segunda-feira, julho 18, 2011

Visita à aula de Ingelore Sievent Alves por Karina Zolia Jacomelli Alves

Ingelore Sievent Alves, professora de matemática das séries finais do ensino fundamental do Centro Integral a Criança e ao Adolescente Febrônio Tancredo de Oliveira (Caic), me recebeu no dia 15 de julho de 2011 para assistir uma das etapas de sua sequência didática. A aplicação desta sequência didática é uma das condições, colocada aos professores para a conclusão do curso de formação continuada, do setor de capacitação.

Ingelore aproveitou o passeio nos museus Victor Meirelles e Palácio Cruz e Souza, solicitado pela professora de geografia, para pedir aos alunos que anotassem todas as informações numéricas que conseguissem: tempo e distância de deslocamento, gastos para realizarem o trajeto, entre outras. Com os dados em mãos, em sala de aula, foi pedido a esses alunos que elaborassem e resolvessem uma situação-problema que contemplasse a função linear.

O dia da minha visita se deu em dois momentos: tempo para finalizarem o trabalho com a possibilidade de esclarecerem dúvidas e início das apresentações de cada grupo para toda a turma. Sendo assim, tive a oportunidade de assistir a apresentação de dois grupos.


O grupo A elaborou uma situação-problema cuja lei de formação foi y=8x onde y se refere a quantia que um cobrador recebe ao cobrar 8 reais para cada um dos x passageiros que fizeram um passeio para Florianópolis. Ao simular quatro diferentes oportunidades de realizarem o passeio e que em cada uma delas foi um número diferente de passageiros, foi elaborado o cartaz abaixo:


Interessante ressaltar que a professora Ingelore finalizou a apresentação da dupla falando de diversos conceitos, todos ao mesmo tempo, ou melhor, todos partindo da mesma atividade: lei de formação da função, tipo da função (linear, nesse caso), crescimento da função, pares ordenados, variável dependente e independente, e plano cartesiano. Ainda, o erro cometido ao considerar x=15 e y=0 foi tratado de maneira natural. A professora o identificou, argumentou para que todos pudessem compreendê-lo e deu a oportunidade ao grupo de arrumá-lo.

O grupo B, diferentemente o grupo A, fixou o número de passageiros para considerar mais de uma empresa que oferece o mesmo serviço: deslocar esses passageiros. Sendo assim, a lei de formação obtida pela situação-problema proposta pelo grupo foi y=32x, onde y é a quantia que cada empresa arrecada ao cobrar x reais de cada um dos 32 passageiros, ou seja, se uma empresa cobra R$ 6,00 de cada um dos 32 passageiros, a empresa receberá R$ 192,00 para realizar o trajeto de ida e volta.

Parabenizo tanto a professora quanto seus alunos pelo envolvimento na atividade proposta. Foi e está sendo um excelente trabalho.

Observações:
1. Para mais informações quanto aos museus, visite os sites http://www.guiafloripa.com.br/victormeirelles/ (Victor Meirelles) e http://www.guiafloripa.com.br/mhsc/ (Palácio Cruz e Souza) acessados no dia 18/07/11.

2. Posteriormente, a sequência didática da professora Ingelore será postada neste blog.


Fotos:

Aplicação de Sequência Didática por Jair Joaquim Pereira

No dia 15/07/2011, estive no Grupo Escolar Guilherme W. Filho acompanhando o encerramento das atividades da Sequência Didática: Água. Segundo as professoras, essa sequência durou cerca de 15 dias e envolveu turmas de 1º ano a 4ª série do ensino fundamental. Participaram desse trabalho três professoras: Andréia Terezinha Schmitt Assunção, Patricia Paim dos Santos e Aparecida Maria Marcelino. A equipe gestora da unidade escolar também contribuiu com os trabalhos produzidos. Sequência Didática é isso: parceria e comprometimento.
Na verdade, tratou-se de uma exposição das produções escritas dos alunos, realizadas a partir do tema ÁGUA. Pode-se observar uma farta produção escrita, contemplando os mais diversos gêneros textuais. Canção, quadrinhos, paródia são alguns exemplos desses gêneros. O que chama atenção é que também o 1º ano participou da produção escrita, mesmo ainda num estágio intermediário de alfabetização. Isso comprova que é possível um trabalho consistente com gêneros textuais desde as classes de alfabetização. Precisa-se ressaltar ainda a qualidade na escrita da produção dos alunos que revela a eficácia da prática pedagógica desenvolvida pelas professoras envolvidas com a Sequência Didática.
Ficou visível a satisfação das professoras com o trabalho realizado. Os resultados apresentados comprovam que a metodologia de sequência didática já traz resultados significativos às escolas da rede municipal. Outro fator que merece destaque positivo é o envolvimento da Direção da escola com a prática pedagógica das professoras. Essa participação é essencial para que a sequência didática consolide-se e transforme a sala de aula em um espaço de criação e produção de conhecimento.
Para finalizar, deve-se parabenizar a escola pelo brilhante trabalho. São iniciativas como essas que demonstram que as escolas da rede municipal podem transformar a realidade local onde se inserem. A sequência didática ÁGUA revelou uma preocupação da escola com um tema que diz respeito a todos, independente de classe social.
Parabéns!
A seguir postamos algumas fotos da exposição dos trabalhos que acompanhamos na escola: