sexta-feira, outubro 23, 2009

GESTAR II - Matemática - Unidade 14 do TP 4 por Mariza Campos Gavilan

Mariza Campos Gavilan, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 14 do TP4. A seguir, está o que a professora concretizou:

a) Resultados observados em sala de aula

As crianças ficaram espantadas com o conhecimento de números muito grandes. Interessaram-se pelo assunto, prestaram atenção nas medidas ANO-LUZ e MILHAS, e logo se prestaram a fazer os desenhos e cálculos. Mas tiveram dificuldades em anotar, somar e muito mais na divisão. Fiz a correção, indicando os cuidados que devem ser tomados quando a quantidade de zeros é muito grande, e por isso é mais fácil trabalhar com notação científica.

b) Aplicação da tarefa na sala de aula

Espaço, Tempo e Ordem de Grandeza

Objetivos:
- Proposta de atividade bem diferente;
- Conhecer um pouco do sistema solar e novas estrelas;
- Operar com números muito grandes;
- Cálculo de distância através da fórmula física espaço= velocidade x tempo.

Conteúdos: Sistema solar; Multiplicação; Notação científica; Medidas de distância.

Público: 5ª série. Tempo: 90 min.

Material: Vídeo "O Sistema Solar": http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA; Site Universal.url; Calculadora do Windows; Lápis e papel.

A Aula:

1° passo: Mostrar os vídeos referentes ao Sistema Solar e Alfa Centauro.

2° passo: Conversar sobre o vídeo.

3° passo: Propor a viagem da Terra a Alfa Centauro.

4° passo: Explanar sobre medidas de distância, distâncias muito grandes, velocidade da luz, notação científica, como calcular distância conhecendo tempo e velocidade e como calcular tempo conhecendo distância e velocidade.

5° passo: Propor que façam os cálculos para descobrir quanto tempo demoraria a viagem Terra – Alfa Centauro.

6º passo: Fazer o cálculo em calculadora simples e na do computador, e anotar diferenças.

7º passo: Comentar o tempo gasto, e discutir possíveis viagens de longa distância.

FOTOS:

GESTAR II - Matemática - Unidade 14 do TP 4 por Ottoniel Carlos Tomaz

Ottoniel Carlos Tomaz, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 14 do TP4. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

Um conceito da matemática que diz: “A matemática é a ciência que estuda números e formas”. No entanto, ao estudar os números percebemos que as civilizações antigas, utilizavam os números apenas para resolver situações da época. Porém, com o passar dos anos, viu-se a necessidade de criar um sistema numérico para atender as necessidades e resolver qualquer problema. No decorrer dos anos, surgiram os primeiros estudos em função dos espaços citados no conceito acima e os tempos que são frutos das propriedades de grandezas.
Ao analisar alguns tópicos da história da matemática, podemos ter uma idéia de quanto é importante para nós as grandezas que estão relacionadas, como o tempo, medidas, das quais fazem parte do nosso cotidiano.
Assim sendo, temos as situações didáticas em que através destes conceitos, ajudam-nos a planejar e articular estas propriedades de grandezas, perceberem a ordem da mesma, bem como os principais conceitos e definir o conceito matemático.
Hoje estas situações-problemas são discutidas diariamente nas mais diversas camadas sociais. Porém, nas instituições educacionais, o conteúdo é tratado com mais carinho, a fim de proporcionar uma relação com o mundo atual das pessoas que vivem em função do tempo e a distância que muitas vezes parece estar mais longe da realidade.
É necessário que, estes conteúdos sejam abordados com mais tempo nas escolas. O tempo é precioso e muitas vezes a distância é cruel.

b) Resultados observados em sala de aula

Durante as atividades, duas situações que apresentadas como maior dificuldade, foram o reconhecimento dos números romanos por parte de alguns alunos e alguns ainda têm dificuldade com a multiplicação e divisão, principalmente, e acabaram se confundindo. Em um momento mais interessante, foi as palavras “que legal”, “que massa”, que os alunos comentavam entre si. Mas como esta atividade não exigia muito dos alunos, por tratar-se apenas de operações simples, não deixaram de ser importantes, uma vez que os mesmos tiveram que utilizar o raciocínio lógico para efetuar as operações. Tivemos bastante êxito nesta atividade em relação à atividade passada e vamos retomar estas mesmas atividades nas aulas futuras. Diante disso, estas atividades são muito úteis, visando um aprendizado de qualidade e este processo de ensino merece ser aplicado de modo geral pelas instituições da rede municipal, padronizando o método de ensino.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Série: 5ª.
Data: 20/08/2009.

NÚMEROS ROMANOS.

Objetivo:
Proporcionar o aluno o reconhecimento do surgimento dos números romanos, fazendo uma abordagem relacionada à sua História e fazer operações com os mesmos.

Desenvolvimento:
Segundo o conteúdo no material impresso da tp4, nas páginas 95 a 101, o material aborda a relação dos números romanos de acordo com a História correspondente a cada década.
Ao questionar o assunto em sala de aula, percebi muita dificuldade dos alunos para representar os números romanos em relação aos números naturais trabalhados normalmente em operações matemáticas.
No entanto, quando falávamos em alguma data específica, como, por exemplo, em que século o Brasil foi descoberto, mais da metade dos alunos não tinham noção de como representar esta data em números romanos.
Diante disso, resolvi fazer um trabalho em grupos e o primeiro passo foi abordar as unidades, dezenas, centenas e milhar em números romanos e posteriormente fazer operações com os mesmos, substituindo os nossos habituais números naturais.

Partir do reconhecimento citando os exemplos: X = 10, XX = 20, XL = 40, começamos a desenvolver exercícios que ao invés de montar uma operação de adição com números naturais, nós resolvemos montar qualquer operação, mas com os números romanos e o resultado encontrado, expressar em números naturais e vice-versa.

Trabalhei com as operações que envolveram: Multiplicação, divisão, adição e subtração como nos exemplos citados abaixo.
Ex: a) XX . II = 40 b) XX + X = 30 c) LX - XX = 40 d) XXX : III = 10