sábado, maio 16, 2009

4º encontro de Matemática - GESTAR II

Resultado do 4º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 15/05/2009.


Tivemos, neste encontro, a presença de quatro professores participantes num total de sete. Um de nossos colegas compareceu, mas teve que sair por problemas familiares. Este encontro foi sobre a unidade 03 do TP1 realizada pela sessão coletiva 2.

A primeira atividade sobre imposto de renda resultou em ricas discussões. Falamos sobre as vantagens e desvantagens de se declarar o imposto de renda como simplificada ou completa, quais diferenças existem entre funcionário da rede pública e da rede privada, férias, entre outros. Dúvidas de algumas pessoas foram sanadas por outras, temos um grupo bem participativo e gostam de ajudar.

A atividade seguinte seria a fabricação de um cartão. Pintamos, recortamos, dobramos e colamos. O cartão saiu, todos muito bonitos. Em seguida, perguntei: o que podemos trabalhar de matemática com esta produção? Todos fizeram sugestões: fração, decimal, área, volume, perímetro, entre outros. Vejamos algumas produções:

Cursistas Mariza e Sandra

Cursistas Aloísio e Cícero



Formadora Karina e coordenadora pedagógica Dirlene



Após a confecção e uma breve discussão deste, fomos para a tarefa: calcular a área da parte saliente ou pintada. Foi uma tarefa desafiadora e todos pensaram individualmente para posterior socialização. Devido ao tempo, uma professora conseguiu concluir. Foram expostas duas maneiras de encontrar a área, uma delas está anexada abaixo.
As duas tarefas que seguem esta ficaram mais tranqüilas com a resolução desta primeira. Todos os professores compreenderam e concordaram que seria uma tarefa difícil para um aluno de ensino fundamental, mas que com algumas adaptações seria possível.

Terminamos o encontro contando como foi à aplicação do Socializando da unidade 2 em sala de aula. Foi muito interessante e todos podem conferir os resultados neste blog. Iremos postar cada um deles.

ANEXOS:

1) Atividade 1 resolvida - http://www.megaupload.com/?d=AA348H8F
2) Dados do imposto de renda - http://www.megaupload.com/?d=91PIP4A1

(Após clicar nestes links, para acessar este documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")