Os números fracionários e decimais costumam ser
trabalhados no sexto ano do ensino fundamental separadamente e sempre na mesma
ordem: primeiro as frações e depois os decimais. Esta sequência didática propôs
um trabalho diferenciado deste, ou seja, tratamos de frações e decimais numa
conversa única partindo do conteúdo da sequência didática anterior onde
trabalhamos com medidas de áreas. Trabalhamos as introduções, os conceitos, as
equivalências e as comparações por meio da metodologia resolução de problemas.
Por conta disso incluímos problemas de olimpíada, dobradura de tiras de
cartolina e muitos questionamentos.
Uma das primeiras tarefas solicitadas foi o problema do chocolate: Divida três barras de chocolate de mesmo
tamanho entre dois amigos. Registre sua solução e represente o resultado
numericamente. Os alunos com a ajuda das professoras chegaram às respostas:
1 ½ ou 1,5 ou 3 de ½ ou 3/2. A diversidade das respostas permitiu discursarmos
sobre:
(1)
A existência de diferentes representações para um mesmo
número, entre elas as frações e os decimais.
(2)
As frações equivalentes a ½. Isso porque um dos alunos
decidiu repartir seu chocolate em 30 partes e com isso a resposta do problema
seria a fração 45/30.
(3)
Com a situação do chocolate repartido em 30 pedaços
pudemos destacar a necessidade das informações dadas no numerador e denominador
serem interpretadas juntas. O discurso foi próximo de: se comermos 3 chocolates ou 45 estamos comendo quantidades diferentes,
mas se comermos 3/2 e 45/30 estamos comendo a mesma quantidade, ou seja, a
informação do numerador precisa da informação do denominador para que se tenha compreensão da real informação.
As próximas tarefas passaram a ser realizadas com o apoio das tiras de
cartolina. Realizamos as dobraduras e com elas respondemos a inúmeros
questionamentos. Mas, inicialmente, introduzimos a ideia de dobradura por meio
da medição da altura do quadro. Assim, os alunos viram que não conseguíamos
quantidades inteiras da tira e nem metades, ou seja, era preciso obter mais partes
da tira para ficarmos mais próximo possível da medida real. Com isso concluímos
que para realizarmos medidas precisamos lidar com as partes da unidade de
referência, ou seja, precisamos compreender, representar e operar com as
frações.
Com as tiras de cartolina foi possível os alunos compreenderem os
conceitos trabalhados. Infelizmente nosso trabalho foi interrompido muitas
vezes, tanto pelo recesso escolar como pelas atividades internas da escola que
necessitavam a presença da turma. Isso fez com que o interesse pelo material
fosse se perdendo em longo prazo. Mas nada disso invalida a sequência
escolhida. Nas aulas conversamos sobre a importância do inteiro, da
representação de uma quantidade não inteira, da equivalência entre as frações,
da comparação, acrescentamos naturalmente as operações de adição, subtração e
multiplicação.
Em seguida demos início ao trabalho com os número decimais. Foi
ressaltado o fato dos decimais, assim como as frações, representarem partes de
um todo. Ou seja, que ambas as representações estavam indicando a mesma
quantidade de um inteiro.
Depois disso relembramos como está
organizado nosso sistema de numeração quanto a classes e ordens. Muito
interessante que nesta revisão um aluno respondeu com facilidade às perguntas
feitas e quando questionado como fazia isso ele respondeu: lembrei daquela aula que a professora falou das cabras. Ele estava
se referindo à dramatização feita com a história do pastor e das ovelhas onde
usamos os dedos dos alunos para representar a base 10 e a posição das ordens.
Esse episódio nos mostrou que nossas aulas estão tendo resultado. Com isso,
acrescentamos no sistema de numeração a vírgula e começamos a conversar sobre a
parte decimal. Os alunos acompanharam com facilidade que os décimos são frações
com denominadores 10, os centésimos 100 e assim por diante. Falamos até o
bilionésimo tanto para matar a curiosidade, já que eles gostaram de falar sobre
isso, quanto para percebermos que em cada classe da parte decimal está dividida
em décimos, centésimos e milésimos.
A próxima sequência didática tratará
das operações com frações e decimais.
OBSERVAÇÃO: se alguém tiver interesse pela sequência didática, na íntegra, pode solicitá-la pelo email kzjacomellia@hotmail.com.
OBSERVAÇÃO: se alguém tiver interesse pela sequência didática, na íntegra, pode solicitá-la pelo email kzjacomellia@hotmail.com.
Karina Zolia Jacomelli Alves