quinta-feira, maio 21, 2009

GESTAR II - Matemática - Unidade 2 do TP1 por Mariza Campos Gavilan (cursista)

Mariza Campos Gavilan, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 2 do TP1. A seguir, está o que a professora concretizou:

a) Síntese da unidade

Na unidade dois, foram trabalhados os conceitos de volume, medidas, tratamento da informação, números decimais e equações com o tema: “Alimentação para saúde”, baseada na necessidade de ferro no nosso organismo.
As atividades propostas foram interessantes e exigiram bastantes cálculos.

A idéia do cardápio foi ótima, mas as sugestões muito poucas e com poucas opções de escolha, se bem que ali estavam os mais ricos em ferro, porém não os mais saborosos ao meu paladar.
Achei bem aplicável a transposição didática, e escolhi também fazer com os alunos o cardápio.

b) Resultados observados em sala de aula

O ponto mais interessante: é o professor de matemática estar tratando de assuntos fora do convencionado cálculo.

A maior dificuldade: foi a preparação do material, pois o tempo é curto, e se não tivesse a ajuda da formadora, não teria tempo e nem recursos como impressora, para dar conta do preparo.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

A necessidade de ferro no nosso organismo.

Objetivos: Executar operações de adição e multiplicação com números decimais; Aprender um pouco sobre a importância do ferro e em quais alimentos é encontrado;

Conteúdo: Números decimais e unidades de medidas.

Público: 6ª série EJA com faixa etária de 16 anos.
Tempo: 90min
Material: Cópias do texto ”A importância do Ferro na nossa alimentação” e cópias da tabela brasileira da composição dos alimentos (TACO).

As aulas:
Foi apresentado aos alunos um texto com o título: ”A importância do Ferro na nossa alimentação”, retirado de site http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm LibDocID=3608&fromcomm=6, que foi lido e discutido.
Posteriormente foram distribuídas tabelas com quase 500 alimentos e seus nutrientes para que os alunos confeccionassem um cardápio, em grupo, contendo a quantidade de ferro necessária diariamente pelo nosso organismo.
Foi um momento agradável, pois os alunos se envolveram bastante, e buscavam alimentos do paladar deles, exagerando às vezes na repetição, onde eu pude intervir mostrando que poderiam fazer algumas trocas.
Conclusão: A recepção do assunto foi ótima, os alunos estavam motivados e participaram da leitura, da discussão e do trabalho em grupo. Eu preciso me acostumar mais com as discussões de texto na divisão do tempo da aula, já que isso está sendo novidade.

Trabalho realizado por alunos:


Fotos:


ANEXO:

Relato feito pela formadora, Karina, referente à visita da aula apresentada acima - http://www.megaupload.com/?d=XGD4P7UR

(Após clicar no link acima, para acessar o documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")