terça-feira, julho 27, 2010

Matemática 1° ano à 4ª série - Oficina sobre Operações com os Números Naturais

Aconteceu no dia 22/07/10 uma oficina com os professores de 1° ano a 4ª série do Ensino Fundamental sobre Operações no Conjunto dos Números Naturais. No período da manhã essa mesma oficina foi para os professores de 1° a 3° ano com o apoio do material dourado e, no período da tarde foi para os professores de 3ª e 4ª séries com o apoio do ábaco.
Nesse encontro falamos sobre a contação de história na aula de Matemática, mais especificamente da história do “Pastor e seu rebanho” ou do “Sargu e a arte de calcular na areia”, sobre a utilização do material dourado ou do ábaco partindo da história, sobre a importância do sistema de numeração decimal, sobre a importância de trabalhar diferentes formas de calcular, entre outros.
Um dos momentos que tivemos foi passado aos professores a seguinte tarefa: Realizar determinadas adições e subtrações com o material dourado ou ábaco e registrar por escrito o que foi feito. Nesse registro escrito não pode constar o algoritmo tradicional. O algoritmo tradicional foi proibido por se tratar de um método conhecido e, com certeza, já trabalhado pelos professores em sala de aula. O objetivo maior aqui seria trabalhar o professor, colocá-los diante de um desafio onde ele iria exercitar seus conhecimentos sobre o assunto, expor suas limitações e quebrar uma postura que vem sendo formada desde quando este iniciou sua carreira quanto as operações.
Foi uma tarefa difícil de ser realizada. Por um lado porque muitos professores não conseguiam se desprender da turma na qual trabalhavam. Pensavam mais em como seus alunos poderiam receber determinadas informações e não o que ele poderia fazer para vencer o desafio. E, por outro lado, pela ansiedade de alguns deles por não conseguirem realizar a tarefa ou por acreditar que não é possível termos outros registros diferentes do algoritmo tradicional.
Visivelmente este encontro trouxe uma discussão diferente das quais a grande maioria dos professores já havia presenciado. Acredito que muitos deles ficarão mais atentos em sala de aula para aceitar a diversidade de resoluções dadas por seus alunos, que irão aceitar e valorizar o pouco que estes conseguirão fazer, e que buscarão novas formas de ensinar quando acreditarem ser preciso.
Parabenizo a todos os presentes pela participação. Praticamente todos se deixaram levar pelo encontro, se envolvendo, se expondo e buscando aprender mais. Infelizmente nem tudo que foi previsto, como o trabalho com a multiplicação e divisão, foi abordado. O tempo foi curto para tanto conhecimento e tanta vontade de aprender. Mas, teremos mais oportunidades! Conto com vocês para encontros futuros e espero que contem comigo também.
A seguir, alguns dos depoimentos dos professores quando foi solicitada uma avaliação da oficina. Apesar de não ter exigido, muitos assinaram. Todos os depoimentos foram lidos e as sugestões foram consideradas.
- “Para mim a matemática sempre foi um horror, o encontro foi muito importante pois mostrou-me que há várias maneiras de se ver a matemática. Continuo não gostando, mas pelo menos sei que há maneiras melhores de aprender...
- “Amei o “curso”, precisamos de idéias novas, métodos diferentes, eu estou muito envolvida no tradicional e preciso destes “cursos” oficinas para ampliar minha visão de professora e descobrir novas maneiras de se transmitir informações aos alunos.”
- “foi muito bom, deu para clarear as minhas idéias. Porém descobri outros meios de trabalhar com meu aluno do 1° ano...”
- “Nesta manhã tive a conclusão da necessidade que temos de aprendermos... Mas para ocorrer a mudança nas minhas aulas é de fundamental importância de mais encontros sanando uma defasagem que vem ocorrendo.”
- “... estou diante de outras possibilidades, mas achei esta forma de ensinar subtração de mais difícil compreensão... Tudo é válido quando se pensa em educação.”
- “... com certeza esta aula facilitará para fazer novos planejamentos...”
- “... contribui muito para o crescimento profissional. Sem contar com a troca de experiências com os outros colegas....”
- “O encontro foi ótimo, mas sinto que ainda precisamos ter um momento que nos ensine a abordar a matemática de maneira lúdica, mais prazerosa....”
- “... É desse tipo de trabalho que precisamos atualmente...”
- “Gostei bastante e aprendi muito... consegui compreender como se pede emprestado...”
- “... essa dinâmica fez o grupo de trabalho apresentar diferentes estratégias para encontrar os resultados das operações.”“Saimos satisfeitos pois mostrasse várias possibilidades para ensinarmos nossos alunos o cálculo mental. A troca de experiência é válida em todos os momentos e adquirir seus conhecimentos é gratificante

Fotos:


ANEXOS para a oficina de 1° à 3° ano

1) Sequência do encontro: http://www.megaupload.com/?d=793E8BW8

2) Desenvolvimento da sequência: http://www.megaupload.com/?d=67RXF8LN

3) Resultados do encontro: http://www.megaupload.com/?d=IRD2H71T

4) História do Pastor e seu rebanho: http://www.megaupload.com/?d=LJFSYXXK

ANEXOS para a oficina de 3ª e 4ª série

1) Sequência do encontro: http://www.megaupload.com/?d=IOGE50YD

2) Desenvolvimento da sequência: http://www.megaupload.com/?d=W69Q92PM

3) Resultados do encontro: http://www.megaupload.com/?d=49NCRKSI

4) História do Sargu e a arte de calcular na areia: http://www.megaupload.com/?d=L3RC0C9Y

(Após clicar nos links acima, para acessar os documentos, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")