sexta-feira, dezembro 04, 2009

Matemática – Sequência didática para a 5ª série do ensino fundamental por Maria Regina Nunes Lamim

U.E.: Escola Básica Professor Neri Brasiliano Martins
DOCENTE: Maria Regina Nunes Lamim
ÁREA: Matemática
ANO/SÉRIE: 5ª série do ensino fundamental
TEMA: Números racionais na forma fracionária
CONTEÚDOS: Representação de frações, leitura de frações, fração de uma quantidade, equivalência e simplificação de frações, porcentagem, medidas e noção de escala.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: material cuisinare, papel quadriculado, folhas sulfite, material de desenho, livro didático, etc.
OBJETIVOS:
· Compreender o que são frações e para que servem.
· Identificar e obter frações equivalentes a uma fração dada
· Operar frações
· Resolver problemas envolvendo frações e suas operações.
TEMPO ESTIMADO: 20 aulas
DESENVOLVIMENTO:
1) As frações e os números decimais, assim como os números naturais formam o conjunto dos números racionais. Números racionais são todos os números que podem ser escritos em forma de fração, ou seja, em forma de divisão. O racional é representado pelo quociente a/b, em que a e b são números naturais e b é diferente de zero. Nesta etapa,destacar a representação de frações através de desenhos e relembrar a forma correta de ler as frações. Fazer a leitura e os exercícios das páginas 165 a 170 (Álvaro Andrini – Novo praticando matemática).
2) Para que servem frações?
a) Para representar o resultado de uma medição não exata.
b) Para representar o resultado de uma divisão.
c) Para representar proporcionalidade.
d) Para representar a relação entre as partes e o todo.
e) Para representar porcentagem.
3) Utilizando material concreto,compreender a equivalência de frações e aplicar o princípio da equivalência para simplificar frações.fazer exercícios da página 176.
4) Realizar as operações de Adição e Subtração de frações.
5) Realizar as operações de Multiplicação e Divisão de frações.
6) Realizar as operações de Potenciação e Radiciação de frações.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o domínio dos conceitos e procedimentos através de trabalhos, provas, atividades em grupo, interesse e participação.