quinta-feira, setembro 24, 2009

Sequência Didática - Língua Portuguesa - por Tathiana Dos Santos Wagner

Bloco de conteúdos:
Língua Portuguesa

Conteúdo
Produção textual, através de cartas, cartões, verbetes e bilhetes.

Ano 2ª. Série ou 3 ano

Tempo estimado
+ ou – 19 aulas de 45 minutos

INTRODUÇÃO
Formas de comunicação são muito antigas, mas há outras mais recentes, que utilizam o computador e a internet.
Você sabe o que é internet? É uma rede de computadores que, interligados, permite a comunicação entre pessoas. A internet vem sendo muito utilizada por causa de sua rapidez. Enquanto uma carta enviada pelo correio convencional pode levar dias para chegar ao seu destino, uma mensagem enviada pela internet chega em poucos minutos ao computador da pessoa com quem desejamos nos comunicar.

OBJETIVOS
Trabalhar a produção de texto;
Conhecer a estrutura de cartas, bilhetes, cartões e verbetes;
Conhecer a função e importância desse meio de comunicação;
Trabalhar a estrutura de textos.

Etapa 1 (bilhetes) + ou – 3 a 4 aulas

• Explicar como se escreve um bilhete;
O bilhete é bem parecido com uma carta, mas é mais simples, de tamanho menor. Mas, ao contrario das cartas, ele não é enviado pelo correio.

• Confeccionar um mural para colocar os bilhetes, avisos e lembretes;

• Atividades:
1. Sabendo disso, tente responder: em geral para que serve um bilhete? Em que situação tem a necessidade de escrever bilhetes?
2. Agora escreva bilhetes para seus colegas de sala. E coloque esses bilhetes no mural.
3. Depois vá até o mural da classe e tente encontrar os bilhetes que foram escritos para você. Se quiser, responda-os.
(para essas atividades podemos cortar papeis coloridos para que escrevam seus bilhetes e estimulá-los a olhar o mural todos os dias quando entram na sala, podendo colocar bilhetes novos para surpreendê-los, e no final da aula para que lembrem de provas e trabalhos importantes.)
1. nesse texto, o autor criou um bilhete que uma personagem escreve a outra.
a. Qual é o nome do autor?
b. Qual o nome da personagem que escreve o bilhete?
2. O texto faz parte de um livro. Como se chama esse livro?
3. Nana escreve o bilhete, ou seja, ela é o remetente. Quem é o destinatário, isto é, para quem ela escreve?
4. Qual é o assunto do bilhete?
5. Em dupla: pense na maneira como Nana escreveu o bilhete.
a. que tipo de linguagem ela utiliza? Ela emprega uma linguagem dura, mal-educada, grosseira ou uma linguagem gentil, cortês, bem-educada?
b. Que palavras ou expressões do texto ajudaram vocês a responder ao item anterior? Transcreva-as para o caderno.
6. Em dupla: você vão fazer um tipo de cruzadinha com os nomes das personagens do texto. Sigam as instruções:
a. encontrem o nome da tia das meninas. No caderno, escrevam esse nome na vertical, isto é, colocando uma letra em cada linha, deixando um mesmo espaço á direita e a esquerda. Usem um lápis vermalho.
b. Agora, com lápis preto, escrevam, na horizontal, os nomes de outros personagens do texto. Eles devem cruzar com o nome da tia nas sseguintes letras:
• Na primeira letra do nome da tia;
• Na terceira;
• Na ultima.

Etapa 2 (convites) + ou – 6 aulas
• diferença de bilhete para convite;
• informações importantes para um convite;
 nome do destinatário;
 motivo do convite;
 local, data e horário do evento;
 quem convida.
• marcar uma festinha;(na sala) 1 aula para a festinha
• fazer convite, trocar entre os colegas; + ou – 2aulas
• atividades: + ou- 3 aulas
1- recorte de jornais ou revistas outros exemplos de textos variados.
Reúna seus textos com os colegas. Depois, dividam-se em grupos. O professor vai distribuir os textos que vocês recortaram. Observem atentamente esses textos e tentem dizer o que eles são (cartas, propagandas, noticias, manchetes ou títulos, anúncios etc). Por fim, o professor vai ajudar vocês a conferir a classificação que fizeram.
(Para os deveres eles deverão procurar os recortes de revistas e jornais para que possamos fazer esse trabalho)

Etapa 3 (verbete) + ou- 3 aulas
• verbalização sobre o que é um verbete;
• atividade

1. Que tal organizar uma galeria com as personagens famosas dos contos de fada?
2. O texto que vamos produzir parece-se com um verbete de dicionário. Seu propósito é apresentar a personagem para o leitor saber como ela é.
Veja um exemplo:
FADA:
É uma entidade feminina que tem poderes sobrenaturais. Normalmente, tem uma varinha de condão com poderes mágicos.

Para que a galeria fique bem rica, combine com os colegas quem vai escrever sobre qual personagem.
Se todos escreverem sobre a mesma personagem, nossa galeria vai ficar sem graça, não é?

Etapa 4 (carta)

DE OLHO EM COMO O TEXTO SE ORGANIZA + ou – 2 aulas

Se você organizar como uma carta se organiza, vai perceber elementos que ajudam a reconhecer textos como esse.
Uma carat, por exemplo, não começa com “era uma vez...” nem termina com “... e viveram felizes para sempre.”
Você sabe como podemos conhecer uma carta e quais são suas partes? Converse sobre isso com seus colegas.

São Paulo, 15 de maio de 2008.

Olá, Claudia
___________________
___________________
___________________
___________________
___________________
___________________
___________________
___________________
___________________
___________________
___________________
___________________

A carta é uma forma de comunicação escrita.
Ela pode ser pessoal, quando é escrita para pessoas conhecidas, como um amigo ou um parente, ou comercial, quando é escrita para pessoas com quem temos relação profissional, de trabalho. Ou ainda quando é dirigida a repartições públicas, estabelecimentos comerciais para fazer valer nossos direitos de cidadãos ou consumidores.
O tamanho de uma carta pode variar, dependendo do assunto de que se deseja tratar.
Em geral, uma carta tem lugar e data, saudação, introdução corpo da carta, despedida e assinatura.

ATIVIDADE
1. leia a carta a seguir e comente-a com seus colegas. Depois, responda às perguntas.

Meu neto,
Espero que você continue bem. Eu ainda estou cansado e não passo muito bem com este calor.
Eu também gosto muito de você, mesmo quando fico zangado. Também mesmo. Gosto mesmo. Estou sentindo sua falta para me ajudar, mas estou muito satisfeito porque você esta indo ao colégio e escrevendo essas cartas tão direitinho. Fico muito orgulhoso do meu neto. Assim, assim daqui a uns tempos, eu nem vou precisar mais dos serviços do Seu Miguel. Você mesmo vai poder me ajudar numas cartas muito importantes que eu preciso escrever para o governo há muitos anos.
Atenciosamente,
Seu avô José

A. Para quem José escreveu essa carta?
B. É uma carta de que tipo: pessoal ou comercial?
C. Como a carta começa?
D. Quais assuntos são tratados na carta?
E. É possível saber em que situação o avô fica zangado? E o neto, será que sabe?
F. É possível saber como o menino ajudava o avô?
G. Quem é Seu Miguel?
H. Que palavra o avô usou para se despedir do neto no final da carta?

FIQUE SABENDO + ou – 1 aula

A carta é um dos mais antigos modos de comunicação escrita entre as pessoas.
O inicio da carta geralmente tem estes elementos:
• LOCAL – cidade de onde se escreve;
• DATA – dia, mês e ano em que se escreve;
• DESTINATÁRIO – nome da pessoa para quem se escreve.

O assunto da carta é variado. O remetente pode usá-la para mandar notícias, trocar idéias ou enviar receitas culinárias, poemas, fotos, etc.
O final de uma carta contém:
• Mensagem de despedida
• Remetente- assinatura de quem escreve

Etapa 5 (envio das cartas) + ou – 3 aulas
Vamos nessa etapa fazer um gancho com as aulas de história (bairro), que vai trabalhar os endereços deles para que cada um escreva uma carta para um amigo e a envie de verdade pelo correio para que receba em casa.
1. Agora que você já esta craque no assunto, que tal escrever uma carta para um amigo da sala? Primeiro, o professor sorteara o nome dos destinatários, organizando um correio secreto: os destinatários não podem saber de quem vão receber a carta.
2. Depois de saber quem é o destinatário, escolha um assunto e faça o rascunho da carta numa folha à parte. Preste atenção às características do texto.
3. De acordo com as orientações de seu professor, faça uma auto-avaliação do texto, verificando se:
• A carta cumpriu a função de comunicar o assunto escolhido;
• O local e a data que foi escrita, a saudação inicial e o nome do destinatário estão indicados;
• A mensagem e a linguagem utilizadas estão adequadas;
• A carta está assinada.
4. Modifique o rascunho no que for necessário, levando em conta sua autoavaliação.
5. Escolha um papel bem bonito e um envelope.
• Passe a carta a limpo. Dobre-a com cuidado;
• Escreva no envelope o nome do remetente e do destinatário;
• Coloque a carta dentro do envelope.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto. Serão avaliados o desempenho, a participação e o interesse dos alunos na realização das atividades individuais, individuais e em grupo. Será levado em consideração também as correções das atividades feitas, como: os ditados, a produção textual entre outras que foram preparadas para essa seqüência.

BIBLIOGRAFIA

FARACO, Carlos. Língua portuguesa, 3º. Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2008.

MIRANDA, Claudia. Aprendendo sempre: língua portuguesa: 3º. Ano – São Paulo- Ática, 2008.

MORAES, Elody Nunes. Língua Portuguesa, projeto conviver, 3º ano – 1ª. Ed –São Paulo: Moderna, 2008

SANCHEZ, Marisa Martins. Projeto Buriti, português, 3º. Ano – São Paulo – Moderna 2007