sábado, julho 04, 2009

10º encontro de Matemática - GESTAR II

Resultado do 10º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 03/07/2009.

Mariza, Aloísio e Sandra, três professores que fizeram parte do décimo encontro. Este se tratava do estudo da unidade 10 do TP3: Semelhanças, revestimentos, preenchimentos.
Começamos nosso estudo conhecendo qual seria a tarefa do “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que propõe aos alunos um trabalho com o octaedro regular, octaedro truncado e com o preenchimento do espaço. Para minha surpresa, pois eu não esperava, os professores visualizaram com facilidade essa tarefa em sala de aula e, inclusive, deram sugestões de aplicações.
Aproveitando a conversa, coloquei aos professores o que faríamos até o fim desse semestre. Temos mais dois encontros do GESTAR e poucos dias letivos nas escolas com alunos, pois estamos em época de provas, conselhos de classe, tivemos greve de ônibus na região, entre outros. Será possível o não cumprimento de todas as tarefas, mas não deixarão de tentar.
Na sequência, os professores conheceram o parecer que fiz em relação as minhas visitas as suas escolas. Isso contribui para uma discussão retomando a proposta do programa. Foi muito importante esse momento, pois voltamos a lembrar do que aconteceu nas aulas com atividades propostas pelos TPs e eu fiquei sabendo de muitos acontecimentos que ainda não haviam relatado. Ao final dessa discussão me comprometi de acrescentar um parágrafo neste parecer para acrescentar o que até então não conhecia, já que não foi possível assistir a todas as aulas desenvolvidas para o cumprimento das sugestões do GESTAR.
Após o intervalo voltamos para sala a fim de estudarmos as seções 1 e 2 da unidade 10. Como este encontro foi encerrado mais cedo, este estudo ficou para terminarmos em casa.
ANEXO
Tarefa para o próximo encontro - http://www.megaupload.com/?d=Z8ZA18H1
(Após clicar no link acima, para acessar o documento, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")