Área: Matemática
OPERAÇÕES
COM NÚMEROS DECIMAIS E FRACIONÁRIOS
Todas as sequências didáticas destinadas a esta turma, até agora,
objetivaram a compreensão dos conceitos trabalhados. Esta sequência didática se
diferencia das outras exatamente neste ponto, ou seja, pretendemos com ela
realizar cálculos e por isso, focaremos no desenvolvimento dos algoritmos das
operações.
As aulas ocorreram da seguinte forma: a professora explicava adição de
frações, por exemplo, exemplificava e pedia a seus alunos que fizessem um
cálculo referente ao que acabou de ver e ouvir. Em seguida esse cálculo era
corrigido e outro era disponibilizado. No fim da aula os alunos recebiam uma
lista para resolverem. As operações trabalhadas foram adição, subtração,
multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de frações e decimais. Outros
assuntos puderam ser discutidos durante o desenvolvimento desta sequência
didática: potenciação e radiciação de números naturais, mínimo múltiplo comum, simplificação
de frações, expressões numéricas e regras de divisibilidade.
Essa metodologia escolhida fez com que todos tentassem resolver os
cálculos solicitados. Isso foi muito positivo, pois pudemos reforçar o uso da
tabuada e dos algoritmos das operações com números naturais. Mas os resultados
deixaram a desejar. Julgamos nós, que isso aconteceu porque nossos alunos não
fazem as atividades de casa. Poucos deles trouxeram as listas resolvidas. A
desenvoltura com cálculos se dá também pela repetição e foi visível que os
alunos que conseguiam calcular em sala durante a aula, não lembravam, nos dias
seguintes, o que fizeram.
A próxima sequência didática proporcionará momentos de reforço. Vamos
deixar o tempo que resta em sala para fazer o que nossos alunos não fazem em
casa: treinar o cálculo com as diferentes operações.
OBSERVAÇÃO: se alguém tiver interesse pela sequência didática, na íntegra, pode solicitá-la pelo email kzjacomellia@hotmail.com.
Foto: