sexta-feira, dezembro 04, 2009

Matemática – Sequência didática para a 4ª série do ensino fundamental por Suely da Silva Dias

U.E.: Centro de Atenção Integral Á Criança E Ao Adolescente - CAIC
DOCENTE: Suely da Silva Dias
ÁREA: Matemática
ANO/SÉRIE: 4ª série do ensino fundamental
CONTEÚDO: Fração
MATERIAIS NECESSÁRIOS: História, bandejas, tortas (feitas de cartolina reproduzidas para cada aluno), tabuleiro, terço do rosário, leitura complementar, jogos em duplas, situações-problema, Xerox, tangram, retro projetor, quadro, giz e explanações.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar no Ensino Fundamental com a 4ª série, no CAIC - Centro de Atenção Integral á Criança e ao Adolescente - no município de Palhoça, o conteúdo sobre frações, abortando o assunto a partir do estudo de medidas, buscando a compreensão de que frações representam quantidades não inteiras, mas também nomeá-las e reconhecê-las nas situações do cotidiano, trabalhando de forma lúdica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Oportunizar situações-problema vivenciada no seu cotidiano, envolvendo números e medidas de modo que os alunos possam ampliar suas possibilidades de interpretação sobre números racionais.
· Proporcionar diversas situações-problema, a fim de que o aluno compreenda e faça relação das frações como parte de um todo e este dividido em partes iguais e equivalentes.
· Construir conceito de número racional e sua representação (fracionária) a partir de diferentes usos no contexto social.
· Ler, nomear, escrever, representar e comparar (por meio de desenhos) as frações.
TEMPO ESTIMADO: 4 aulas
INTRODUÇÃO:
O processo ensino-aprendizagem visa o desenvolvimento humano caracterizado por meio de aquisição do conhecimento. Portando, a metodologia a ser usada deverá considerar a situação vivida no seu cotidiano. Baseado nestas considerações relacionadas iniciarei a aula contando uma historia que acontece no sítio da vovó (Ramos, Luzia Faraco. Doces frações, São Paulo: Ática, 2000). Situação dessa ordem exprime curiosidade, interação, prazerem aprender. Diante disso, o aluno recebe a aprendizagem como um processo de conhecimentos e experiências prévias e o ensino como ajudam a esse processo de construção.
DESENVOLVIMENTO:
Introdução da história dos números naturais e não-inteiros, explicando que sua origem já vem desde os povos antigos, pois os mesmos mediam com palmos, braços, etc. Com a evolução, viram que as pessoas não têm o mesmo tamanho no qual a medida não seria a mesma. Baseado nestas considerações passou então a exigir a padronização das medidas.
Visto que essas são convencionadas pelo Sistema internacional de Medidas, estabelecendo padrões científicos adotados universalmente. Então iniciaremos a nossa aula sobre frações com uma história do sitio da vovó.
Construção do conceito
- Atividades
- Situações-problema
- Leitura de frações
- Representação e comparação
- Produzir, criar situações-problema co o Tangram.
Construção de conceito (continuação)
- No tempo em que se media com o pé de sua majestade. Livro “Matemática com Sarquis” vol. Eduardo Sarquis Soares. Editora Formato
Apresentação do terço do rosário: Leitura e reflexão
METODOLOGIA
A metodologia usada foi baseada em situações vividas no cotidiano por meio de uma historia de jogos (lúdico), com objetos como o terço de Nossa Senhora, texto explicativo sobre medidas, brincadeiras e historias no retro projetor com as crianças em grupos.
Antes de iniciar a história, a professora revela aos seus alunos que os números fracionários surgiram após os números naturais, pois as pessoas queriam registrar parte das coisas, objetos, em vez de contar.
Segue-se a aula com história. Em seguida a professora distribui os materiais aos grupos. De acordo com a história, a professora vai interrogando e pedindo que façam as atividades.
Prossegue-se então, a aula com um comentário da professora dando ênfase a mesma, mostrando o terço de Nossa Senhora, explicando que as pessoas que professam a religião católica usam para rezar e que o terço consiste na terça parte de um rosário que contem 165 contas. Após a abertura para perguntas e comentários segue-se em frente com o trabalho. A professora apresenta o material por nome de Tangram, explica aos alunos que é um material criado por um chinês, que ninguém sabe há quanto tempo ele existe, se é milenar ou secular, só sabe-se que é um material que tem 70 peças, com triângulos, quadrados, grandes e pequenos paralelograma que se pode usar para trabalhar partes, então a professora distribui um tabuleiro dando continuidade as atividades. Cita-se um exemplo para trabalhar comparações de frações, tais como: a professora pega três peças um quadrado, e dois triângulos e pergunta se os alunos tivessem que comparar estas peças, cheias de solidariedade, amor, felicidade, paz e assim , as crianças completam respondendo quais delas queriam comprar. Os dois triângulos? Ou o quadrado? Qual tem mais e qual é a mais recheada? Ao concluírem as atividades com Tangram, pergunta-se a eles por meio de comentários, depois de todas as atividades, brincadeiras, história, o que era fração para os alunos. Deseja-se que os alunos respondam, sem dúvida, com segurança, construindo o seu próprio conceito.
Por fim, trabalham-se no quadro situações-problema, leitura e escrita das frações contidas na história.
Concluindo as atividades aplicadas, jogos, fotos estarão às disposições em anexos desta sequência didática.
AVALIAÇÃO:Na minha visão, posso afirmar que os alunos compreenderam as raízes históricas e cotidianas da fração, até mesmo porque o ambiente escolar