisibilidade, mensagem codificada que abrange a adição de números naturais, e humor na matemática.

Fotos: