quarta-feira, agosto 17, 2011

Sequência Didática por Rosemere Maria Espíndola, E.B. Professor Neri Brasiliano Martins

Áreas: Língua Portuguesa, Ciências e Geografia

Tema: Proteção e conservação da água

Série: 4 série


Introdução



O que a gente vê em todo lugar não é o que a gente aproveita. Mais de 97% da água do planeta é de mares. Não serve nem para o uso industrial. A água potável mais pura da natureza está nas calotas polares e nas geleiras, que armazenam 2% da água do planeta. Muito frio e muito longe. Lençóis subterrâneos, lagos, rios e atmosfera guardam o 1% restante, E é só essa que está a disposição.

A necessidade de água cresce ainda mais rápido do que o aumento dapopulação.

A água é muito importante paraa vida humana. Ela ajuda na assimilação dos alimentos e na excreção de resíduos e toxinas, além disso é uma das principais fontes de sais minerais, necessários ao equilíbrio do organismo. Por tudo isso, precisamos respeitá-la, usá-la de forma adequada e preservar nossas fontes naturais.

Sendo assim, com este trabalho pretende-se destacar a importância e a conservação da água em nossa vida e no Planeta Terra.


Conteúdos: leituras de textos informativos, poema, música, etc., produção de textos orais e escritos, cruzadinha, caça- palavras, trabalho em grupos, pesquisa, carta enigmática e teatro.


Objetivo Geral

Oferecer meios efetivos para que cada educando compreenda os fatos naturais e humanos a esse respeito. Desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com seus meios, colaborando, protegenso e preservando todas as manifestações de vida no planeta.


Objetivos Específicos

Identificar as principais fontes de poluição da água no local onde vive.

Reconhecer a importância de economizar água.

Compreender o ciclo da água no meio ambiente.

Propor soluções para evitar o desperdício da água.

Conhecer e compreender a declaração universal dos direitos da água.

Desenvolver a criatividade por meio do texto e da música.

Produzir coletivamente um história e apresentá-la para os colegas.

Conscientizar sobre a preservação e o cuidado com a água.


Tempo estimado: 20 dias


Material necessário: textos mimeografados ou xerocados, quadro branco, canetão, borrachas, lápis, pincel atômico, cola, tesoura, aparelho de som, CD, EVA, TNT, linha, elástico, dicionário, folhas de papel ofício, livro didático, etc.


Metodologia: aulas dialogadas, explicativas e expositivas.


Desenvolvimento das Atividades



Primeira etapa: iniciar a atividade fazendo um levantamento prévio do que os alunos sabem sobre a água. Após texto informativo: Água por toda parte e Água sem desperdício, páginas 25 e 26 do livro didático Porta Aberta de ciências do 5 ano. Esse texto será interpretado.


Segunda etapa: apresentar a música Planeta Água de Guilherme Arantes. Os alunos irão receber a letra xerocada, onde irão primeiro escutá-la e depois cantá-la. Será feita a interpretação da música.


Terceira etapa: conhecer o ciclo da água por meio de um painel que a escola possui. Utilizar a música Água e a atividadede caça-palavras.


Quarta etapa: será trabalhado o poema Ciclo com interpretação oral. Os alunos farão um desenho sobre o ciclo da água e decifrar a carta enigmática.


Quinta etapa: conversar com os alunos sobre como a água fica poluída, utilizando o texto jornalístico "Poluição dos Oceanos", que será interpretado.



Sexta etapa: apresentar os textos do livro de ciências com o título "A contaminação da água e consequências para os seres vivos" do livro, páginas 27 e 28. Após ler e explicar, conversar com os alunos sobre o texto. Pedir para que eles pesquisem em casa sobre doenças causadas pela contaminação da água e trazer para a sala. Exemplos: Cólera, Hepatite, Poliomielite, Lepetospirose, Esquistossomose, Dengue, Febre Amarela e Malaria.


Sétima etapa: após a pesquisa feita pelos alunos sobre as doenças, estes serão divididos em equipes e cada uma ficará responsável de escrever e explicar sobre duas doenças.


Oitava etapa: apresentação dos trabalhos das equipes sobre as doenças. Utilização do texto "O desmatamento na amazônia altera o ciclo da água no Brasil", na página 34 do livro de ciências.


Nona etapa: os alunos em grupos de 4 irão escrever dicas de como economizar a água. Vai ser exposto no dia do meio ambiente no mural da escola. Resolver uma atividade com mapa mundi que estará em anexo.


Décima etapa: texto sobre a declaração dos direitos da água. Em duplas os alunos irão escolher um dos artigos da declaração para que seja reproduzido e ilustrado, pois será exposto no mural da escola.


Décima primeira etapa: produzir um texto com o título: A importância da água em nossa vida.


Décima segunda etapa: produzir coletivamente com a professora uma narração sobre a poluição da água com a quarta série turma 01, onde este texto será a história do teatro a ser apresentado para as outras turmas da escola. Com a quarta série turma 02, será ensaiado uma música para ser apresentada as outras turmas da escola, no dia 03/06/2011.


Décima terceira etapa: após redigitar a história para o teatro os alunos juntamente com a professora irão confeccionar as roupas dos personagens com TNT e EVA e escolher os alunos para os personagens. Na música todos da quarta série turma 02 irão participar.


Décima quarta etapa: ensaios do teatro e da música.


Décima quinta etapa: finalizar esta sequência com as apresentações do teatro pela quarta série turma 01 e da música com a quarta série turma 02 para os outros alunos das séries iniciais da escola.


Avaliação: será por meio dos trabalhos realizados, da participação, interesse, atividades, música e teatro; em todos os momentos da realização da sequência didática.


Bibliografia

RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos. Meio Ambiente. Editora: Iemma. vol 1 e 2. Minas Gerais, 2004.

GIL, Ângela Bernardes de Andrade; FANIZZI, Sueli. Porta Aberta. Editora: FTD, 1 edição. São Paulo, 2008.

Jornal de São Paulo, 17 de março de 1998.