quarta-feira, agosto 31, 2011

Visita à aula de “Andréia Terezinha Schmitt Assunção” e “Ângela Maria Araujo Ottoni” por Karina Zolia Jacomelli Alves

Andréia Terezinha Schmitt Assunção e Ângela Maria Araujo Ottoni, professoras das séries iniciais do ensino fundamental do Grupo Escolar Guilherme Wiethorn Filho, me receberam no dia 26 de agosto de 2011 para assistir uma aula de suas sequências didáticas. A aplicação desta sequência didática é uma das condições, colocada aos professores para a conclusão do curso de formação continuada, do setor de capacitação.

A sequência didática tem como tema “Trabalhando com o ábaco no processo ensino e aprendizagem” e, nesta terceira aula, o objetivo foi realizar um ditado de números com o ábaco. Vale ressaltar que este ábaco foi construído pelos alunos com isopor, palitos de churrasco, lacres de latas de refrigerantes e guache, que as professoras Andréia e Ângela se revezavam no atendimento e direcionamento do ditado aos alunos e que, durante toda a aula, trabalhou-se o sistema posicional para unidades e dezenas.

O ditado se deu de duas formas:
- a professora ditava um número de 0 a 60 para os alunos escreverem em uma folha (ou no quadro) e depois para representarem no ábaco.
- a professora representava um número no ábaco e os alunos liam a representação para escrever o número na folha.

Utilizar o ábaco em uma turma do 1° ano do ensino fundamental é uma atitude desafiadora que continuará, segundo as professoras, nas próximas aulas com a adição e subtração de números naturais.

Parabéns Andréia e Ângela pela dedicação, desempenho, enfim, pelo prazer que vocês têm ao desenvolver atividades como essa.

Obs: posteriormente, a sequência didática das professoras Andréia e Ângela, será postada neste blog.