Mariza Campos Gavilan, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 14 do TP4. A seguir, está o que a professora concretizou:
a) Resultados observados em sala de aula
As crianças ficaram espantadas com o conhecimento de números muito grandes. Interessaram-se pelo assunto, prestaram atenção nas medidas ANO-LUZ e MILHAS, e logo se prestaram a fazer os desenhos e cálculos. Mas tiveram dificuldades em anotar, somar e muito mais na divisão. Fiz a correção, indicando os cuidados que devem ser tomados quando a quantidade de zeros é muito grande, e por isso é mais fácil trabalhar com notação científica.
b) Aplicação da tarefa na sala de aula
a) Resultados observados em sala de aula
As crianças ficaram espantadas com o conhecimento de números muito grandes. Interessaram-se pelo assunto, prestaram atenção nas medidas ANO-LUZ e MILHAS, e logo se prestaram a fazer os desenhos e cálculos. Mas tiveram dificuldades em anotar, somar e muito mais na divisão. Fiz a correção, indicando os cuidados que devem ser tomados quando a quantidade de zeros é muito grande, e por isso é mais fácil trabalhar com notação científica.
b) Aplicação da tarefa na sala de aula
Espaço, Tempo e Ordem de Grandeza
Objetivos:
- Proposta de atividade bem diferente;
- Conhecer um pouco do sistema solar e novas estrelas;
- Operar com números muito grandes;
- Cálculo de distância através da fórmula física espaço= velocidade x tempo.
Conteúdos: Sistema solar; Multiplicação; Notação científica; Medidas de distância.
Público: 5ª série. Tempo: 90 min.
Material: Vídeo "O Sistema Solar": http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA; Site Universal.url; Calculadora do Windows; Lápis e papel.
A Aula:
1° passo: Mostrar os vídeos referentes ao Sistema Solar e Alfa Centauro.
2° passo: Conversar sobre o vídeo.
3° passo: Propor a viagem da Terra a Alfa Centauro.
4° passo: Explanar sobre medidas de distância, distâncias muito grandes, velocidade da luz, notação científica, como calcular distância conhecendo tempo e velocidade e como calcular tempo conhecendo distância e velocidade.
5° passo: Propor que façam os cálculos para descobrir quanto tempo demoraria a viagem Terra – Alfa Centauro.
6º passo: Fazer o cálculo em calculadora simples e na do computador, e anotar diferenças.
7º passo: Comentar o tempo gasto, e discutir possíveis viagens de longa distância.
- Conhecer um pouco do sistema solar e novas estrelas;
- Operar com números muito grandes;
- Cálculo de distância através da fórmula física espaço= velocidade x tempo.
Conteúdos: Sistema solar; Multiplicação; Notação científica; Medidas de distância.
Público: 5ª série. Tempo: 90 min.
Material: Vídeo "O Sistema Solar": http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA; Site Universal.url; Calculadora do Windows; Lápis e papel.
A Aula:
1° passo: Mostrar os vídeos referentes ao Sistema Solar e Alfa Centauro.
2° passo: Conversar sobre o vídeo.
3° passo: Propor a viagem da Terra a Alfa Centauro.
4° passo: Explanar sobre medidas de distância, distâncias muito grandes, velocidade da luz, notação científica, como calcular distância conhecendo tempo e velocidade e como calcular tempo conhecendo distância e velocidade.
5° passo: Propor que façam os cálculos para descobrir quanto tempo demoraria a viagem Terra – Alfa Centauro.
6º passo: Fazer o cálculo em calculadora simples e na do computador, e anotar diferenças.
7º passo: Comentar o tempo gasto, e discutir possíveis viagens de longa distância.
FOTOS: