terça-feira, outubro 27, 2009

Sequência Didática por Débora Mota Collaço

Escola Reunida Municipal Albardão

Profª Débora Mota Collaço

Disciplina: Geografia

Conteúdo: meios de transporte e comunicação, comércio, industrialização e globalização.

Ano: 4ª série e 5º ano

Tempo estimado: seis aulas

Material necessário: xérox, cartolina, jornais, revistas, mapa mundi, globo terrestre, cola, tesoura, texto, quadro, giz de cera, material do aluno.

Desenvolvimento:

1ª etapa:

A aula irá iniciar coma leitura de dois pequenos relatos de Celso Pinto e Clóvis Rossi, do Conselho Editorial do Jornal Folha de São Paulo, falando o que é globalização. Após a leitura vamos debater em sala sobre o ponto de vista de cada aluno da notícia lida. Faremos um trabalho de entrevista, no qual cada aluno irá perguntar para três pessoas o que é globalização para elas. Na sala iremos discutir as idéias dos entrevistados e depois classificá-las agrupando aquelas que são parecidas e fazendo correções caso seja necessário.

2ª etapa:

Iniciaremos a aula com a leitura do texto “Mudanças no mundo globalizado” que trata de diferente aspectos da globalização, discutiremos as idéias centrais do texto e o explorando fazendo perguntas sobre o texto aos alunos. Pediremos aos alunos que verifiquem o país de origem de roupas, calçados, aparelhos eletrodomésticos ou outros objetos que tenham em casa e que tragam listagem pronta para próxima aula. Na sala iremos reunir as informações recolhidas, localizar no mapa mundi os países de origem dos objetos. Também conversaremos sobre o que possibilita o comércio entre lugares distantes do mundo, que tipos de comunicação e transporte podem ter sido usados para efetivar a transação.

3ª etapa:

Dividiremos a sala em grupos, cada grupo deverá pesquisar em jornais ou revistas, artigos, entrevistas, notícias, pequenas frases, palavras e imagens que represente a globalização para confecção de um cartaz o qual será exposto em sala.

Avaliação: através da participação dos debates realizados em sala.