sexta-feira, junho 19, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 4 do TP1 por Aloísio José Battisti (cursista)

Aloísio José Battisti, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 4 do TP1. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

Sobre o texto da situação problema: A carga tributária do brasileiro. Isso é o brasileiro paga muito imposto e não participa da implantação de leis relacionadas ao assunto. Esse assunto não foi levado à discussão em sala de aula. Mas pesquisamos sobre por que o aluno do EJA em determinado momento pára de estudar e as conclusões foram porque precisam trabalhar o que contraria a hipótese do desinteresse de estudar.

b) Resultados observados em sala de aula

Atividade com a turma da 7a série do EJA. Inicialmente a turma se inteirou da problemática da desistência de estudar, e fizemos um questionário que relacionava os motivos que justificam por que o aluno do EJA parou em determinado momento de estudar.

Inicialmente houve divisão da turma em 4 grupos, e cada grupo aplicou o questionário numa das turmas do EJA. Fizeram a contagem para cada item relacionado, e definiram uma razão (frequência absoluta) que compara com o número de alunos que responderam o questionário.

Calcularam os percentuais relativos a cada fração (frequência relativa), e também o ângulo com relação aos 360o e 100%. Por último, fizeram os gráficos de cada turma e os cartazes.

Um ponto interessante que normalmente não ocorre é o da coleta de dados, através dos questionários, e em seguida o entendimento de fazer a contagem para cada item das respostas, que não foi necessário eu explicar.

As dificuldades encontradas foram de relacionar as duas variáveis: razão com a porcentagem e a porcentagem com o ângulo.

A importância dessa atividade é a de capacitá-los para fazer a leitura de gráficos. E como o gráfico é feito por eles de alguma forma isso é uma produção que valoriza todo o EJA.

Alguns fatos me chamaram a atenção, primeiramente essa atividade de alguma forma melhorou o relacionamento da turma. Também a valorização pessoal, onde cada um fez a sua parte para completar a atividade. E, por ultimo, como houve uma auto-avaliação decorrente da produção gráfica, os alunos deram-se as notas pela avaliação da própria participação.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

7a série – EJA

Apresentação: Essa atividade que envolve a estatística faz aplicação de questionário, tabelas e gráficos.

Objetivo: Exercitar o cálculo de números racionais positivos e aplicação de porcentagem.

Duração: 3 aulas
1a aula: Aplicação do questionário, contagem e relacionar frações;
2a aula: Completar a tabela: encontrar porcentagens de cada item, e calcular os respectivos ângulos.
3a aula: Elaborar os gráficos de setores e fazer os cartazes.

Estratégias: aula dialogada e uso de quadro e giz.

Conteúdos: Estudo da razão e da porcentagem e Estudo da Estatística: coleta de dados, contagem, tabelas, porcentagem e gráfico de setores.

O que é estatística?
Resposta: Estatística é um conjunto de métodos usados para obter, organizar e analisar informações numéricas.

O que é gráfico de setores?
Resposta: O gráfico de setores é muito utilizado em estatística, pois mostra as diversas partes em que se divide o todo.

Bibliografia: SONIA, Vieira. Wada, Ronaldo. O que é estatística. São Paulo: Brasiliense,1991.

Questionário: Aplicado nas quatro turmas do EJA.

PORQUE PAROU?
( ) TRABALHO
( ) CASAMENTO
( ) DESINTERESSE
( ) OUTROS. Quais?........................................................

TABELA

1o) Complete a tabela: POR QUE PAROU DE ESTUDAR?
(abaixo, um exemplo dessa tabela)

2o) Uma razão é a fração que relaciona duas medidas. Encontre a fração que relaciona cada item das respostas.

..........., ............, ............, e ................

3o) Calcule a porcentagem para cada fração em relação a 100%, nos itens 1, 2, 3, e 4. Faça o arredondamento do percentual para somar 100%, e escreva o valor numérico na tabela.

4o) Calcule o ângulo em relação a cada porcentagem, nos itens 1, 2, 3, e 4. Faça o arredondamento do ângulo para somar 360o e acrescente o valor numérico na tabela.


ANEXOS



GESTAR II – Matemática – Unidade 6 do TP2 por Sandra Murita Pagani (cursista)

Sandra Murita Pagani, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 6 do TP2. A seguir, está o que a professora concretizou:

a) Síntese da unidade

Nessa unidade foram trabalhados os conceitos matemáticos como:
- Números Relativos e Operações;
- Unidade de medidas de superfície, área, volume, massa, tempo;
- Grandezas

Foram nos apresentado situações problemas com números relativos onde não estamos acostumados a repassar dessa maneira para sala de aula, geralmente trabalhamos (eu) com situações financeiras, temperaturas e profundidades, já estamos acostumados a trabalhar assim e geralmente os alunos aprendem dessa maneira. É lógico que o aluno tem que ter conhecimento de situações diferentes, tem que ampliar seus conhecimentos matemáticos, mais não necessariamente aprender através de situações que nos foi apresentada na seção 2. Sinceramente gosto mais, e acredito que o aluno aprende rapidamente, operações com números relativos, quando o professor trabalha a realidade dele como, por exemplo, situações financeiras do cotidiano dele.

Não tive dificuldades para fazer as atividades propostas, mais ainda encontro dificuldades para trabalhar com o material dourado, portanto se tivéssemos a oportunidade de termos uma aula (oficina) com esse material seria maravilhoso, para que o nosso aluno compreenda melhor a mudança de unidade de medida.

b) Resultados observados em sala de aula

De início a tarefa não foi bem aceita pelos alunos, encontrei algumas dificuldades como um local adequado para correr descalço na Escola e a resistência dos alunos em correr descalço.

Assim que começamos a atividade, os alunos foram se interessando e a curiosidade em aplicar a tarefa (correr) em cálculos matemáticos foi levando-os a fazer a tarefa com mais interesse.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Tema: Números Relativos e operações por meio da organização de dados na comparação de resultados dos alunos numa corrida de 100 metros.

Conceitos Trabalhados: Números Relativos, Operações com os números Relativos, Medidas e Unidades de Medidas

Objetivos: Utilizar o tratamento de informação para promover os estudos dos números relativos e suas operações; Utilizar os conceitos de medidas, números decimais e grandezas.

Faixa Etária: 16 anos
Tempo: 125 minutos (3 aulas)
Material: Lápis, Papel, Cronômetro, Metro.

Situação Problema: Comparar o rendimento dos alunos, em segundos, correndo 100 metros

Atividades
1) Correr 100 metros.
a) Calçados e com calça comprida.
b) Calçados e com calção.
c) Descalços e com calça comprida.
d) Descalços e com calção.

ANEXOS