segunda-feira, novembro 25, 2013

Matemática - Sequência didática "Operações com números decimais e fracionários"

Docente: Karina Zolia Jacomelli Alves
Área: Matemática

OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS E FRACIONÁRIOS 

Todas as sequências didáticas destinadas a esta turma, até agora, objetivaram a compreensão dos conceitos trabalhados. Esta sequência didática se diferencia das outras exatamente neste ponto, ou seja, pretendemos com ela realizar cálculos e por isso, focaremos no desenvolvimento dos algoritmos das operações.

As aulas ocorreram da seguinte forma: a professora explicava adição de frações, por exemplo, exemplificava e pedia a seus alunos que fizessem um cálculo referente ao que acabou de ver e ouvir. Em seguida esse cálculo era corrigido e outro era disponibilizado. No fim da aula os alunos recebiam uma lista para resolverem. As operações trabalhadas foram adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de frações e decimais. Outros assuntos puderam ser discutidos durante o desenvolvimento desta sequência didática: potenciação e radiciação de números naturais, mínimo múltiplo comum, simplificação de frações, expressões numéricas e regras de divisibilidade.

Essa metodologia escolhida fez com que todos tentassem resolver os cálculos solicitados. Isso foi muito positivo, pois pudemos reforçar o uso da tabuada e dos algoritmos das operações com números naturais. Mas os resultados deixaram a desejar. Julgamos nós, que isso aconteceu porque nossos alunos não fazem as atividades de casa. Poucos deles trouxeram as listas resolvidas. A desenvoltura com cálculos se dá também pela repetição e foi visível que os alunos que conseguiam calcular em sala durante a aula, não lembravam, nos dias seguintes, o que fizeram.

A próxima sequência didática proporcionará momentos de reforço. Vamos deixar o tempo que resta em sala para fazer o que nossos alunos não fazem em casa: treinar o cálculo com as diferentes operações.

OBSERVAÇÃO: se alguém tiver interesse pela sequência didática, na íntegra, pode solicitá-la pelo email kzjacomellia@hotmail.com.

Foto: