terça-feira, setembro 15, 2009

Relatório do décimo sexto encontro – GESTAR II – TP6 - Língua Portuguesa por Jair Pereira



Aconteceu, no último dia 11/09, o décimo sexto encontro do Programa de Formação Continuada GESTAR II, na disciplina de Língua Portuguesa. Participaram 07 cursistas. Alguns não estavam presentes devido a atividades da EJA no mesmo período.


Inicialmente retomamos a discussão acerca do TP6, mais especificamente, da unidade 24 que trata da Literatura para adolescentes. Discutimos algumas questões importantes quanto ao trabalho com a leitura que a escola realiza atualmente. Muitos cursistas relataram que os alunos não gostam de ler as obras consagradas da literatura clássica, que preferem leituras mais atuais e menos conservadoras. Percebe-se uma preocupação grande quanto à falta de leitura em nossas escolas, por parte dos cursistas. Ressaltaram, inclusive, a falta leitura na vida do professor. São poucos os que leem. Uma série de fatores foi apontada como responsável pelo distanciamento entre escola e leitura. Uma das principais justificativas é a falta um acervo que contemple as ambições de nossos alunos.

Os cursistas têm consciência da necessidade de trabalhar formas mais consistentes e metodologias que ampliem o mundo de leitura de nossos alunos. Alguns temas foram muito debatidos como: O que o aluno gosta de ler? O que fazer para despertar no aluno o gosto pela leitura? Que meteriais podem facilitar o trabalho de leitura em sala de aula?

Algumas sugestões referentes ao trabalho com a leitura foram dadas pelos cursistas que tornou a discussão ainda mais relevante. Também a apresentação dos relatórios do Avançando na Prática foi o momento rico, pois os trabalhos desenvolvidos demonstram o comprometimento do cursista em relação aos objetivos do GESTAR II.

Ainda, nesse encontro, retomamos o estudo acerca do projeto a ser desenvolvido pelos cursistas nessa segunda etapa de formação. Conforme combinado no encontro anterior, cada cursista apresentou suas ideias a respeito do desenvolvimento do Projeto. A sugestão anterior de utilizar o filme Narradores de Javé como material-fonte foi aceita pelo grupo. Combinamos que durante a próxima semana estudaremos questões relacionadas ao filme, para que possamos montar o projeto já no próximo encontro. Sugeri que os conteúdos estudados nos outros TPs sejam resgatados para fundamentar melhor o projeto.