segunda-feira, junho 20, 2011

Relato de acompanhamento de Sequência Didática por Jair Pereira

No dia 20/06 estivemos na escola Evanda Sulei Juttel, no período matutino, para acompanhar a aplicação da Sequência Didática "Olimpíada das Palavras" pela professora Ana Cristina Trapp Inácio que leciona com uma turma de 4ª série do ensino fundamental. Esse trabalho de visitas às escolas integra a sistemática de capacitação planejada para o ano de 2011 e objetiva o fortalecimento da prática pedagógica em serviço.

Na verdade, o objetivo principal é experimentar, por meio da metodologia da Sequência Didática, as discussões de cunho teórico desencadeadas na formação presencial.

A Sequência Didática aqui explicitada seguiu as orientações da disciplina de Língua Portuguesa, do Setor de Capacitação Profissional, da Secretaria Municipal de Educação.

Acompanhamos o terceiro dia da Sequência Didática. Para esta etapa, a professora utilizou um jogo, chamado - TORTO. A dinâmica do jogo consiste em reunir os alunos em grupo de três componentes. Distribui-se para cada grupo um cartaz contendo um quadro com letras dipostas aleatoriamente. Os grupos têm um tempo de 15 minutos para formarem o maior número de palavras, utilizando essas letras, podendo acrescentar os sinais ortográficos se necessário. Ao término do tempo, cada grupo elege um aluno que vai ao quadro e escreve as palavras. Cada palavra escrita corretamente corresponde a um ponto para a equipe. A pontuação é transferida para cada componente da equipe na tabela afixada na parede da sala.

A seguir destacaremos alguns pontos que observamos durante o acompanhamento:

1. A Sequência Didática "Olimpíada das Palavras" configura-se em uma proposta interdisciplinar, uma vez que o conteúdo abordado, ortografia, é tratado dentro da disciplina de Educação Física. Esse trabalho de parceria entre as disciplinas, especialmente nas séries iniciais, é também um dos objetivos do projeto Sequência Didática.

2. A Sequência Didática "Olimpíada das Palavras" é uma gincana. Os alunos são desafiados, via "competição", a participar de jogos que envolvem a ortografia.

3. A disposição dos alunos em equipe, facilitou a realização da atividade, pois todos os alunos participaram escrevendo ou falando. Além disso, a organização da sala de aula colaborou para qua os alunos fossem ao quadro responder a atividade proposta.

4. O uso do dicionário também foi incentivado pela professora, especialmente, no momento da correção das palavras.

Finalmente cabe registrar que a proposta de trabalhar a ortografia na disciplina de Educação Física, por meio de jogos, representa um avanço na prática pedagógica da Professora Ana Cristina. Foi possível perceber claramente que o trabalho interdisciplinar fortalece a aprendizagem do aluno e, além disso, torna a sala de aula um espaço mais dinâmico e atraente.

Abaixo fotos da visita: