sexta-feira, dezembro 04, 2009

Matemática – Sequência didática para a 7ª série do ensino fundamental por Maria Regina Nunes Lamim

U.E.: Escola Básica Professor Neri Brasiliano Martins
DOCENTE: Maria Regina Nunes Lamim
ÁREA: Matemática
ANO/SÉRIE: 7ª série do ensino fundamental
TEMA: Polígonos
CONTEÚDOS: Polígonos (definição, classificação, elementos, diagonais, perímetro e soma dos ângulos internos) e Construções geométricas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Listas de exercícios, material de desenho, peças do Tangram, malha quadriculada, etc.
OBJETIVOS:
· Definir polígonos;
· Determinar os elementos de um polígono: vértices, lados, ângulos internos e externos;
· Classificar os polígonos de acordo com o número de lados e de ângulos.
· Calcular o perímetro de um polígono dado;
· Calcular o número de diagonais de um polígono;
· Determinar a soma dos ângulos internos de alguns polígonos;
· Construir polígonos com o auxílio de régua, transferidor, compasso e outros instrumentos de desenho.
TEMPO ESTIMADO: 10 aulas
DESENVOLVIMENTO:
1ª etapa: A partir de um quadrado de papel, realizar dobraduras que resultem em um Tangram. As figuras que compõem o Tangram, serão utilizadas para definir um polígono como a reunião de uma linha fechada simples, formada apenas por segmentos de retas, com sua região interna.
2ª etapa: Falar sobre a lenda do Tangram, propondo a montagem de algumas figuras.
3ª etapa: Destacar os vértices, os lados, os ângulos internos e externos de cada polígono obtido na etapa anterior.
4ª etapa: Elaborar uma tabela com os nomes dos principais polígonos de acordo com o seu número de ângulos.
5ª etapa: Exemplificar o cálculo do perímetro de alguns polígonos, aproveitando para relembrar unidades de medidas de comprimento e suas transformações;
6ª etapa: Determinar geometricamente e algebricamente o número de diagonais de um polígono;
7ª etapa: Resolver lista de exercícios;
8ª etapa: Usando um transferidor,medir os ângulos internos de um polígono dado e concluir o valor da medida de seus ângulos internos.
9ª etapa: Construir triângulos, quadriláteros e outros polígonos, dadas suas medidas, utilizando os instrumentos de desenho.
AVALIAÇÃO: Será realizada através da observação do interesse e da participação dos alunos, de uma prova sobre os temas estudados e de uma sequência de construções geométricas propostas.

Matemática – Sequência didática para a 4ª série do ensino fundamental por Suely da Silva Dias

U.E.: Centro de Atenção Integral Á Criança E Ao Adolescente - CAIC
DOCENTE: Suely da Silva Dias
ÁREA: Matemática
ANO/SÉRIE: 4ª série do ensino fundamental
CONTEÚDO: Fração
MATERIAIS NECESSÁRIOS: História, bandejas, tortas (feitas de cartolina reproduzidas para cada aluno), tabuleiro, terço do rosário, leitura complementar, jogos em duplas, situações-problema, Xerox, tangram, retro projetor, quadro, giz e explanações.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar no Ensino Fundamental com a 4ª série, no CAIC - Centro de Atenção Integral á Criança e ao Adolescente - no município de Palhoça, o conteúdo sobre frações, abortando o assunto a partir do estudo de medidas, buscando a compreensão de que frações representam quantidades não inteiras, mas também nomeá-las e reconhecê-las nas situações do cotidiano, trabalhando de forma lúdica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Oportunizar situações-problema vivenciada no seu cotidiano, envolvendo números e medidas de modo que os alunos possam ampliar suas possibilidades de interpretação sobre números racionais.
· Proporcionar diversas situações-problema, a fim de que o aluno compreenda e faça relação das frações como parte de um todo e este dividido em partes iguais e equivalentes.
· Construir conceito de número racional e sua representação (fracionária) a partir de diferentes usos no contexto social.
· Ler, nomear, escrever, representar e comparar (por meio de desenhos) as frações.
TEMPO ESTIMADO: 4 aulas
INTRODUÇÃO:
O processo ensino-aprendizagem visa o desenvolvimento humano caracterizado por meio de aquisição do conhecimento. Portando, a metodologia a ser usada deverá considerar a situação vivida no seu cotidiano. Baseado nestas considerações relacionadas iniciarei a aula contando uma historia que acontece no sítio da vovó (Ramos, Luzia Faraco. Doces frações, São Paulo: Ática, 2000). Situação dessa ordem exprime curiosidade, interação, prazerem aprender. Diante disso, o aluno recebe a aprendizagem como um processo de conhecimentos e experiências prévias e o ensino como ajudam a esse processo de construção.
DESENVOLVIMENTO:
Introdução da história dos números naturais e não-inteiros, explicando que sua origem já vem desde os povos antigos, pois os mesmos mediam com palmos, braços, etc. Com a evolução, viram que as pessoas não têm o mesmo tamanho no qual a medida não seria a mesma. Baseado nestas considerações passou então a exigir a padronização das medidas.
Visto que essas são convencionadas pelo Sistema internacional de Medidas, estabelecendo padrões científicos adotados universalmente. Então iniciaremos a nossa aula sobre frações com uma história do sitio da vovó.
Construção do conceito
- Atividades
- Situações-problema
- Leitura de frações
- Representação e comparação
- Produzir, criar situações-problema co o Tangram.
Construção de conceito (continuação)
- No tempo em que se media com o pé de sua majestade. Livro “Matemática com Sarquis” vol. Eduardo Sarquis Soares. Editora Formato
Apresentação do terço do rosário: Leitura e reflexão
METODOLOGIA
A metodologia usada foi baseada em situações vividas no cotidiano por meio de uma historia de jogos (lúdico), com objetos como o terço de Nossa Senhora, texto explicativo sobre medidas, brincadeiras e historias no retro projetor com as crianças em grupos.
Antes de iniciar a história, a professora revela aos seus alunos que os números fracionários surgiram após os números naturais, pois as pessoas queriam registrar parte das coisas, objetos, em vez de contar.
Segue-se a aula com história. Em seguida a professora distribui os materiais aos grupos. De acordo com a história, a professora vai interrogando e pedindo que façam as atividades.
Prossegue-se então, a aula com um comentário da professora dando ênfase a mesma, mostrando o terço de Nossa Senhora, explicando que as pessoas que professam a religião católica usam para rezar e que o terço consiste na terça parte de um rosário que contem 165 contas. Após a abertura para perguntas e comentários segue-se em frente com o trabalho. A professora apresenta o material por nome de Tangram, explica aos alunos que é um material criado por um chinês, que ninguém sabe há quanto tempo ele existe, se é milenar ou secular, só sabe-se que é um material que tem 70 peças, com triângulos, quadrados, grandes e pequenos paralelograma que se pode usar para trabalhar partes, então a professora distribui um tabuleiro dando continuidade as atividades. Cita-se um exemplo para trabalhar comparações de frações, tais como: a professora pega três peças um quadrado, e dois triângulos e pergunta se os alunos tivessem que comparar estas peças, cheias de solidariedade, amor, felicidade, paz e assim , as crianças completam respondendo quais delas queriam comprar. Os dois triângulos? Ou o quadrado? Qual tem mais e qual é a mais recheada? Ao concluírem as atividades com Tangram, pergunta-se a eles por meio de comentários, depois de todas as atividades, brincadeiras, história, o que era fração para os alunos. Deseja-se que os alunos respondam, sem dúvida, com segurança, construindo o seu próprio conceito.
Por fim, trabalham-se no quadro situações-problema, leitura e escrita das frações contidas na história.
Concluindo as atividades aplicadas, jogos, fotos estarão às disposições em anexos desta sequência didática.
AVALIAÇÃO:Na minha visão, posso afirmar que os alunos compreenderam as raízes históricas e cotidianas da fração, até mesmo porque o ambiente escolar



Matemática – Sequência didática para a 6ª série do ensino fundamental por Maria Regina Nunes Lamim

U.E.: Escola Básica Professor Neri Brasiliano Martins
DOCENTE: Maria Regina Nunes Lamim
ÁREA: Matemática
ANO/SÉRIE: 6ª série do ensino fundamental
TEMA: Sistema de medidas
CONTEÚDOS: Operações com números racionais, perímetro, área, volume, capacidade e medidas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Material de desenho, fita métrica, papel quadriculado, material dourado caixas tamanhos diversos, jornal, livro didático, etc.
OBJETIVO GERAL: Ampliar a construção do conceito de medida, percebendo sua aplicação em situações práticas do cotidiano, do trabalho, das ciências, etc.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Formalizar a definição de medida, partindo do conceito prévio dos alunos.
· Conhecer a história do sistema métrico decimal e da importância de se ter um padrão único de medidas.
· Definir os vários sistemas de medidas e suas utilizações.
· Resolver problemas usando medidas de comprimento.
· Resolver problemas usando medidas de superfície.
· Resolver problemas usando medidas de volume e de capacidade.
TEMPO ESTIMADO: 15 aulas
DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa: Perguntar aos alunos o que eles entendem por medida.
2ª Etapa: Levar os alunos para a quadra e propor as seguintes atividades:
- medir uma distância determinada em passos, palmos, polegadas, braças e pés. A atividade deve ser realizada por dois alunos diferentes.
- anotar as medidas obtidas, e ao se constatar resultados diferentes para a mesma medição, falar sobre a história do sistema métrico decimal e da importância de haver um sistema único de medidas.
- em sala de aula, fazer a leitura do livro didático e os exercícios propostos.
3ª Etapa: Gincana das medidas
A turma será dividida em duplas, onde um aluno será o padrão de medida e o outro será o responsável pelas medidas e anotações. A dupla receberá uma tabela com as distâncias a serem medidas e a forma de medir. A dupla vencedora será aquela que entregar primeiro a tabela preenchida de modo que as colunas 3 e 4 tenham os resultados mais próximos possível.
4ª Etapa: Saída de Campo
Levar a turma a uma loja de material de construção para realizar uma pesquisa sobre qual produto se compra em metro, metro quadrado, metro cúbico, quilo, litros e polegadas.
5ª Etapa: Medidas de comprimento
Definir o metro como unidade padrão , bem como seus múltiplo e submúltiplos, realizando transformações de unidades. Definir perímetro e resolver problemas envolvendo esta definição.
6ª Etapa: Medidas de superfície
Definir o metro quadrado como unidade padrão de medida de superfície e em seguida construir um metro quadrado com jornal e com ele verificar qual é a área da:
- sala de aula;
- área do andar superior:
- parede lateral da sala
- quadra de esportes.
Em seguida generalizar a fórmula do cálculo de área de quadrados e retângulos, aplicando esta definição no cálculo de áreas em situações reais, como por exemplo, na planta de casas.
7ª Etapa: Medidas de volume e de capacidade
Levar para a sala de aulas caixas de tamanhos diversos, todos em forma de cubos e blocos, e formalizar a noção de volume como o espaço ocupado por um objeto. Definir e localizar em um bloco o comprimento, a largura e a altura, formalizando o cálculo do volume como o produto destas três dimensões.
Pedir aos alunos que tirem as medidas de uma caixa de fósforo, uma caixa de pasta de dentes, uma caixa de leite,do forno de microondas e da geladeira e em seguida calculem o volume de cada objeto, destacando o metro cúbico com unidade padrão.
Usar o cubo menor do material dourado como concretização do cm³, e propor atividades de construção de blocos dado o volume.
Conceituar capacidade e relacionar com volume, usando como exemplo o cálculo da capacidade da caixa de leite cujo volume foi calculado anteriormente, formalizando a relação entre as medidas de volume e de capacidade.
Resolver exercícios propostos.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o domínio dos conceitos e procedimentos através de trabalhos, provas, atividades em grupo e individuais,interesse e participação.

Matemática – Sequência didática para a 5ª série do ensino fundamental por Maria Regina Nunes Lamim

U.E.: Escola Básica Professor Neri Brasiliano Martins
DOCENTE: Maria Regina Nunes Lamim
ÁREA: Matemática
ANO/SÉRIE: 5ª série do ensino fundamental
TEMA: Números racionais na forma fracionária
CONTEÚDOS: Representação de frações, leitura de frações, fração de uma quantidade, equivalência e simplificação de frações, porcentagem, medidas e noção de escala.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: material cuisinare, papel quadriculado, folhas sulfite, material de desenho, livro didático, etc.
OBJETIVOS:
· Compreender o que são frações e para que servem.
· Identificar e obter frações equivalentes a uma fração dada
· Operar frações
· Resolver problemas envolvendo frações e suas operações.
TEMPO ESTIMADO: 20 aulas
DESENVOLVIMENTO:
1) As frações e os números decimais, assim como os números naturais formam o conjunto dos números racionais. Números racionais são todos os números que podem ser escritos em forma de fração, ou seja, em forma de divisão. O racional é representado pelo quociente a/b, em que a e b são números naturais e b é diferente de zero. Nesta etapa,destacar a representação de frações através de desenhos e relembrar a forma correta de ler as frações. Fazer a leitura e os exercícios das páginas 165 a 170 (Álvaro Andrini – Novo praticando matemática).
2) Para que servem frações?
a) Para representar o resultado de uma medição não exata.
b) Para representar o resultado de uma divisão.
c) Para representar proporcionalidade.
d) Para representar a relação entre as partes e o todo.
e) Para representar porcentagem.
3) Utilizando material concreto,compreender a equivalência de frações e aplicar o princípio da equivalência para simplificar frações.fazer exercícios da página 176.
4) Realizar as operações de Adição e Subtração de frações.
5) Realizar as operações de Multiplicação e Divisão de frações.
6) Realizar as operações de Potenciação e Radiciação de frações.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o domínio dos conceitos e procedimentos através de trabalhos, provas, atividades em grupo, interesse e participação.