terça-feira, outubro 27, 2009

Sequência Didática produzida pelas Professoras Adriana, Ana e Sônia

Grupo Escolar Profª Najla Carone Guedert

Profª Adriana, Ana e Sônia

Disciplina:

Geografia

Ano: 2ª série

Tempo estimado: 5 dias

Tema: Comércio

Justificativa:

Trabalhar o tema Comércio com a finalidade de identificar e localizar as atividades econômicas do bairro em que vive e qual sua função utilitária, econômica e social.

Objetivos:

Reconhecer a importância do trabalho na vida de uma pessoa;
Identificar os diferentes tipos de profissões exercidas na zona urbana e na zona rural;
Conhecer local de trabalho e profissões das pessoas da família;
Conceituar comércio, mercadoria, comerciantes, comerciários e consumidores;
Organizar um álbum ilustrado com produtos naturais e produtos industrializados.

Conteúdo:

O trabalho;
O trabalho no comércio;
Estudo de texto referente ao Comércio;
Ditado de frases;
Situação-problema;
Município-bairro.

Material necessário: cartolina, lápis, borracha, revistas, jornais, livros didáticos, panfletos, etc.

Desenvolvimento:

1ª etapa:

Para saber se as crianças dominam o assunto será feita à aula de leitura com o texto: Comércio. Os alunos terão a oportunidade de perguntar, sanando suas dúvidas. Vamos trabalhar com o estudo do vocabulário. Aplicação de ditados de frases.

2ª etapa:

No segundo momento iremos trabalhar com a situação problema, buscando panfletos de supermercados e lojas para elaborar os problemas e mostrar para a criança que vivenciamos o tempo real dos números, das palavras e que aprendemos o tempo todo.

3ª etapa:

Esta aula será reservada para a aula passeio na rede de supermercado “Comprefort”, lá as crianças irão conhecer melhor os produtos naturais e industrializados e que cada pessoa que trabalha lá exerce uma função diferenciada.

4ª etapa:

Nesta aula iremos confeccionar os álbuns com produtos naturais e industrializados. As crianças poderão trazer de casa gravuras que representam os produtos ou podem desenhá-las.

Produção final:

Iremos montar um mural para expor os trabalhos feitos no decorrer das aulas. Também iremos trabalhar com produção-textual.

Avaliação: utilizar-se todos os instrumentos de avaliação (adequando-se ao momento), para verificar se o aluno:

Reconhece a importância do trabalho na vida da pessoa;
Identificar os diferentes tipos de profissões;
Identificar os profissionais que trabalham nas áreas da saúde, educação, limpeza, comércio, etc.;
Conceituar comércio, mercadoria, comerciantes, comerciários e consumidores;
Observa o comércio do município onde mora.

Sequência Didática produzida pela Profª Dinair

Escola Reunida Municipal do Albardão

Profª Dinair

Série: 3ª

Disciplina: Geografia

Tema: Indústria

Tempo estimado: 3 aulas

Conteúdo: indústria e a indústria do Município de Palhoça.

Objetivo Geral:
Reconhecer o que é indústria, identificando as industrias do município e alguns produtos industrializados no geral.

Materiais: livro, caderno, lápis, caneta, cartolina, rótulos de produtos industrializados.

1ª aula:
Leitura individual e coletiva de um texto referente à indústria. Explicação e diálogo com os alunos sobre o texto. Interpretação oral do texto pelos alunos.

2ª aula:

Revisão do texto, interpretação escrita através de perguntas.

3ª aula:

Leitura das perguntas e respostas para melhor entendimento. Elaboração de um cartaz com alguns produtos industrializados.

Avaliação:
Através das atividades que foram realizadas em sala, participação, interesse e criatividade.

Sequência Didática por Débora Mota Collaço

Escola Reunida Municipal Albardão

Profª Débora Mota Collaço

Disciplina: Geografia

Conteúdo: meios de transporte e comunicação, comércio, industrialização e globalização.

Ano: 4ª série e 5º ano

Tempo estimado: seis aulas

Material necessário: xérox, cartolina, jornais, revistas, mapa mundi, globo terrestre, cola, tesoura, texto, quadro, giz de cera, material do aluno.

Desenvolvimento:

1ª etapa:

A aula irá iniciar coma leitura de dois pequenos relatos de Celso Pinto e Clóvis Rossi, do Conselho Editorial do Jornal Folha de São Paulo, falando o que é globalização. Após a leitura vamos debater em sala sobre o ponto de vista de cada aluno da notícia lida. Faremos um trabalho de entrevista, no qual cada aluno irá perguntar para três pessoas o que é globalização para elas. Na sala iremos discutir as idéias dos entrevistados e depois classificá-las agrupando aquelas que são parecidas e fazendo correções caso seja necessário.

2ª etapa:

Iniciaremos a aula com a leitura do texto “Mudanças no mundo globalizado” que trata de diferente aspectos da globalização, discutiremos as idéias centrais do texto e o explorando fazendo perguntas sobre o texto aos alunos. Pediremos aos alunos que verifiquem o país de origem de roupas, calçados, aparelhos eletrodomésticos ou outros objetos que tenham em casa e que tragam listagem pronta para próxima aula. Na sala iremos reunir as informações recolhidas, localizar no mapa mundi os países de origem dos objetos. Também conversaremos sobre o que possibilita o comércio entre lugares distantes do mundo, que tipos de comunicação e transporte podem ter sido usados para efetivar a transação.

3ª etapa:

Dividiremos a sala em grupos, cada grupo deverá pesquisar em jornais ou revistas, artigos, entrevistas, notícias, pequenas frases, palavras e imagens que represente a globalização para confecção de um cartaz o qual será exposto em sala.

Avaliação: através da participação dos debates realizados em sala.

Sequência Didática por Erziana de Souza Marcolino

Escola Isolada do Albardão

Profª Erziana de Souza Marcolino

Disciplina: Geografia

Tema: Direções Espaciais

Conteúdo: Mapas e Pontos Cadeias

Tempo estimado: 5 aulas

Metodologia:

Leitura coletiva do texto e explicação. Atividades realizadas por meio do sol e mapas localizando bairros próximos.

Objetivo:

Distinguir os pontos cardeais.

Desenvolvimento

1ª aula:
Leitura do texto “Orientações espaciais” e explicação. Seguido de ida ao pátio onde os alunos serão questionados sobre onde o sol nasce e se põe e onde estão localizados os pontos cardeais.

2ª aula:
Explicação dos mapas. Sendo que no mapa de Santa Catarina irão localizar se bairro.

3ª e 4ª aula:
Desenho do mapa escrevendo os nomes dos bairros vizinhos. Ao lado do mapa colocar a direção de cada bairro.

5ª aula: Questionário.

1 – Onde o sol nasce?
2 – Onde o sol se põe?
3 – O que os navegadores usavam antigamente para se orientar?
4 – O que usam hoje para se localizar?
5 – Escreva o nome dos pontos cardeais e faça desenhos para representá-los.

Materiais: lápis, caderno, lápis de cor, borracha, mapa mundi, mapa do Brasil, mapa de Santa Catarina e mapa de Palhoça.

Avaliação: Por intermédio das atividades, interação e questionamentos.

Sequência Didática por Elaine Luvisa

E.B.Morretes II

Profª: Elaine Luvisa.


Disciplina: Geografia.

Ano: 1º

Conteúdo: Espaço: representação do espaço vivido.

Tempo estimado: 4 aulas de 45 minutos.


Objetivo:

Representar o espaço vivido através de registros: oralidade, desenho, escrita e legenda.


Metodologia/Desenvolvimento


1ª etapa:

Dialogar com os alunos sobre o objetivo da saída da sala de aula apresentando a eles a seguinte brincadeira que será realizada na quadra da escola:

O Gato pega o Rato: A brincadeira consiste em organizar os jogadores em círculo com as mãos enlaçadas, um jogador fica dentro do círculo e representa o “rato”, e outro, no lado de fora, é o “gato”. Um terceiro jogador representa a “porta”, onde o “gato” fará perguntas sobre a chegada do “rato”. Outro jogador será o “relógio” que deverá orientar o “rato” nas horas. Os demais jogadores facilitam e ajudam o “rato” e dificultam o “gato”, levantando e abaixando os braços, impedindo-o em sua perseguição ao “rato”. Os jogadores não podem romper o círculo. Se o “gato” conseguir pegar o “rato”, outros jogadores ocuparão a vez do “gato” e do “rato”.


Atividades Propostas

Propor aos alunos a representação da brincadeira em folha branca, discutindo previamente o que mais lhes chamou a atenção durante a atividade.
Construir coletivamente a representação dos símbolos cartográficos do desenho através de legenda.
Apresentação dos trabalhos e exposição no varal da sala.

Recursos Didáticos

Quadra da escola, folhas brancas, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, canetinha e giz de cera.

Avaliação

Os alunos serão avaliados nos seguintes aspectos: participação, respeito, coletividade, oralidade e registro.

Sequência didática por Jadna Martins

G.E. Guilherme W. Filho

Profª Jadna Martins

Disciplina

Geografia

Ano: 4º

Tempo estimado: 4 a 5 aulas

Tema

Atividades econômicas do município de Palhoça

Título

Indústria: transformando e construindo espaços

Objetivo Geral

Conhecer as atividades econômicas existentes no município de Palhoça, tendo como foco principal a indústria.

Objetivos Específicos

Explicar o conceito de economia;
Apresentar por meio de imagens o crescimento da atividade econômica industrial, desde os métodos artesanais de trabalho até o surgimento das fábricas;
Contextualizar a história da área industrial de Palhoça;
Espera-se com o desdobramento desta sequência didática que as seguintes expectativas de aprendizagem sejam alcançadas:
• que os alunos sejam capazes de identificar a relação existente entre as diversas atividades econômicas, assim como o processo de transformação da matéria-prima.
• que eles percebam as transformações ocorridas no espaço terrestre e as mudanças das condições ambientais.

Conteúdos

Atividades econômicas do município;
O processo de transformação da matéria-prima;
O surgimento da indústria e sua instalação no município de Palhoça;
As transformações no espaço e as mudanças nas condições ambientais.



Primeira aula


Nesta primeira aula o professor fará uma dinâmica inicial com os alunos sobre qual ou quais são seus entendimentos com relação ao termo economia. Espera-se que a partir das respostas dadas pelos alunos o professor possa conduzir a explicação, permitindo que os alunos construam seu próprio conceito de economia.
Após os alunos apresentarem suas significações para o termo, o professor irá expor de forma simplificada a definição de que economia “é a ciência que trata os fenômenos relativos a produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais”. O professor explicará também que a economia está relacionada a todas as atividades econômicas realizadas no município.
Pedir aos alunos que dêem exemplos de atividades econômicas realizadas no município. Após esses exemplos perguntar a eles qual a ligação entre essas atividades econômicas.
É importante saber que todas as atividades desenvolvidas em um município estão interligadas, ou seja dependem umas das outras.
Neste momento o professor pedirá aos alunos que formem equipes de 3 alunos e cada equipe receberá algumas fichas com desenhos de navios, lojas, caminhões, fábricas, gados, agências bancárias e outros. Ele pedirá aos alunos que criem uma sequência de figuras, buscando uma relação entre as mesmas. O objetivo da atividade é fazer com que os alunos percebam que as atividades econômicas dependem umas das outras, inicia-se com a matéria-prima fornecida pela agricultura, pecuária, pesca e outros passando pelas fábricas até chegar ao comércio.


Segunda aula


Nesta segunda aula vamos focar nosso trabalho em apenas uma atividade econômica que será a indústria. O professor apresentará aos alunos imagens de atividades realizadas manualmente, de máquinas operadas manualmente e de máquinas industriais. O objetivo é fazer com que eles percebam através da observação dessas imagens que ao longo da história os trabalhos manuais foram sendo substituídos pelas máquinas industriais.
Neste momento o professor pedirá aos alunos que observando as imagens utilizem uma folha para descrever o trabalho do artesão e do operário. A partir da descrição pedirá ainda que eles apresentem as diferenças entre o trabalho manual e o trabalho das fábricas.
É importante que os alunos percebam que o artesão fazia todo o trabalho sozinho, e que este era manual, consequentemente era mais demorado, ao contrário do operário que é responsável apenas por uma parte do trabalho, tornando a produção mais rápida e em grande quantidade.


Terceira aula


O professor pode começar a aula perguntando aos alunos se eles conhecem ou já viram alguma fábrica no seu bairro ou no município.
Pedir que eles citem os tipos de fábricas existentes no município, o que fabricam.
A partir do que os alunos conhecem, o professor iniciará esta aula falando sobre a área industrial do município de Palhoça.“Palhoça possui um distrito industrial criado em 1989 com capacidade para instalação de 33 empresas. Atualmente funcionam 16 indústrias gerando aproximadamente 1360 empregos. O distrito industrial esta localizado próximo a BR 101 nas proximidades do bairro Jardim Eldorado, o que facilita o acesso, transporte e o escoamento dos produtos. Em Palhoça destaca-se a indústria moveleira, a indústria têxtil, a cerâmica, o engarrafamento de água mineral e outras"
Como atividade para essa aula os alunos farão uma entrevista com seus pais, avós ou vizinhos sobre as transformações ocorridas no município após o surgimento das indústrias.

Quais os empregos mais comuns antes do surgimento das indústrias?
Quais as transformações ocorridas no município de Palhoça com o surgimento das indústrias?
Quais as mudanças que aconteceram no espaço terrestre após as instalações das indústrias?


Quarta aula:


Iniciaremos a aula com a pesquisa realizada pelos alunos. Utilizando o quadro o professor fará três colunas: na primeira escreverá os empregos que existiam antes da chegada das fábricas, na segunda anotará as transformações ocorridas no município e na terceira as mudanças ocorridas no espaço terrestre. Esse levantamento é importante para que os alunos percebam através da vivência de seus pais e avós as transformações que ocorreram no município. O professor fará as anotações na medida que os alunos forem lendo as respostas de suas entrevistas. Ao final desse levantamento de dados o professor pedirá aos alunos que leiam atentamente as anotações do quadro e em uma folha anotem os pontos positivos e negativos da instalação de indústrias. Espera-se que eles identifiquem as mudanças nas condições ambientais como a poluição do ar, do solo e dos rios como um ponto negativo.
Pedir aos alunos que representem, por meio de desenhos, algumas mudanças no espaço decorrentes da instalação de indústrias e escrevam o que pode ser feito para minimizar os danos ambientais.


Material necessário: folha, retroprojetor, imagens, etc.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, a partir da participação, da realização das atividades e do que os alunos conseguiram absorver deste trabalho ao final dele.