quinta-feira, março 31, 2011

Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa por Jair J Pereira

Este relato tem como objetivo registrar as atividades realizadas na 1ª oficina da OLIMPÍADA MUNICIPAL DE LÍNGUA PORTUGUESA, que ocorreu no dia 31/03/2011, na Faculdade Municipal de Palhoça – FMP. Participaram dessa primeira etapa 16 professores que lecionam com turmas de 4ª série e 08 professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental. Também estavam presentes alguns profissionais que oferecem suporte pedagógico às escolas de rede municipal.

Iniciamos a oficina com a apresentação individual para que todos pudessem se conhecer melhor e, com isso, facilitar o intercâmbio de informações, tão importante nesse modelo de formação. A seguir, iniciamos a apresentação do Regulamento da OLIMPÍADA MUNICIPAL DE LÍNGUA PORTUGUESA, destacando, desde o início, que o principal objeto é intensificar o trabalho a partir de textos nas escolas municipais de Palhoça. Destacamos que a própria Proposta Curricular do município contempla o texto como objeto de ensino de Língua Portuguesa, desde os anos iniciais. Ressaltamos que nesse referencial curricular não há espaço para aulas meramente gramaticais. Dessa forma, insistimos que os conteúdos propostos para o ano de 2011devem contemplar, necessariamente: leitura, interpretação e produção de texto.

Ainda sobre o regulamento da Olimpíada muitas dúvidas e sugestões surgiram durante a leitura. Os professores contribuíram sugerindo, por exemplo, conteúdos a serem abordados durante a produção dos textos. Outro ponto bastante discutido refere-se ao tema da Olimpíada: A EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS DE PALHOÇA. Os professores aprovaram a escolha do tema, justificando que o crescimento desordenado da cidade trouxe problemas graves ao meio ambiente, como: a poluição dos rios e dos lençóis freáticos e o desmatamento. O exemplo mais citado foi o Morro do Cambirela que há anos vem sendo destruído por uma empresa de extração de pedras com aval do poder público, inclusive. Essa discussão do regulamento transcorreu até o intervalo.

Em seguida, iniciamos o estudo do texto “Gêneros textuais na sala de aula: entre modas e realidades” de José Luís Landeira; Na sequência, refletimos sobre o ensino de gêneros textuais na escola, apresentado em quadro síntese dos gêneros textuais e seus respectivos agrupamentos proposto pelos pesquisadores da Universidade de Genebra, Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly. Também debatemos o texto “Escrever e convencer para mudar” de Heloisa Amaral em grupo. Após a leitura e discussão desses textos, solicitamos a cada cursista, que em forma de síntese, apresente suas experiências com o gênero textual em sala de aula. Essa síntese será apresentada pelos cursistas, na próxima oficina, no mês de maio.

Podemos afirmar que os professores cursistas ficaram satisfeitos com a Proposta de trabalho apresentada e estão dispostos a contribuir com o sucesso da Olimpíada.As fotos, a seguir, mostram esse primeiro momento de formação para a OLIMPÍADA MUNICIPAL DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2011.