Chegamos ao 17° encontro do programa de formação continuada Pró-Letramento em Matemática. Na Faculdade Municipal de Palhoça, o grupo de professores deu continuidade ao fascículo sobre Tratamento da Informação.
Para tanto, os professores se dividiram em dois grupos para analisar sugestões de atividades que poderão auxiliá-los em sala de aula. Essas atividades envolvem tabelas, gráficos, possibilidades e raciocínio combinatório.
Terminada a análise das atividades, os dois grupos escreveram um relatório avaliando todo o trabalho realizado sobre Tratamento da Informação. Este relatório buscou responder questões como: O conteúdo deste fascículo apresentou desafios? Quais foram as novidades? Qual a importância desses conteúdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental? As atividades propostas são possíveis de realizar em sala de aula? Apresentam grau de dificuldade para executá-las? Quais adequações são necessárias? Que dúvidas ainda permanecem?
Como aconteceu em outros fascículos, um tempo foi dedicado para esclarecermos dúvidas referente as tarefas individuais. Estas tarefas solicitavam a leitura de informações contidas em gráficos, principalmente o de barras. Abaixo, a questão mais comentada da noite:

Para encerrar o encontro e o fascículo, os professores receberam um material complementar com mais sugestões para levar o tratamento da informação a sala de aula. Este material está anexado.
Parabéns a todos os professores por mais um encontro proveitoso.
Anexo: Tratamento da informação – Site acessado no dia 20/06/11 - www.parquedaciencia.com.br/sitemm/roteiros/tratamentodainformacao.pdf
Anexo: Tratamento da informação – Site acessado no dia 20/06/11 - www.parquedaciencia.com.br/sitemm/roteiros/tratamentodainformacao.pdf
Fotos: