quarta-feira, julho 20, 2011

Pró Letramento - Matemática - 17° encontro por Karina Z Jacomelli A

Chegamos ao 17° encontro do programa de formação continuada Pró-Letramento em Matemática. Na Faculdade Municipal de Palhoça, o grupo de professores deu continuidade ao fascículo sobre Tratamento da Informação.

Para tanto, os professores se dividiram em dois grupos para analisar sugestões de atividades que poderão auxiliá-los em sala de aula. Essas atividades envolvem tabelas, gráficos, possibilidades e raciocínio combinatório.

Terminada a análise das atividades, os dois grupos escreveram um relatório avaliando todo o trabalho realizado sobre Tratamento da Informação. Este relatório buscou responder questões como: O conteúdo deste fascículo apresentou desafios? Quais foram as novidades? Qual a importância desses conteúdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental? As atividades propostas são possíveis de realizar em sala de aula? Apresentam grau de dificuldade para executá-las? Quais adequações são necessárias? Que dúvidas ainda permanecem?

Como aconteceu em outros fascículos, um tempo foi dedicado para esclarecermos dúvidas referente as tarefas individuais. Estas tarefas solicitavam a leitura de informações contidas em gráficos, principalmente o de barras. Abaixo, a questão mais comentada da noite:

Os professores tiveram um momento para verificarem as observações da tutora referente as tarefas do fascículo Frações. Uma delas solicitava que colocassem números fracionários em uma reta numérica de maneira aproximada. Como houve algumas interpretações equivocadas, foi preciso voltarmos a conversar sobre este assunto.

Para encerrar o encontro e o fascículo, os professores receberam um material complementar com mais sugestões para levar o tratamento da informação a sala de aula. Este material está anexado.

Parabéns a todos os professores por mais um encontro proveitoso.

Anexo: Tratamento da informação – Site acessado no dia 20/06/11 - www.parquedaciencia.com.br/sitemm/roteiros/tratamentodainformacao.pdf


Fotos: